Rock e Heavy Metal pelo mundo: 5 bandas da Hungria
Por Alexandre Amorim de Paulo
Fonte: Wikipedia
Postado em 12 de junho de 2017
A Hungria possui inúmeras bandas de Rock/Metal de qualidade, que infelizmente nunca alcançaram o devido sucesso que mereciam. Seria impossível listar todas em uma lista, por isso escolhi 5 de vertentes diferentes, para demonstrar a diversidade do país:
Tormentor:
Tormentor é uma banda de Black Metal formada no ano de 1985, em Budapeste, capital da Hungria. O seu primeiro álbum foi gravado em 1988, porém o grupo foi impedido de lançá-lo devido à ocupação soviética no país, que acabou em 1989/1990. Após o suicidio de Dead do Mayhem, o vocalista do Tormentor, Attila Csihar, foi convidado para substitui-lo na banda. Attila já havia trabalhado com o Mayhem, gravando os vocais do clássico álbum "De Mysteriis Dom Sathanas".
No ano de 1991 o Tormentor se dividiu, entrando em hiato, mas em 1999 a banda se reuniu novamente e gravou um disco em 2001, intitulado Recipe Ferrum, que mostrou um lado mais experimental do grupo.
Atualmente a banda entrou em outro hiato.
Origem: Budapeste, Hungria
Gêneros: Black Metal, Metal Experimental
Anos de atividade: 1985–1991; 1999–2005; 2005–Hiato
Ektomorf:
Uma das bandas mais bem-sucedidas da Hungria, o Ektomorf foi formado na cidade de Mezőkovácsháza, em meados de 1993. Com uma forte influência do Sepultura, a banda possui 4 demos, 11 álbuns de estúdio, 1 EP e 1 álbum acústico. Prato cheio para quem curte Machine Head, Pantera, Korn, e o próprio Sepultura citado a cima, o Ektomorf continua vivo.
Origem: Mezőkovácsháza, Hungria
Gêneros: Nu Metal, Groove Metal, Alternative metal
Atividade: 1993-presente
Amber Smith:
Fugindo um pouco do Metal, encontramos o Amber Smith, Indie rock de qualidade, formado em 2000 por Imre Poniklo, também em Budapeste. Com 6 álbuns na carreira, a banda conta com a seguinte formação: Imre Poniklo (vocal, guitarra), Oleg ''Tooff'' Zubkov (baixo), Tamás Faragó (guitarra) and Bence Bátor (bateria).
Origem: Budapeste, Hungria
Gênero: Indie Rock
Atividade: 2000-Presente
The Idoru:
Para representar o Punk/Hardcore da lista, temos o The Idoru. Formado por ex-membros da banda Newborn, o grupo já possui 4 álbuns de estúdio lançados e 3 EP's. E advinha de qual cidade a banda vem? Isso mesmo, Budapeste.
Origem: Budapeste, Hungria
Gêneros: Punk Rock, Post-Hardcore, Alternative Rock
Atividade: 2003-Presente
Locomotiv GT:
O Locomotiv GT é uma das bandas mais influentes do Rock Húngaro. Formada em 1971, o grupo possuía o seguinte line-up: Béla Radics (guitarra), Zorán Sztevanovity (guitarra), Károly Frenreisz (baixo), Gábor Presser (órgão), József Laux (bateria), Ervin Fülöp (Instrumentos de sopro), László Benkő (instrumentos de sopro), e János Kóbor (vocal). Além de contar com ótimos músicos Húngaros, a banda foi premiada várias vezes, porém sofreu várias dissoluções, tendo o seu final decretado em 2016, devido a morte de 2 integrantes, o baixista/vocalista Tamás Somló, e o baterista József Laux.
Origem: Budapeste, Hungria
Gêneros: Hard rock, progressive rock
Atividade: 1971–1992, 1997–2016
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps