Calibre 38: Uma das primeiras bandas de Heavy Metal do Brasil
Por Fabrício de Castilho
Fonte: Deja Vu Do Rock
Postado em 02 de fevereiro de 2020
Formado no final da década de 70 e início dos anos 80 pelo guitarrista carioca Haroldo Fonseca, o calibre 38 foi uma das primeiras bandas de Heavy Metal do país.
Durante muitos tempo a banda caminhou sozinha organizando seus próprios shows, consolidando assim com muito esforço seu nome no cenário carioca. O auge da banda foi entre 83 e 84 onde fez importantes apresentações, uma em especial foi no Circo Voador onde a banda tocou ao lado do Metalmania, banda do Robertinho do Recife.
O calibre 38 traz um Heavy Metal True cantado em português com uma pegada forte e recheada de visceralidade, sendo destaque por várias vezes no programa Guitarras da Fluminense FM e também nas páginas da clássica revista Metal!
A banda lançou apenas um disco auto intitulado que saiu originalmente no formato de vinil. Em 2016 ( anos após o fim da banda) Haroldo Fonseca conseguiu relançar o trabalho em CD numa edição de luxo que saiu pela DIES IRAE, com breve histórico, fotos e faixa bônus. O CD foi vendido em mais de 40 países.
Após o fim do Calibre 38 Haroldo montou mais 2 bandas, a "Blue's Deluxe" e a "Monstro de Pedra" que também vale muito a pena conferir. Atualmente, além de tocar na cena independente, Haroldo mantém um estúdio chamado "Estúdio Wizard".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que o Black Sabbath escreveu para "A Hora do Pesadelo 3"
A banda em que Matt Sorum mais gostou de tocar (não foi o Guns N' Roses)
12 bandas de rock que contam com apenas um membro original na formação
Rolling Stones voltam ao estúdio apenas três meses após lançar novo álbum
Rockstar Games divulga rádio de GTA 6 com Kerry King e Tom Araya
O músico que mudou o som do Scorpions; "vamos tornar essa porra pesada novamente"
Dois discos do Pink Floyd que parecem feitos por bandas diferentes - qual é o melhor?
Tobias Forge (Ghost) reativa sua banda de death metal, Repugnant
A música do AC/DC que ensinou Kurt Cobain o suficiente para começar a compor
O trabalho do Metallica que James Hetfield admite que não funciona bem ao vivo
Nos 40 anos de "Reign in Blood" (Slayer), Dave Lombardo celebra o álbum
"Civil war" do Guns N' Roses, uma profunda música de protesto
Tom Morello conta como se tornou fã de Nuno Bettencourt antes do sucesso do Extreme
Do início caótico ao último álbum, a discografia do Megadeth comentada por Mateus Ribeiro
O álbum do Pink Floyd que Roger Waters gostaria de refazer



Téléphone: A banda que revolucionou a música francesa
A curiosa trajetória de Wagner "Antichrist" Lamounier um dos fundadores da lendária Sarcófago
AC/DC: os últimos dias do vocalista Bon Scott


