Resenha - An American Band - Vários Artistas
Por Rodolfo Laterza
Postado em 09 de dezembro de 2001
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Álbuns-tributo normalmente oscilam entre interpretações excepcionais, com revisitações dignas do artista homenageado, e covers impressionantemente ruins, que apenas desonram um grande nome musical. Não é o caso deste álbum, cujos temas de um dos grandes nomes do rock dos anos 70 são artisticamente engrandecidos por inúmeras bandas desconhecidas, mas nem por isso menos promissoras.
Grand Funk Railroad - Mais Novidades
Antes de discorrer acerca das distintas versões, cumpre relatar um pouco do legado do Grand Funk, sem dúvida um dos nomes mais bombásticos do rock pesado americano nos anos 70, responsável direto por obras clássicas, cultuadas e platinadas como "On Time", "Grand Funk" , "Closer to Time e Survival". Liderada pelo vocalista e guitarrista Mark Farner, a banda na época soava pesada, eletrizante e impactante, fincando sua base popular principalmente no oeste americano.
Como um trio, a química da banda era perfeita, conciliando poder, força e emoção em sua música. Essas descrições exultantes condizem com as versões executadas pelas bandas que a recitam neste álbum-homenagem. Chega a ser difícil afirmar qual a banda que se destaca musicalmente – simplesmente todas soam como discípulos grandiosos, firmes e surpreendentemente talentosos da legenda reverenciada. Não são apenas covers, mas ressurreições preciosas de clássicos infelizmente esquecidos com o passar das décadas e ignorados em função das transformações culturais ocorridas desde a década de 70. "We Are American Band" (um dos maiores clássicos da banda, resgatado aqui pelo desconhecido Keecane), "In Need" (executada pela banda Spurgo), "Sin’s a Good Mans Brother" (uma interpretação simplesmente perfeita e memorável, feita pelo grupo Bozemans Simplex) , "Upsetter" (interpretada por outro desconhecido nome: Co-Stars), "Rock ‘n Roll Soul" ( versão maravilhosa recuperada pelo grupo Bocca Bandet) são apenas alguns dos clássicos revisitados com uma precisão difícil de ser igualada em outro álbum-tributo. Dentre os 15 temas apresentados, cada um se supera pela genialidade das suas interpretações. Não deixando de citar a iniciativa da Hellion em lançar um trabalho tão bom, muito mais do que recomendável, esse cd é obrigatório para qualquer fã de rock clássico ou para quem queira conhecer um legado geral do Grand Funk Railroad.
Track List
1. Intro - 2001
2. Some Kinda Wonderful – Manny Charlton Band
3. We are An American Band - Keecane
4. Mean Mistreater – Kelly Keeling
5. In Need – Spurgo
6. Sin's A Good Mans Brother – Bozemans Simplex
7. People Let’s Stop The War - Motherlode
8. Footstompin Music – Good Clean Funk
9. Shinin' On – Vick LeCar’s Blue Moon
10. Stop Looking Back - Grandbrothers
11. Time Machine – Tony Krantz Band
12. Upsetter – Co Stars (Conny Bloom, Matt Alfonzetti)
13. Rock N Roll Soul – Bocca Bandet
14. Queen Bee – Kelly Stevens
15. I’m Your Captain – Funkman & Friends
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
A melhor época do U2, de acordo com o guitarrista The Edge
"Acordo toda manhã e penso: 'Meu Deus, isso ainda continua'", diz Roger Glover
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
Schmier (Destruction) critica falta de identidade visual no metal contemporâneo
O hino clássico do Metallica que fala abertamente sobre vício em drogas
O hit de 1958 que Jimmy Page e Bob Dylan concordam ser obra-prima: "Fenomenal"
A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
Deep Purple lança "Splat!", seu disco mais pesado em muitos anos
Guitarrista não se arrepende de ter recusado proposta de voltar ao Megadeth
Children of Bodom anuncia show na Espanha para julho de 2027
O grande ídolo com quem Brian May se arrepende de nunca ter trabalhado
O pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock (e não é "Virtual XI")
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler
Geddy Lee revela o motivo pelo qual evitava cantar as músicas do "Hemispheres"
O dia que Regis Tadeu desligou na cara de Dave Mustaine após grosseria do guitarrista
O refrão de hit dos Beatles que letra é resposta a críticas que receberam de Frank Sinatra


Devido a problemas de saúde, vocalista anuncia saída do Grand Funk Railroad
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



