Resenha - An American Band - Vários Artistas
Por Rodolfo Laterza
Postado em 09 de dezembro de 2001
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Álbuns-tributo normalmente oscilam entre interpretações excepcionais, com revisitações dignas do artista homenageado, e covers impressionantemente ruins, que apenas desonram um grande nome musical. Não é o caso deste álbum, cujos temas de um dos grandes nomes do rock dos anos 70 são artisticamente engrandecidos por inúmeras bandas desconhecidas, mas nem por isso menos promissoras.
Grand Funk Railroad - Mais Novidades
Antes de discorrer acerca das distintas versões, cumpre relatar um pouco do legado do Grand Funk, sem dúvida um dos nomes mais bombásticos do rock pesado americano nos anos 70, responsável direto por obras clássicas, cultuadas e platinadas como "On Time", "Grand Funk" , "Closer to Time e Survival". Liderada pelo vocalista e guitarrista Mark Farner, a banda na época soava pesada, eletrizante e impactante, fincando sua base popular principalmente no oeste americano.
Como um trio, a química da banda era perfeita, conciliando poder, força e emoção em sua música. Essas descrições exultantes condizem com as versões executadas pelas bandas que a recitam neste álbum-homenagem. Chega a ser difícil afirmar qual a banda que se destaca musicalmente – simplesmente todas soam como discípulos grandiosos, firmes e surpreendentemente talentosos da legenda reverenciada. Não são apenas covers, mas ressurreições preciosas de clássicos infelizmente esquecidos com o passar das décadas e ignorados em função das transformações culturais ocorridas desde a década de 70. "We Are American Band" (um dos maiores clássicos da banda, resgatado aqui pelo desconhecido Keecane), "In Need" (executada pela banda Spurgo), "Sin’s a Good Mans Brother" (uma interpretação simplesmente perfeita e memorável, feita pelo grupo Bozemans Simplex) , "Upsetter" (interpretada por outro desconhecido nome: Co-Stars), "Rock ‘n Roll Soul" ( versão maravilhosa recuperada pelo grupo Bocca Bandet) são apenas alguns dos clássicos revisitados com uma precisão difícil de ser igualada em outro álbum-tributo. Dentre os 15 temas apresentados, cada um se supera pela genialidade das suas interpretações. Não deixando de citar a iniciativa da Hellion em lançar um trabalho tão bom, muito mais do que recomendável, esse cd é obrigatório para qualquer fã de rock clássico ou para quem queira conhecer um legado geral do Grand Funk Railroad.
Track List
1. Intro - 2001
2. Some Kinda Wonderful – Manny Charlton Band
3. We are An American Band - Keecane
4. Mean Mistreater – Kelly Keeling
5. In Need – Spurgo
6. Sin's A Good Mans Brother – Bozemans Simplex
7. People Let’s Stop The War - Motherlode
8. Footstompin Music – Good Clean Funk
9. Shinin' On – Vick LeCar’s Blue Moon
10. Stop Looking Back - Grandbrothers
11. Time Machine – Tony Krantz Band
12. Upsetter – Co Stars (Conny Bloom, Matt Alfonzetti)
13. Rock N Roll Soul – Bocca Bandet
14. Queen Bee – Kelly Stevens
15. I’m Your Captain – Funkman & Friends
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
O erro que James Hetfield admite ter cometido com Jason Newsted no Metallica
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
O álbum mais subestimado do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Um dos nossos melhores"
O rockstar que Ozzy Osbourne considerava o "meu Deus do rock"
Cantora canadense Sass Jordan morre aos 63 anos
A banda que tentou trabalhar com Kurt Cobain, mas ele mal conseguia parar em pé
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
Os 10 melhores discos do Kiss, em lista do Classic Rock History
A categórica resposta de Regis Tadeu sobre se há álbum brasileiro clássico de rock pós-2000
O disco solo que Roger Waters coloca no mesmo nível dos maiores clássicos do Pink Floyd
Floor Jansen garante que novo álbum solo é mais metal que o Nightwish
58 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de outubro
"Ed Sheeran não é uma vítima", diz Tom Morello sobre recente polêmica
Eleições 2026: e se os astros do metal disputassem todos os cargos?
A banda de southern rock mais metal do mundo que "esmagou" o The Who, segundo Gary Holt
1993 marcou o fim de uma era clássica no Heavy Metal
Pra discutir: os 100 melhores discos de rock progressivo de todos os tempos
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



