Fresno: Uma banda de Rock que merece ser ouvida?

Resenha - Revanche - Fresno

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Sérgio Fernandes
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 9


A banda gaúcha, formada em 1999 por 4 amigos de colégio, sempre foi do tipo que desperta paixão ou ódio. Os que admiram o trabalho desse quarteto de Porto Alegre seguem a banda fielmente, seja lotando seus shows, ajudando-os a alcançarem disco e DVD de ouro ou dando prêmios em votações populares promovidas por canais de TV e revistas. Já os que estão no time dos que odeiam a banda adoram utilizar o adjetivo "emo" para classificar a música produzida por Lucas Silveira (guitarra e vocal), Gustavo Mantovani (guitarra), Rodrigo Tavares (baixo e vocal) e Bell Ruschel (bateria).

AC/DC: Perguntas e respostas e curiosidades diversasBon Jovi: Jon e Sambora viveram triângulo amoroso com atriz

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O termo "emo" sempre perseguiu a Fresno (sim, "a", pois é comum que as bandas gaúchas utilizem tal artigo antes do nome). Desde sua primeira DEMO, lançada em 2001, muitos fãs desse já extinto gênero musical, uma divisão do "Hard Core" dos anos 80 com letras emotivas e certa dose extra de melodia, se identificavam com a banda que não deixou essas características de lado, mas, sem nunca realmente praticar o chamado "emo raíz", de bandas como HOT WTER MUSIC, JIMMY EAT WORLD e outras que ninguém conhece ou cita em discussões sobre esse estilo musical, demonstrando a total falta de conhecimento sobre o assunto (admito, eu também não conheço muito, mas o Google esta ai exatamente para isso, né?).

Talvez o amigo leitor deva estar se perguntando: "Tá, mas o que uma banda como 'o' FRESNO tem a ver com um site especializado em rock?". Pois bem, vamos, agora sim, à resenha do último CD lançado pelos gaúchos e vou tentar, através desse texto, apresentar bons argumentos para que, a partir da audição desse álbum, o caro internauta possa abrir a cabeça para novas experiências musicais...

"Revanche" é o mais recente registro da FRESNO. Logo de cara, a banda mostra que não estava exagerando quando falava que esse seria o trabalho mais pesado de sua carreira. O que se ouve na primeira faixa, que leva o mesmo nome do CD, é de assustar os desavisados: riffs pesados que conduzem a música inteira, uma cozinha consistente e bem trabalhada e vocais raivosos (mas sem nunca deixar a melodia de lado) dão a tônica aqui e em outros momentos do registro. "Die Luge" ("A mentira" em alemão), "A minha história não acaba aqui" e "Relatos de um homem de bom coração" são as faixas mais pesadas do CD, juntamente com a já citada "Revanche" e que possuem as mesmas características citadas acima, lembrando bandas como RAMNSTEIN (pasmem) e MUSE por se utilizarem de efeitos e sons eletrônicos em meio ao peso das guitarras distorcidas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Obviamente os momentos mais calmos não ficariam de fora, e o primeiro single do album, a canção "Deixa o tempo", mostra que além de a FRESNO não perder a mão em fazer boas músicas com apelo pop a banda amadureceu em suas composições, trazendo melodias que fogem ao lugar comum das baladas genéricas tão comuns às rádios e às bandas do Hard Rock dos anos 80 (ops... será que fui muito polêmico?). Utilizando muito bem efeitos de guitarra viajantes, pianos, camas de teclado e sintetizadores que dão um ar moderno e atual (mostrando, novamente, a grande influência de MUSE nesse trabalho) com melodias e duetos vocais entre Lucas e Tavares, o ouvinte mais aberto a novas propostas pode se surpreender, mais uma vez, com canções como a bela "Quando crescer", a dançante "Se você voltar" (com um toque de MAROON 5 na levada de guitarras) e a agradável "Eu sei".

Todas as músicas seguem um nível muito bom de produção, composição e execução (palmas para a banda e para o produtor Rick Bonadio) e passam longe do famigerado "emo" (assim como tudo o que a FRESNO - e outras bandas que as pessoas insistem em classificar com esse termo - ja fez em sua discografia, diga-se de passagem ...) Mas "Canção da noite", que fecha o play, realmente se sobressai e merece um destaque maior: uma música forte, densa e com uma bela letra e acompanhamento de piano totalmente influenciado pelo Queen de "A night at the opera" além de nos brindar com uma inspirada interpretação de Lucas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sim, meus amigos: FRESNO é uma banda de rock, e o CD "Revanche" é um ótimo registro dentro desse estilo que carece de representantes atuais em nosso país. Melhor dizendo, carecemos, na verdade, de bons fãs de rock em nosso país ... Sim, pois, se de um lado temos os "TroO headbangers" que não se dão ao luxo de sairem de sua zona de conforto, onde sempre as mesmas bandas dos mesmos gêneros de metal reinam soberbas em seus aparelhos sonoros, temos, também, àqueles que preferem se esconder no passado, ouvindo os grandes clássicos mas tapando os ouvidos para o que é feito atualmente.

Longe de mim dizer que o CD "Revanche" da banda FRESNO seja perfeito. Tampouco quero dizer que esse registro tenha que ganhar lugar de destaque em sua coleção só por ser de uma banda nova, ou só para mostrar o quão eclético e aberto a novas idéias você é (se for algo forçado, de nada valerá a pena...). Ou, pior ainda, não entendam que eu ache que "Revanche" é melhor do que os grandes clássicos do rock ou do metal (apesar de eu achar melhor do que os CDs de muitas bandas dos anos 80, por exemplo...). Mas, tanto o CD quanto a banda merecem sim serem ouvidos com os olhos fechados (já que o que importa é mais a música, e menos a imagem...), pois representam toda essa nova geração do rock nacional que tenta se fazer ouvir em meio a tanta coisa ruim e a tantos fãs do estilo que se fecham a pré-conceitos concebidos de maneira equívoca por conta da falta de informação.

Deixe de preguiça, e procure conhecer algo que fique fora do lugar comum, que esteja além de sua zona de conforto. Talvez, em uma dessas aventuras, você descubra algo que nunca imaginou vindo de um lugar ainda mais improvável. Eu fiz essa experiência e, posso afirmar que isso não fez de mim "menos roqueiro" ou um vendido ao lixo comercial e todo esse blá blá blá que adoram falar ao referirem-se às novas bandas nacionais ou não. Apenas me fez conhecer novas coisas. Mas, essa é a graça e o grande tesão na música: tem de todos os jeitos, de várias idades e para todos os gostos. Gostar ou não é apenas um detalhe...

Fresno é:
Lucas Silveira (vocal, guitarra e teclados)
Rodrigo Tavares (baixo e vocal)
Gustavo Mantovani (guitarra)
Bell Ruschell (bateria)

Set List do CD ¨REVAHCNE¨
1 - Revanche
2 - Deixa o tempo
3 - Esteja aqui
4 - Die Lüge
5 - Nesse lugar
6 - Eu sei
7 - Relato de um homem de bom coração
8 - Quando crescer
9 - Se você voltar
10 - Minha história não acaba aqui
11 - Não leve a mal
12 - Porto Alegre
13 - Canção da noite (todo mundo precisa de alguém)




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Fresno"


Tá na Capa: Fresno e NX Zero ainda é ruim 15 anos depois? (vídeo)Tá na Capa
Fresno e NX Zero ainda é ruim 15 anos depois? (vídeo)


AC/DC: Perguntas e respostas e curiosidades diversasAC/DC
Perguntas e respostas e curiosidades diversas

Bon Jovi: Jon e Sambora viveram triângulo amoroso com atrizBon Jovi
Jon e Sambora viveram triângulo amoroso com atriz


Sobre Sérgio Fernandes

Paulistano desde abril de 1988, Sérgio Fernandes é baterista da banda CARAPUÇA (www.youtube.com/tvcarapuca), diretor de imagem e produtor multimídia do portal Terra e formado em Rádio e TV pela UNISA em São Paulo no ano de 2009. Ouve rock desde pequeno por influência de seus pais. Entre suas bandas preferidas estão Sepultura, Rolling Stones, Rancid, Muse, Fresno, Slayer e qualquer outra que toque algo que lhe agradar os ouvidos, nunca se fechando a gêneros e estilo, mantendo a mente aberta a novas experiências sonoras. E-mail para críticas e sugestões: sergio_ong@hotmail.com.

Mais matérias de Sérgio Fernandes no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280