Nirvana: quando Dave Grohl conheceu Mark Lanegan
Por Brunelson T.
Fonte: Rock in The Head
Postado em 20 de outubro de 2017
Em entrevista para a revista Mojo, Dave Grohl falou sobre o ex-vocalista do SCREAMING TREES, Mark Lanegan, de quando o conheceu pela 1ª vez.
Lanegan e Grohl chegaram a tocar juntos em 2002 no QUEENS OF THE STONE AGE:
"Quando me mudei para Seattle para me juntar ao NIRVANA, fui morar com Krist Novoselic em seu apartamento na cidade vizinha de Tacoma. Krist tem 02 metros de altura e já estava morando com a sua esposa naquele pequeno apartamento, sendo que eu dormia no sótão. Depois de 03 semanas me perguntaram com muita delicadeza: ‘Você quer morar com Kurt Cobain na cidade de Olympia?’"
"Daí eu fui morar com Kurt e depois de algumas semanas, Kurt me disse: ‘Vamos até Seattle por 01 noite? Tem uma banda que vai estar tocando lá e podemos ficar na casa do meu amigo, Dylan’".
"Nós fomos e acordei na manhã seguinte no sofá, sendo que havia alguém sentado em uma cadeira, fumando e me encarando".
"Eu disse: ‘Oi'".
"E a pessoa me respondeu: ‘Quem diabos é você?’"
"Eu disse: 'Sou o novo baterista da banda de Kurt, Dave'".
"E ele me disse: 'Ah...'"
"Esta pessoa era Mark Lanegan, cara".
"Eu não sabia nada sobre o SCREAMING TREES e não sabia nada sobre a sua música, mas todos nós ficamos conversando por algum tempo. Ele é um grande cara! Alguns diriam que ele é uma pessoa intimidante, mas foi uma ótima maneira de conhecê-lo".
"A coleção de álbuns que tínhamos naquele pequeno apartamento onde Kurt morava, era 01 disco da banda DEVO, alguns singles e o 1º álbum solo de Mark Lanegan, "The Winding Sheet" (1990), sendo que eu ainda escuto esse álbum pelo menos 01 vez por mês. Naquele inverno frio, rígido e chuvoso que eu passei em Olympia - assim que me juntei ao NIRVANA - não poderia ter sido melhor complementado com esse disco de Lanegan. A sua voz, os arranjos, as músicas e as letras... É um álbum muito lindo de se escutar, sabe? Me lembro do disco seguir aquele mesmo padrão de cantores como TOM WAITS ou NICK CAVE".
"Mark Lanegan é um dos maiores heróis da música aqui nos EUA, mas não celebrado pela mídia, com certeza. Ele é um artista prolífico e ainda lança grandes álbuns, mas esse disco em questão mudou a maneira como escuto música... Ele é um dos grandes, com certeza".
"O cover que o NIRVANA começou a executar da canção ‘Where Did You Sleep Last Night’ veio desse 1º álbum solo de Lanegan (cujo autor da música é o cantor LEADBELLY). Há outra música na qual Kurt e Krist tocavam junto com o 1º baterista do SCREAMING TREES, Mark Pickerel, e com Mark Lanegan, era a canção "Down in The Dark" de autoria de Lanegan. Ouvindo os vocais de respaldo que Kurt cantava em dueto com Lanegan nessa música, notei que era muito diferente do vocal de Kurt no 1º álbum do NIRVANA, ‘Bleach’ (1989), e me fez pensar no que poderia vir a seguir para nós 03 no NIRVANA... Foi emocionante imaginar as possibilidades do que poderíamos fazer juntos mais para frente nesta banda que eu tinha acabado de entrar..."
Esta banda que Dave citou teve um pequeno suspiro de vida (nunca saiu do estúdio) e se chamava THE JURY. O site Rock in The Head já havia lançado uma matéria falando deste projeto arquivado e você pode ficar por dentro clicando aqui.
E quem quiser conferir a performance devastadora da canção "A Song For The Dead" do QUEENS OF THE STONE AGE, que em 2002 contava com Dave Grohl na bateria e com Mark Lanegan levando os vocais em algumas músicas, é só conferir logo abaixo:
Fonte original:
http://www.famousfix.com/topic/mojo-magazine-united-kingdom-october-2017
Comente: Você lembra quando ouviu Mark Lanegan pela primeira vez?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air divulga as primeiras atrações da edição 2027
As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
A melhor música do Anthrax de todos os tempos, segundo Scott Ian
Cinco bandas europeias de Heavy Metal que merecem mais atenção no Brasil
Copenhell vem aí com 76 bandas em 4 dias de shows; veja o line-up aqui
Dimmu Borgir confirmado no Liberation Festival em São Paulo
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Carcass ironiza estar abaixo de banda tributo em cartaz de festival
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Regis Tadeu e a banda clássica de hard que faz show ruim: "Melhor capinar lote com colher"
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
As 40 melhores power ballads da história segundo a Classic Rock
Metalcore além dos algoritmos: 3 bandas que merecem entrar no seu radar
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
"Mike Shinoda sempre colocava meu filho para baixo", diz mãe de Chester do Linkin Park
Quando Erasmo Carlos desdenhou do "poder demoníaco" de Ozzy Osbourne no Rock in Rio
A opinião de Lucinha, mãe de Cazuza, sobre o atual vocalista do Barão Vermelho


A frase desesperada de Dave Grohl para tentar evitar a morte de Kurt Cobain
A música do Nirvana que critica o machismo e homenageia as mulheres
Os melhores álbuns dos anos 1980, segundo Kurt Cobain
A banda desconhecida que está por trás de boa parte do som pesado dos últimos 40 anos
10 músicas que astros do rock não aguentavam mais tocar, mesmo sendo amadas pelos fãs
Foo Fighters toca música que o Nirvana incluiu em seu "MTV Unplugged"
A opinião de Thom Yorke do Radiohead sobre o clássico "Nevermind" do Nirvana
A banda que Jack Black diz que destruiu o rock por ser grande demais
A banda que fez Sharon den Adel, vocalista do Within Temptation, entrar no mundo da música pesada
A opinião de Oswaldo Montenegro sobre Kurt Cobain: "Há uma ilusão nessa história"



