Matérias Mais Lidas

imagemO grave problema do refrão de "Eagle Fly Free", segundo Fabio Lione

imagemEngenheiros do Hawaii e as tretas com Titãs, Lulu Santos, Lobão e outros

imagemA bizarra exigência de Ace Frehley para participar da última turnê do Kiss

imagemGregório Duvivier: "Perto de Chico Buarque, Bob Dylan é uma espécie de Renato Russo!"

imagemEdu Falaschi descobriu que seu primo famoso tem mais seguidores que ele no Instagram

imagemIggor Cavalera diz que reunião da formação clássica do Sepultura seria incrível, mas...

imagemLobão explica porquê todo sertanejo gostaria, no fundo, de ser roqueiro

imagemRádio canadense está tocando uma música do Rage Against The Machine sem parar

imagemDave Mustaine cutuca Kiss e bandas "preguiçosas" que usam playbacks

imagemA categórica opinião de Dave Mustaine sobre religião "abusiva e falsa" de sua mãe

imagemJoão Gordo diz que não torce pela seleção brasileira de futebol

imagemQuando Jimi Hendrix chamou Eric Clapton para subir no palco e afinar sua guitarra

imagemRush: Geddy Lee comenta as dificuldades da gravação de "Hemispheres"

imagemDave Mustaine, eufórico, compara James LoMenzo com Cliff Burton

imagemTravis Barker, do Blink-182, é hospitalizado às pressas e filha pede orações


Stamp

Iron Maiden: Fatos que você já sabe (mas com detalhes legais)

Por Carol Maiden
Em 28/04/17

- O IRON MAIDEN foi formado em 1975 (no dia de Natal) e a primeira apresentação da banda foi em um local chamado St Nicks Hall, em Londres, no ano de 1976. A idéia da criação do Maiden surgiu quando Steve Harris, membro de uma banda chamada Smiler, não estava conseguindo fazer com que seus companheiros aceitassem suas composições. Eles achavam tudo muito complicado, difícil de tocar. Harris resolveu então formar sua própria banda (bem feito seus trouxas, não jogo mais futebol, não posso dar idéias, então vou criar uma banda e transformar ela em algo gigante e me tornar o cara mais foda do mundo). Na época do Smiler (curiosamente a banda QUEEN começou sua trajetória com um nome parecido, Smile. Sim, nada a ver com a matéria, mas sempre legal comentar fatos novos), segunda banda em que Harris tocou, também estava nela Doug Sampson, que veio a ser integrante do Maiden entre 1977 e 1979, gravando o lendário Soundhouse Tapes, um EP que eles usavam em sua luta por alguma oportunidade de serem reconhecidos. Além de Doug, a antiga banda trouxe para o Maiden Dennis Wilcock, substituto do Paul Day, primeiro vocalista do Iron (porém só nos lembramos da banda a partir da fase Paul Di'Anno, os coitados que levaram porrada pra ajudar a desenvolver a essência da banda, caíram no esquecimento). Dennis era um grande fã do KISS e resolveu trazer seu fanatismo à nova banda, usando sangue e pirotecnia durante as apresentações (também usava máscara em alguns momentos e isso ajudaria futuramente a banda a "criar" o Eddie) porém ele não agradou muito com essas idéias... Dennis também foi o responsável por colocar Dave Murray na formação do Maiden (Dennis estava ajudando Steve Harris a procurar um novo guitarrista. Eles usavam o trailer do namorado da irmã de Steve, Linda, para fazer as audições com os músicos).

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

- O mascote Eddie "the Head" foi nomeado assim porque, no início, ele era apenas uma máscara gigante ao lado do logotipo da banda, atrás do baterista (ou apenas uma cabeça, que não lembrava nem de longe como ele é hoje, daí a idéia de chamar o coitado disso). Como está escrito acima, o vocalista Dennis Wilcock também deu um empurrãozinho graças a máscara que ele usava. Ainda bem que as coisas evoluem e hoje o Eddie tem um corpo :)

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

- Dave Murray e Adrian Smith se conhecem muito antes de imaginarem que um dia dividiriam o mesmo palco ao lado de Harris e cia, a amizade vem desde muito jovens. Smith comprou sua primeira guitarra de Murray. Juntos eles fundaram uma banda chamada Stone Free na época de escola. Murray decidiu fazer um teste para o Maiden, porém após muita briga com o então vocalista Dennis, ele saiu da banda para se juntar novamente a seu amigo Adrian, agora no Urchin, mesma banda que ajudou Adrian a criar (eles criaram muitas bandas juntos) porém na época o nome era Evil Ways. Dave não esteve nela por um longo período, retornando ao Iron pouco tempo depois e em 1980, Adrian também foi convidado a ingressar ao Maiden.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

- A personagem principal da música "Charlotte the Harlot", do primeiro álbum (a mocinha que roda bolsinha) aparece em outras músicas. "22 Acacia Avenue" de 1982, continua a saga da "prima" Charlotte, que ficava ali no número 22 esperando seus clientes. Ao contrário do que se pensa ao ler o título da música, a tal Acacia Avenue não é uma avenida específica com esse nome. Essa é uma metáfora utilizada para se referir a ruas de subúrbio, existindo cerca de 60 "Acacia Avenue" na Grã Bretanha". Óbviamente o número 22 deve existir em outras ruas, porém o foco da música fala sobre o local onde Charlotte ficava. Hooks in You" de 1990, mostra oque a moça gosta de fazer no relato de um "cliente" digamos, mostrando a personalidade devassa da musa do capiroto. O autor da canção, Bruce Dickinson, contou que a idéia da composição, feita também com a ajuda de Adrian Smith, aconteceu da seguinte maneira: "Eu e Paddy (sua esposa) fomos ver uma casa para comprar e ela foi habitada antes por três gays. Tinha todos esses objetos de fetiche na casa, e um desses caras obviamente gostava dessas coisas de couro e tal, e em uma das sala haviam enormes ganchos industriais enroscados nas vigas. Minha mente travou só de pensar para que eles usavam aquilo... Eu fui para casa e escrevi 'Hooks In You' com o pensamento sobre uns ganchos no teto e essas coisas masoquistas sabe. Eu não poderia escrevê-la sobre gays e suas taras então usei a inspiração com a personagem que já havia sido criada". (Quando perguntado se ele comprou a casa, ele disse que depois do que viu, achou melhor deixar pra la). Em "From Here to Eternity" de 1992, a história muda do contexto safadeza com clientes para cenas com o Diabo em pessoa (tanto é que a moça agora é levada embora pelo próprio cão). Cada membro da banda teve sua parcela de contribuição na saga de Charlotte, sendo Dave Murray o criador da "saga" a partir da primeira música (será que quando não está atuando em Dungeons and Dragons no papel de Mestre dos Magos, Dave realmente visitava as primas para buscar inspiração e talvez indicou para seus amiguinhos de banda? Vai saber né).

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

- A arte criada por Derek Riggs para o "Number of The Beast" aparece com um fundo azul em vez do céu cinzento, que foi a idéia original de Riggs. A arte na cor azul foi um erro de impressão, sendo corrigido em 1998.

- Depois de levar um monte de críticas de grupos religiosos sobre "The Number of the Beast", o Maiden gravou uma mensagem de trás pra frente na introdução de Still Life, do álbum Piece of Mind, com o baterista Nicko McBrain fazendo uma imitação da voz de um ditador, falando a seguinte mensagem "What ho sed de ting wid de tree bonce", que significa "O que disse o monstro de três cabeças". Na sequencia "Don't meddle wid tings you don't understand." não mexa com coisas que não entende. Não é nada satanista e sim uma cutucada sutil a tanta crítica.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

- Dependendo de onde você comprou sua cópia do 'Piece of Mind', a última música pode ser listada como 'Dune' e/ou 'To Tame a Land'. Isso porque o autor Frank Herbert, criador da aclamada série de ficção científica de 1965 chamada Dune, não era fã de heavy metal e se recusou a dar sua bênção.

- Olhe atentamente para os hieróglifos egípcios que estão na capa do álbum 'Powerslave' e você encontrará mensagens ocultas como "Indiana Jones esteve aqui" e "Wot, no Guinness?" (essa última é referência à cerveja).

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

- Depois de furiosamente rejeitar sintetizadores durante o início de sua carreira, a banda surpreendeu muitos fãs usando-os em todo o álbum 'Somewhere in Time', com exceção da música 'Wasted Years'.

- Bruce Dickinson escreveu 'Bring Your Daughter ... to the Slaughter' como material para seu futuro álbum solo, mas acabou cedendo quando Steve Harris insistiu para que ela fosse gravada no 'No Prayer for the Dying'.

- O nono álbum do Maiden, 'Fear of the Dark', foi o primeiro deles cuja capa não foi projetada por Derek Riggs. Em vez disso, Melvyn Grant foi o responsável por recriar o mascote Eddie nesse álbum e também nas capas de Virtual XI, Death on the Road, The Final Frontier e na coletânia From Fear to Eternity. O single "The Reincarnation of Benjamin Breeg" também tem a assinatura de Melvyn.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

- Blaze Bailey, que substituiu Bruce Dickinson entre 1994 e 1999, já havia tido uma grande experiência com sua antiga banda, Wolfsbane, que em 1989 se tornou a primeira banda do Reino Unido a assinar contrato com o famoso produtor Rick Rubin.

- 'Journeyman', que fechou o álbum 'Dance of Death' em 2003, é a única música do IRON MAIDEN a ser gravada com violão acústico.

- Bruce Dickinson ajudou a escrever o roteiro para o filme "Chemical Wedding" de 2008 (o álbum de mesmo nome da carreira solo do cantor foi lançado em 1998).

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

- Steve Harris ainda se arrepende de colocar a faixa 'Total Eclipse' no lado B do single 'Run to the Hills' de 1982, em vez da faixa 'Gangland'.

- Dave Murray já foi um Skinhead. Ao contrário de Steve Harris (que também teve sua fase do lado mau, digamos) Dave adotou o corte de cabelo típico, ou melhor, nenhum cabelo (até agora to tentando imaginar ele careca). Durante quase dois anos ele viveu uma vida turbulenta, agressiva, antes de seguir seu caminho no rock. Além disso, ele era muito influenciado pelo Reggae graças a sua turma de Skinheads (sim, reggae). O momento que mudou o rumo de Murray foi quando ele ouviu pela primeira vez a música 'Voodoo Child (Slight Return)' do Jimi Hendrix no rádio. O amor de Dave pelo rock causou uma mudança drástica; deixou seu cabelo crescer (o que não foi nenhum pouco bem visto por seus colegas Skinheads), adotou roupas hippies e passou a ler oque seria a "bíblia do rock" da época, o jornal Melody Maker. Começou também a frequentar shows e conheceu novos amigos que gostava de rock, sendo um deles um cara chamado Adrian Smith (nos meados dos 15 anos de idade).

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Apesar do texto longo, esses são fatos sobre a banda que talvez muitos já conheçam, talvez não sabiam de algum detalhe, talvez sejam inéditos para algumas pessoas... Um texto só é possível graças a informações compartilhadas por fãs da banda ao redor do mundo, pelos próprios músicos e também, porque não, pelo conhecimento pessoal de quem vos escreve (estou bem longe de saber tudo sobre eles) pois já toquei muito as belas canções da banda nos meus tempos "baterísticos" e sou uma grande fã. Conhecimento é algo que deve ser repassado sempre e todos vocês que lêem, sempre deixam suas contribuições e isso é oque faz um trabalho ser completo. Esse texto foi baseado em inúmeras fontes, inúmeras experiências que nos levam a saber coisas, não é uma cópia de determinado autor ou "fórmula" de fazer um trabalho igual a alguém. Apenas um texto de fã para fã, sem dono específico, é de todos que gostarem. Então você, leitor e fã da banda, deixe aqui o seu conhecimento também, para que possamos aprender com você,afinal, informação sobre essa grande banda nós sempre gostamos e ja que pesquisa não tem dono... façam as suas e ampliem seus horizontes, sempre! UP THE IRONS! \m/ \m/

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Comente: Conhecia isto tudo?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Airbourne 2022
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp


Eduarda Henklein: Aos 4 anos, AC/DC, GNR e Iron Maiden na bateria

Veja SP: show do Iron Maiden eleito como "pior de 2009"


Câncer na língua: entenda a doença de Bruce Dickinson


Sobre Carol Maiden

Ex-baterista, cozinheira, apaixonada por rock'n'roll. Viveria da música se possível, mas ainda não foi aceita no Iron Maiden, então seguirá só escrevendo sobre bandas. Fã do Darth Vader.

Mais matérias de Carol Maiden.