Cerberus: Uma carreira curta, mas intensa em todos os sentidos
Por Ricardo Cunha
Fonte: Esteril Tipo
Postado em 04 de dezembro de 2017
Na segunda metade nos 90, a cidade de Fortaleza foi "abençoada" com o surgimento de umas das bandas mais pesadas e carismáticas do estado. A Cerberus nasceu como uma promessa de renovação da cena local no agora, longínquo ano de 1995. Gravou duas demo-tapes que circularam pelo país, havendo, inclusive, recebido excelentes avaliações da Revista Rock Brigade.
A primeira, Shadows Of Hate (1996), contou na formação com Germano (vocal), atual frontman do Obskure, Paulo (guitarra), Gustavo (guitarra) que tocou na GS Truds, Shadows Emperor (ambas de Fortaleza) e Genocídio (de São Paulo), Leonardo (baixo) e Clerton (bateria). Musicalmente, pode-se dizer que o som praticado pela banda naquela ocasião era um Thrash Metal encorpado e poderoso, cujas vocalizações apresentavam grande influência do Death Metal americano. Todavia, um som original, que agradava bastante aos amantes da música pesada.
Embalados pelo sucesso do registro anterior, Em 1997, lançam outra grande demonstração de poder de fogo: "Stay With Me". Agora, aprofundados na música extrema, os caras lançam mão de um trabalho mais brutal, no qual a produção está propositalmente suja e as músicas, com um apelo maior para o Black Metal. A formação que gravou esta demo-tape era composta de Germano (vocal), Paulo (guitarra), Odilon Ricardo (guitarra/vocal), Neto VJ (baixo) e Clerton (bateria). Sendo que, posteriormente, Germano deixa o posto de vocalista, que é preenchido por Odilon.
Sobre a curta, mas intensa carreira da banda houve dois momentos que, para este que vos escreve, foram marcantes: as aberturas para o Krisiun¹ e Paul Di'anno², ambos pela primeira vez na cidade. Nesta segunda ocasião ocorreu algo surpreendente: todos os presentes gritando em uníssono pelo nome da banda de abertura "Cerberus!", "Cerberus!", "..." para chamá-los ao palco. Sendo que nem Di'anno, a estrela da noite, foi tão ovacionado!
Não sei ao certo os motivos que levaram a banda a encerrar as suas atividades. Porém, sei que era umas das mais respeitadas pelos headbangers locais. Da minha parte, afirmo que um retorno da formação clássica seria muito bem vindo!
¹ Black Force Domain - Tour 1996
² Paul Di’anno and the Battlezone - Tour 1997
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Metallica que deixava o público entediado, segundo Kirk Hammett
Aos 58 anos, baterista do Cannibal Corpse admite dificuldades de sair em turnê
Malcolm Young era um guitarrista "melhor que Eddie Van Halen", segundo Angus Young
Matt Sorum aceitaria reunião do Velvet Revolver com Lzzy Hale nos vocais
Em outubro, Iron Maiden inaugura em São Paulo a "Eddie's Emporium Experience Store"
Noel Gallagher, do Oasis, não gosta de músicas feitas em parceria
Os cinco maiores discos progressivos dos anos sessenta, segundo site britânico
Para conceituado escritor, Metallica está sofrendo de "síndrome de Iron Maiden"
A banda de metal que Jerry Cantrell considera a maior e melhor de todos os tempos
As 7 maravilhas do mundo do heavy metal e como conhecê-las
Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
O motivo pelo qual o U2 transformou o rock em uma "piada doentia", segundo Kurt Cobain
A música do The Cure que decepcionou Robert Smith ao virar seu maior sucesso
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
O riff inesquecível que surgiu "do nada" às 3 da manhã para Kirk Hammett

Téléphone: A banda que revolucionou a música francesa
A curiosa trajetória de Wagner "Antichrist" Lamounier um dos fundadores da lendária Sarcófago
AC/DC: os últimos dias do vocalista Bon Scott


