Roger Waters: a visão política em "The Fletcher Memorial Home"
Por Ricardo Bellucci
Fonte: Canal Think Floyd61
Postado em 08 de novembro de 2018
O álbum The Final Cut marcou o fim de uma era no Pink Floyd. Roger Waters acabaria por seguir uma carreira solo, enquanto os demais membros prosseguiriam sua jornada com o Floyd.
The Final Cut é um álbum marcado pelo trabalho autoral de Waters, quase que um primeiro álbum solo. Suas faixas possuem a visão de Waters sobre diversos aspectos da vida moderna, sendo marcadas por uma forte visão política.
Uma das faixas onde essa visão política transparece de forma cristalina é The Fletcher Memorial Home. Nela, de forma crua e direta, Waters expõe o viés real da política de diversos regimes, beirando, quase, uma abordagem psicanalítica desses regimes, que em alguns casos acabam por adentrar no rumo do autoritarismo, tendo como pano de fundo, nas entrelinhas, uma defesa ampla dos direitos humanos , da liberdade e da democracia como valores essenciais. Essa visão de mundo de Waters foi persistente em toda a sua jornada. Concordando ou não com ela, no entanto, não podemos acusar Waters de falta de coerência em sua obra.
Vídeo:
Canal Think Floyd61
Animações:
Under Control
Black Sunrise by Nick Cross
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps