Resenha - 20 Years Living For The Night - Viper
Por Rafael Carnovale
Postado em 10 de novembro de 2005
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Esse DVD é a cara do Viper: simples, descompromissado com a embalagem (que capinha horrorosa...), mas poderoso no conteúdo e na proposta de passar a limpo 20 anos de trajetória de uma das bandas marcantes no heavy metal nacional. Se Platina, Chave de Ouro, Stress e outras foram o começo honroso, o Viper foi a continuação contundente e a afirmação de que o metal "made in Brazil" poderia sim competir em qualidade com as bandas americanas e européias. Agora só uma pergunta... porque levar dois anos para lançar o produto?
De cara a banda nos traz um interessante documentário (com depoimentos e cenas de shows antigos), abrangendo a formação do Viper, a entrada do vocalista André Matos (da maneira mais imprevisível possível) e os primeiros shows. Atentem para o fato de que a cerveja é um elemento indispensável na trajetória da banda, já que as filmagens ocorreram num bar, e os copos estavam sempre presentes.
Destaque total para a riqueza de depoimentos de quase todos os membros que passaram pela banda (inclusive o guitarrista Yves Passarell, hoje no Capital Inicial) e algumas passagens tragicômicas, como o show de lançamento do álbum "Soldiers Of Sunrise", que por pouco não terminou em tragédia, cortesia do ex-roadie, ex-bateria e atual guitarrista da banda Val Santos.
Para enriquecer o produto, a banda nos presenteia com nove músicas extraídas do show realizado em 1993 no Japão (que deu origem ao CD "Maniacs In Japan Live"), no qual o Viper, sem André Matos, já dava mostras da transição que começou em "Evolution", se solidificou no pesadíssimo "Coma Rage", e deu uma guinada de 180 graus no controverso "Tem Pra Todo Mundo". Destaque para "Rebel Maniac" (o maior 'hit' da banda), "Coming From The Inside" e as obrigatórias "Living For The Night" e "A Cry From The Edge".
A qualidade da gravação está mediana, mas considerando que nem os caras pensavam em lançar esse produto em DVD em 1993 até que soa tudo muito bem ajeitado. Só faltava colocar o show completo, que por sinal é muito bom.
Como extras ainda temos uma galeria de "clipes", abrangendo os vídeos lançados de "Evolution" até "Tem Pra todo Mundo". Não faltam os vídeos de "Rebel Maniac" (que aparece em duas versões: estúdio e ao vivo no Monsters Of Rock de 1994), "Coma Rage" (a música mais punk já escrita pela banda), a versão para "I Fought The Law" do The Clash e a interessante "Not Ready To Get Up". A lamentar a ausência do vídeo de "A Cry From The Edge", e material mais antigo.
Ainda temos a discografia da banda, e uma bela seção de fotos. Um bom arquivo de um dos conjuntos seminais para a formação e solidificação do metal brazuca.
Este DVD só não leva nota maior pela falta de informações sobre o retorno da banda, a entrada de Ricardo Bocci (ex-Rei Lagarto) no vocal, e material mais recente, mas vale a pena. Além de ouvir e assistir metal de qualidade você vai dar muitas risadas com as maluquices que esses caras aprontaram por aí... só que não falaram sobre a histórica turnê japonesa de 1993, além dos "pormenores" que só eles sabem. COMPRE.
Site Oficial: www.viperbrazil.com.br
Lançamento Gabaju Records – 2005
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
Marcelo Barbosa rebate crítica sobre Angra: Alguém pagou pelo hiato?
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
O músico que detestou abrir shows do Guns N' Roses no início dos anos 1990
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
Para Ice-T, discos do Slayer despertam vontade de agredir as pessoas
O disco de Bruce Dickinson considerado um dos melhores de metal dos anos 90 pela Metal Hammer
São Paulo pode ter mega show como Copacabana; Stones, U2 e Foo Fighters são cotados
A conversa franca entre Angra e Fabio Lione que levou à saída do italiano, segundo Barbosa
A humildade de Regis Tadeu ao explicar seu maior mérito na formação da banda Ira!



Bandas de heavy metal que contam (ou contaram) com irmãos na formação
5 discos lançados em 1989 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


