Sydnei Carvalho e Alex Martinho: DVD de produção impecável
Resenha - Double Vision - Sydnei Carvalho e Alex Martinho
Por Ricardo Soares
Fonte: Site de Ricardo Soares
Postado em 15 de março de 2010
Viver de música no Brasil não é uma tarefa fácil, e quando se trata de música instrumental, essa dificuldade se triplica. Por isso fico super feliz quando recebo mais um trabalho de um músico brasileiro em mãos. Estava super ansioso por esse DVD, em 1º lugar, pela excelente qualidade dos lançamentos anteriores da dupla em CD, e em 2º pelos ótimos vídeos de pré-divulgação veiculados pelo youtube, que já mostravam o que estava por vir, imagem HD e áudio de 1ª!
O que chama a atenção logo de cara é a bonita arte gráfica feita pelo Celso Wolfe, que já mostra que esse DVD difere de outros lançados no mercado por conter um lado conceitual muito forte, a começar pela cor predominante, o azul. Quem acompanha a carreira dos dois já deve ter percebido que em cada trabalho uma cor predomina. No "Intensity" o vermelho, no "Intuition" o amarelo, e uma pequena "janela" para o azul, dando uma dica do que estaria por vir, no caso o "Double Vision", fechando assim uma trilogia. Outro destaque interessante, sãos as gravuras do artista plástico e escritor Mauro Andriole, que ajudaram a enriquecer ainda mais o conceito e o cenário de palco, criando um bonito contraste com a iluminação, que sempre cita as cores da já citada trilogia, além das fotos que conseguiram traduzir um pouco do que rolou em cada momento do show.
Na parte musical o DVD abre com um clima de suspense da música "Unreachable Love", onde Sydnei dedilha alguns acordes com um lindo timbre crunch. Destaco aqui a interpretação de Sydnei, com uma dinâmica incrível! Logo em seguida vem a pesadíssima faixa título "Double Vision" com um poderoso riff que fica gravado na mente! A faixa "Synthesis" inicia com um riff em 6/4 e logo após entra um tema bem "exótico" que, aliás, é uma característica marcante no trabalho da dupla, temas e sonoridades que fogem do tradicional, mostrando muita vontade de soar diferente e isso é algo louvável nos dias de hoje. A balada "Sophia" inicia com um lindo dedilhado feito por Ricardo Marins, com um timbre de dar inveja! Outro destaque é o solo de baixo feito por Fábio Lessa utilizando a técnica de "pizzicato", com um fraseado de primeira! "Every Day Another Mystery" volta com o clima pesado e um groove bem swingado, já "The Shoe Maker" trás novamente um clima de suspense gerado pelas alavancadas de Alex dando seqüência a uma balada pesada. "Book Of Life" conta com a participação de Rafael de Castro nos vocais com um timbre firme e super afinado de voz, e mais uma vez o Fábio Lessa quebra tudo num bonito solo. "Walking on Fire" inicia com um riff bem "metal" que é intercalado por algumas imagens de fogo durante a execução. Um lance que chama a atenção e que ocorre em vários solos são os duetos de guitarra super afinados de Sydnei e Alex! Em "Two Ways One Path", Ricardo Marins mostra o que é um timbre crunch de verdade, numa linda introdução que dá seqüência a uma também linda balada, mostrando que Sydnei e Alex têm facilidade de compor boas baladas! "Standing Up" também é cantada, e pega os desavisados de surpresa, pois Sydnei emprega na introdução um excelente timbre simulando um teclado. A similaridade é tão grande que só se percebe que não é mesmo um teclado quando a câmera o focaliza. O refrão cantado por Rafael de Castro é daqueles que gruda como "chiclete" na mente, assim como o início do solo de Sydnei, totalmente "assobiável"!
Com um nome bem sugestivo a faixa "Underground" é uma verdadeira paulada! Super pesada e "swingada". Logo que se inicia o riff de abertura da música, a vontade de "bater cabeça" é certa! Outro destaque é o tema feito por Sydnei utilizando alavancadas e wha-wha, bem na onda do Steve Vai, além das velozes frases de "two hands tapping". O Show finaliza com a faixa "8MM", onde Alex inicia uma série de alavancadas de forma bem lenta citando o tema da música, que é repetido com a entrada de toda a banda e com muito peso. Logo após Sydnei inicia um solo usando intervalos dissonantes antes de algumas frases cromáticas que finalizam em um poderoso bend, dando a deixa para Alex, que entra de forma lenta e com muito feeling em seu solo. Não poderia deixar de citar também versatilidade de Rodrigo Martinho nas baquetas. Ele sabe tocar como a música pede, fazendo desde uma levada simples até viradas altamente técnicas e velozes e sempre com uma pegada animal! Aliás, a banda de apoio formada por: Ricardo Marins (guitarra), Fábio Lessa (baixo) e o já citado Rodrigo Martinho (bateria) é com certeza o que se pode chamar de "Dream Team", tamanha é a competência deles!
Como se não bastasse essa verdadeira aula de musicalidade e técnica, o DVD é duplo. O disco 1, além do show conta com outros atributos, como o tradicional making of e uma super Jam session com participações mais que especiais de Edu Ardanuy, Ricky Furlani e Roger Franco, cada um quebrando tudo em seu respectivo solo. A grande sacada aqui foi a possibilidade de selecionar qual solo você quer assistir através do menu. Já o disco 2 é algo completamente inovador, uma excelente vídeo aula com 1 hora de meia de duração onde Sydnei e Alex dissecam as músicas explicando detalhadamente a teoria e técnica por trás das mesmas, além 9 playbacks em mp3 e todas as aulas transcritas em partitura e tablatura e 4 transcrições completas!
Um lançamento desse nível no Brasil é bem animador e mostra que com muito trabalho e suor é possível se fazer algo de qualidade no país. O fato de ser um produto produzido aqui mostra que o ditado "santo de casa não faz milagres" já expirou o prazo de validade. Ainda bem!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps