Resenha - An American Band - Vários Artistas
Por Rodolfo Laterza
Postado em 09 de dezembro de 2001
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Álbuns-tributo normalmente oscilam entre interpretações excepcionais, com revisitações dignas do artista homenageado, e covers impressionantemente ruins, que apenas desonram um grande nome musical. Não é o caso deste álbum, cujos temas de um dos grandes nomes do rock dos anos 70 são artisticamente engrandecidos por inúmeras bandas desconhecidas, mas nem por isso menos promissoras.
Grand Funk Railroad - Mais Novidades
Antes de discorrer acerca das distintas versões, cumpre relatar um pouco do legado do Grand Funk, sem dúvida um dos nomes mais bombásticos do rock pesado americano nos anos 70, responsável direto por obras clássicas, cultuadas e platinadas como "On Time", "Grand Funk" , "Closer to Time e Survival". Liderada pelo vocalista e guitarrista Mark Farner, a banda na época soava pesada, eletrizante e impactante, fincando sua base popular principalmente no oeste americano.
Como um trio, a química da banda era perfeita, conciliando poder, força e emoção em sua música. Essas descrições exultantes condizem com as versões executadas pelas bandas que a recitam neste álbum-homenagem. Chega a ser difícil afirmar qual a banda que se destaca musicalmente – simplesmente todas soam como discípulos grandiosos, firmes e surpreendentemente talentosos da legenda reverenciada. Não são apenas covers, mas ressurreições preciosas de clássicos infelizmente esquecidos com o passar das décadas e ignorados em função das transformações culturais ocorridas desde a década de 70. "We Are American Band" (um dos maiores clássicos da banda, resgatado aqui pelo desconhecido Keecane), "In Need" (executada pela banda Spurgo), "Sin’s a Good Mans Brother" (uma interpretação simplesmente perfeita e memorável, feita pelo grupo Bozemans Simplex) , "Upsetter" (interpretada por outro desconhecido nome: Co-Stars), "Rock ‘n Roll Soul" ( versão maravilhosa recuperada pelo grupo Bocca Bandet) são apenas alguns dos clássicos revisitados com uma precisão difícil de ser igualada em outro álbum-tributo. Dentre os 15 temas apresentados, cada um se supera pela genialidade das suas interpretações. Não deixando de citar a iniciativa da Hellion em lançar um trabalho tão bom, muito mais do que recomendável, esse cd é obrigatório para qualquer fã de rock clássico ou para quem queira conhecer um legado geral do Grand Funk Railroad.
Track List
1. Intro - 2001
2. Some Kinda Wonderful – Manny Charlton Band
3. We are An American Band - Keecane
4. Mean Mistreater – Kelly Keeling
5. In Need – Spurgo
6. Sin's A Good Mans Brother – Bozemans Simplex
7. People Let’s Stop The War - Motherlode
8. Footstompin Music – Good Clean Funk
9. Shinin' On – Vick LeCar’s Blue Moon
10. Stop Looking Back - Grandbrothers
11. Time Machine – Tony Krantz Band
12. Upsetter – Co Stars (Conny Bloom, Matt Alfonzetti)
13. Rock N Roll Soul – Bocca Bandet
14. Queen Bee – Kelly Stevens
15. I’m Your Captain – Funkman & Friends
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 82 anos, Keith Richards conta como dribla limitações para seguir tocando
Angela Gossow rebate Kiko Loureiro: "Triste ler isso de alguém que respeitávamos"
A categórica resposta de Alírio Netto sobre como lidar com quem não gosta dele no Angra
Steve Morse revela como Ritchie Blackmore reagiu à sua saída do Deep Purple
Guns N' Roses estreia músicas novas na abertura da turnê mundial; confira setlist
Com brasileiros e lendas do rock, Eric Clapton anuncia cast do Crossroads Guitar Festival 2026
Veja a estreia da nova formação do Rush durante o Juno Awards 2026
A única situação em que Alírio Netto apagaria sua tatuagem do Shaman
Kiko Loureiro mostra que música do Arch Enemy parece com a sua e Michael Amott responde
Produtor de "Master of Puppets" afirma que nada acontecia no Metallica sem aval de Cliff Burton
Alissa White-Gluz reflete sobre ser injustiçada e simbologia do Blue Medusa
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Jimmy Page disponibiliza demo caseira inédita de clássico do Led Zeppelin
Para Gary Holt, Exodus é melhor que Metallica, mas ele sabe ser minoria
"IA é o demônio", opina Michael Kiske, vocalista do Helloween
Os dois erros científicos eternizados na capa do "Dark Side of the Moon" do Pink Floyd
Sociedade Alternativa: Fama proporcional à escassez teórica
Cradle Of Filth: Dani Filth explica seu conceito de religião


Quando Janis Joplin resolveu se vingar dos Rolling Stones por causa da "invasão britânica"
Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?



