Lista: músicas com nomes de filmes (e vice versa)
Por Mateus Ribeiro
Postado em 24 de outubro de 2018
Música e cinema representam uma das melhores combinações da história. Você já imaginou como seria a famosa cena de "Psicose" (filme de Alfred Hitchcock) sem a macabra trilha sonora de fundo? Pois é...
Além disso, é fato que inúmeros filmes consagraram músicas (e artistas), e o inverso aconteceu também um punhado de vezes. Existem também as músicas com nomes de filmes (ou das obras que serviram de inspiração para a criação dos mesmos), e filmes com nomes de canções. Apesar disso, não necessariamente há uma ligação entre eles, isto é, as músicas não constam na trilha dos filmes, ou não possuem ligação alguma com os homônimos das telonas.
Aqui vai uma lista de músicas com nomes de filme, para você aumentar o seu nível de cultura inútil nos debates em mesas de bares e restaurantes.
"A Room With a View" (Death Angel): Uma das baladas mais bonitas da história do Metal, a música tem o mesmo título do premiado drama, gravado em 1985, e que no Brasil é conhecido como "Uma Janela para o Amor".
"Blood In Blood Out" (Exodus): Uma das músicas mais rápidas e brutais do Exodus, "Blood In Blood Out" leva o mesmo nome do filme sangrento que retrata guerra de gangues em Los Angeles. O título se refere ao ritual de iniciação de algumas gangues, que era matar alguém para adentrar, e só sair morto. No Brasil, o filme de 1993 é conhecido como "Marcados pelo Sangue". Sobre a música em si, tanto a letra quanto a melodia combinam bem com todo esse clima violento.
"Lord Of The Rings" (Blind Guardian): Não é segredo pra ninguém que os alemães do Blind Guardian gostam da obra de J.R.R. Tolkien. Um dos tantos exemplos desse fascínio é "Lord Of The Rings", que infelizmente não faz parte da trilha sonora do sucesso de bilheteria lançado no início do Século.
"Poltergeist" (King Diamond): Na verdade, a música se chama "The Poltergeist", praticamente o mesmo nome do filme que assustou toda uma geração. A faixa, que faz parte do álbum "The Spider´s Lullabye", é tão assustadora quanto a clássica obra do mestre Steven Spielberg.
"Seven" (Megadeth): Tal qual o filme estrelado por Brad Pitt e Morgan Freeman, a música do polêmico álbum "Risk", aborda os sete pecados capitais.
"Black Dahlia" (Hollywood Undead): A faixa do primeiro disco da banda leva o mesmo nome do filme que retrata um dos mais cruéis e misteriosos casos de assassinato dos Estados Unidos. A letra da música é um tanto quanto confusa, e a melodia é tensa e tocante na mesma proporção. DICA IMPORTANTE: caso você não conheça o caso, e tenha estômago fraco, NÃO PROCURE as fotos do caso.
"Wuthering Heights" (Kate Bush): Essa não poderia faltar. O romance da literatura inglesa, escrito por Emily Brontë, foi influência tanto para obras do cinema quanto da música. Até hoje, quando se fala de "Morro dos Ventos Uivantes", lembramos-nos da peculiar voz de Kate Bush, e também, da versão do Angra para o maior clássico da famosa cantora.
"Jaws" (Raimundos): Caso você não se lembre, "Jaws" é o nome original de "Tubarão", um clássico do suspense, que provavelmente te fez perder o sono, ou ficar com medo de dar um mergulho no mar. Vale ressaltar que a letra da música aparentemente não tem nada a ver com filme.
"The Exorcist" (Possessed): "O Exorcista" deve ter sido o primeiro filme que te fez sentir medo de dormir. Uma das bandas mais importantes do metal extremo falou sobre exorcismo na primeira faixa do debut da banda, o necessário "Seven Churches". A introdução da música é o trecho inicial de "Tubular Bells", música de Mike Oldfield, que faz parte da trilha original do filme.
"Whiplash" (Metallica): O filme que mostra um professor de música meio de mal com o mundo tem o mesmo nome de uma música do primeiro álbum do Metallica. Ah, Whiplash também é o nome de um baita site de rock e heavy metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps