Sydnei Carvalho e Alex Martinho: DVD de produção impecável

Resenha - Double Vision - Sydnei Carvalho e Alex Martinho

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ricardo Soares, Fonte: Site de Ricardo Soares
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Viver de música no Brasil não é uma tarefa fácil, e quando se trata de música instrumental, essa dificuldade se triplica. Por isso fico super feliz quando recebo mais um trabalho de um músico brasileiro em mãos. Estava super ansioso por esse DVD, em 1º lugar, pela excelente qualidade dos lançamentos anteriores da dupla em CD, e em 2º pelos ótimos vídeos de pré-divulgação veiculados pelo youtube, que já mostravam o que estava por vir, imagem HD e áudio de 1ª!
5000 acessosRammstein: "Se alguém rir das gordinhas, eu quebro a cara dele!", diz Till Lindemann5000 acessosVídeo: ex-rockeiro explica o real significado da mão chifrada

O que chama a atenção logo de cara é a bonita arte gráfica feita pelo Celso Wolfe, que já mostra que esse DVD difere de outros lançados no mercado por conter um lado conceitual muito forte, a começar pela cor predominante, o azul. Quem acompanha a carreira dos dois já deve ter percebido que em cada trabalho uma cor predomina. No "Intensity" o vermelho, no "Intuition" o amarelo, e uma pequena “janela” para o azul, dando uma dica do que estaria por vir, no caso o "Double Vision", fechando assim uma trilogia. Outro destaque interessante, sãos as gravuras do artista plástico e escritor Mauro Andriole, que ajudaram a enriquecer ainda mais o conceito e o cenário de palco, criando um bonito contraste com a iluminação, que sempre cita as cores da já citada trilogia, além das fotos que conseguiram traduzir um pouco do que rolou em cada momento do show.

Na parte musical o DVD abre com um clima de suspense da música “Unreachable Love”, onde Sydnei dedilha alguns acordes com um lindo timbre crunch. Destaco aqui a interpretação de Sydnei, com uma dinâmica incrível! Logo em seguida vem a pesadíssima faixa título “Double Vision” com um poderoso riff que fica gravado na mente! A faixa “Synthesis” inicia com um riff em 6/4 e logo após entra um tema bem “exótico” que, aliás, é uma característica marcante no trabalho da dupla, temas e sonoridades que fogem do tradicional, mostrando muita vontade de soar diferente e isso é algo louvável nos dias de hoje. A balada “Sophia” inicia com um lindo dedilhado feito por Ricardo Marins, com um timbre de dar inveja! Outro destaque é o solo de baixo feito por Fábio Lessa utilizando a técnica de “pizzicato”, com um fraseado de primeira! “Every Day Another Mystery” volta com o clima pesado e um groove bem swingado, já “The Shoe Maker” trás novamente um clima de suspense gerado pelas alavancadas de Alex dando seqüência a uma balada pesada. “Book Of Life” conta com a participação de Rafael de Castro nos vocais com um timbre firme e super afinado de voz, e mais uma vez o Fábio Lessa quebra tudo num bonito solo. “Walking on Fire” inicia com um riff bem “metal” que é intercalado por algumas imagens de fogo durante a execução. Um lance que chama a atenção e que ocorre em vários solos são os duetos de guitarra super afinados de Sydnei e Alex! Em “Two Ways One Path”, Ricardo Marins mostra o que é um timbre crunch de verdade, numa linda introdução que dá seqüência a uma também linda balada, mostrando que Sydnei e Alex têm facilidade de compor boas baladas! “Standing Up” também é cantada, e pega os desavisados de surpresa, pois Sydnei emprega na introdução um excelente timbre simulando um teclado. A similaridade é tão grande que só se percebe que não é mesmo um teclado quando a câmera o focaliza. O refrão cantado por Rafael de Castro é daqueles que gruda como “chiclete” na mente, assim como o início do solo de Sydnei, totalmente “assobiável”!

Com um nome bem sugestivo a faixa “Underground” é uma verdadeira paulada! Super pesada e “swingada”. Logo que se inicia o riff de abertura da música, a vontade de “bater cabeça” é certa! Outro destaque é o tema feito por Sydnei utilizando alavancadas e wha-wha, bem na onda do Steve Vai, além das velozes frases de “two hands tapping”. O Show finaliza com a faixa “8MM”, onde Alex inicia uma série de alavancadas de forma bem lenta citando o tema da música, que é repetido com a entrada de toda a banda e com muito peso. Logo após Sydnei inicia um solo usando intervalos dissonantes antes de algumas frases cromáticas que finalizam em um poderoso bend, dando a deixa para Alex, que entra de forma lenta e com muito feeling em seu solo. Não poderia deixar de citar também versatilidade de Rodrigo Martinho nas baquetas. Ele sabe tocar como a música pede, fazendo desde uma levada simples até viradas altamente técnicas e velozes e sempre com uma pegada animal! Aliás, a banda de apoio formada por: Ricardo Marins (guitarra), Fábio Lessa (baixo) e o já citado Rodrigo Martinho (bateria) é com certeza o que se pode chamar de “Dream Team”, tamanha é a competência deles!

Como se não bastasse essa verdadeira aula de musicalidade e técnica, o DVD é duplo. O disco 1, além do show conta com outros atributos, como o tradicional making of e uma super Jam session com participações mais que especiais de Edu Ardanuy, Ricky Furlani e Roger Franco, cada um quebrando tudo em seu respectivo solo. A grande sacada aqui foi a possibilidade de selecionar qual solo você quer assistir através do menu. Já o disco 2 é algo completamente inovador, uma excelente vídeo aula com 1 hora de meia de duração onde Sydnei e Alex dissecam as músicas explicando detalhadamente a teoria e técnica por trás das mesmas, além 9 playbacks em mp3 e todas as aulas transcritas em partitura e tablatura e 4 transcrições completas!

Um lançamento desse nível no Brasil é bem animador e mostra que com muito trabalho e suor é possível se fazer algo de qualidade no país. O fato de ser um produto produzido aqui mostra que o ditado "santo de casa não faz milagres" já expirou o prazo de validade. Ainda bem!

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Sydnei Carvalho"0 acessosTodas as matérias sobre "Alex Martinho"

RammsteinRammstein
"Se alguém rir das gordinhas, eu quebro a cara dele!"

VídeoVídeo
Ex-rockeiro explica o real significado da mão chifrada

GuitarristasGuitarristas
E se os mestres esquecessem como se toca?

5000 acessosFotos de Infância: Red Hot Chili Peppers5000 acessosRock in Rio: algumas das maiores vaias em edições nacionais5000 acessosOcultismo e Satanismo no Rock e Heavy Metal5000 acessosSlipknot: Corey Taylor treta com fã e expulsa o cara do show5000 acessosIron Maiden: fã de 10 anos detona música com Nicko na batera5000 acessosBruce Dickinson: sua coleção de clássicos do Metallica

Sobre Ricardo Soares

Natural de Vitória–ES, Ricardo Soares é músico profissional. Já dividiu o palco com grandes nomes, como: Edu Ardanuy, Roger Franco, Sydnei Carvalho, Alex Martinho Ricky Furlani, Marcelo Barbosa, Frank Solari, entre outros. Atua como produtor e guitarrista de estúdio, tendo gravado e produzido vários trabalhos. Lançou em 2009 o CD “Highway” que conta com a participação de Edu Ardanuy, Marcelo Barbosa, Sydnei Carvalho e Roger Franco. Na área de didática atua ministrando aulas, clínicas, workshops e como colunista de vários sites. Para maiores informações acesse o site www.ricardosoares.net.www.youtube.com/ricardosoareswww.myspace.com/ricsoares

Mais matérias de Ricardo Soares no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online