Resenha - An American Band - Vários Artistas

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rodolfo Laterza
Enviar Correções  

10


Álbuns-tributo normalmente oscilam entre interpretações excepcionais, com revisitações dignas do artista homenageado, e covers impressionantemente ruins, que apenas desonram um grande nome musical. Não é o caso deste álbum, cujos temas de um dos grandes nomes do rock dos anos 70 são artisticamente engrandecidos por inúmeras bandas desconhecidas, mas nem por isso menos promissoras.

publicidade

Antes de discorrer acerca das distintas versões, cumpre relatar um pouco do legado do Grand Funk, sem dúvida um dos nomes mais bombásticos do rock pesado americano nos anos 70, responsável direto por obras clássicas, cultuadas e platinadas como "On Time", "Grand Funk" , "Closer to Time e Survival". Liderada pelo vocalista e guitarrista Mark Farner, a banda na época soava pesada, eletrizante e impactante, fincando sua base popular principalmente no oeste americano.

publicidade

Como um trio, a química da banda era perfeita, conciliando poder, força e emoção em sua música. Essas descrições exultantes condizem com as versões executadas pelas bandas que a recitam neste álbum-homenagem. Chega a ser difícil afirmar qual a banda que se destaca musicalmente – simplesmente todas soam como discípulos grandiosos, firmes e surpreendentemente talentosos da legenda reverenciada. Não são apenas covers, mas ressurreições preciosas de clássicos infelizmente esquecidos com o passar das décadas e ignorados em função das transformações culturais ocorridas desde a década de 70. "We Are American Band" (um dos maiores clássicos da banda, resgatado aqui pelo desconhecido Keecane), "In Need" (executada pela banda Spurgo), "Sin’s a Good Mans Brother" (uma interpretação simplesmente perfeita e memorável, feita pelo grupo Bozemans Simplex) , "Upsetter" (interpretada por outro desconhecido nome: Co-Stars), "Rock ‘n Roll Soul" ( versão maravilhosa recuperada pelo grupo Bocca Bandet) são apenas alguns dos clássicos revisitados com uma precisão difícil de ser igualada em outro álbum-tributo. Dentre os 15 temas apresentados, cada um se supera pela genialidade das suas interpretações. Não deixando de citar a iniciativa da Hellion em lançar um trabalho tão bom, muito mais do que recomendável, esse cd é obrigatório para qualquer fã de rock clássico ou para quem queira conhecer um legado geral do Grand Funk Railroad.

publicidade

Track List

1. Intro - 2001
2. Some Kinda Wonderful – Manny Charlton Band
3. We are An American Band - Keecane
4. Mean Mistreater – Kelly Keeling
5. In Need – Spurgo
6. Sin's A Good Mans Brother – Bozemans Simplex
7. People Let’s Stop The War - Motherlode
8. Footstompin Music – Good Clean Funk
9. Shinin' On – Vick LeCar’s Blue Moon
10. Stop Looking Back - Grandbrothers
11. Time Machine – Tony Krantz Band
12. Upsetter – Co Stars (Conny Bloom, Matt Alfonzetti)
13. Rock N Roll Soul – Bocca Bandet
14. Queen Bee – Kelly Stevens
15. I’m Your Captain – Funkman & Friends

publicidade




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Grand Funk Railroad: A Maior Potência do Hard Norte-AmericanoGrand Funk Railroad
A Maior Potência do Hard Norte-Americano

Heavy Metal (o filme): trilha sonora do caralho!Heavy Metal (o filme)
Trilha sonora do caralho!


Separados no nascimento: Sarah Jessica Parker e o mascote EddieSeparados no nascimento
Sarah Jessica Parker e o mascote Eddie

Slipknot: como são os membros da banda sem as máscaras?Slipknot
Como são os membros da banda sem as máscaras?


Sobre Rodolfo Laterza

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin