Sepultura: shows no Brasil de 1991 a 1996
Por Fernando Yamada
Postado em 18 de novembro de 2016
Entre 1991 e 1996, o Sepultura consolidou seu sucesso pelo mundo com 3 álbuns aclamados por público e crítica: Arise, Chaos A.D. e Roots, possibilitando a realização de turnês com grandes nomes do metal e participação em inúmeros festivais. Tal sucesso mundial fez com que os shows no Brasil passassem a ser cada vez menos frequentes.
Esta matéria busca apresentar os shows e turnês realizados pela banda no Brasil durante este período. Se você esteve presente em qualquer destes shows, compartilhe sua experiência e outras informações nos comentários.
ROCK IN RIO II
Na tarde do dia 23 de janeiro de 1991, 50 mil pessoas já se encontravam no Estádio do Maracanã para prestigiar a apresentação do Sepultura, que durou 30 minutos. Este dia também contou com apresentações de Lobão, Megadeth, Queensryche, Judas Priest e Guns n' Roses.
Aproveitando o festival, a gravadora Roadrunner lançou uma edição limitada de 5.000 cópias do álbum Arise com capa e mixagem alternativa e sem o cover de Orgasmatron no tracklist.
Confira o vídeo completo do show:
TURNÊ EM 1991
Antes de iniciar a turnê do álbum Arise no exterior, a banda apresentou-se em Londrina, Uberlândia, Salvador e São Paulo.
O show de São Paulo foi gratuito e ocorreu na Praça Charles Miller, no dia 11 de maio de 1991, reunindo 30 mil pessoas. Este show ficou marcado por uma série de brigas na multidão, que resultaram em pessoas baleadas e esfaqueadas, vindo uma delas a falecer.
Confira o vídeo do show em Salvador:
Confira abaixo o clipe de Orgasmatron, contendo imagens do show na Praça Charles Miller:
MINI TURNÊ EM 1992
Depois de ter passado pela Europa, América do Norte, Ásia e Oceania, a banda retornou ao Brasil em agosto de 1992, para um show no Rio de Janeiro (dia 04, no Canecão), dois shows em São Paulo (dia 05, no Olympia e dia 08, no Ginásio do Ibirapuera) e um show em Belo Horizonte (dia 07, no Estádio Antonio Carlos).
HOLLYWOOD ROCK 1994
Após um abaixo assinado organizado pelo fã clube oficial, a banda foi incluída no cast do festival Hollywood Rock. Os shows ocorreram em São Paulo (dia 15/01, no Estádio do Morumbi) e no Rio de Janeiro (dia 22/01, na Praça da Apoteose).
A escalação da banda impulsionou a venda de ingressos para a noite que também contava com apresentações do Live, Ugly Kid Joe e Robert Plant como headliner. A apresentação do Sepultura contou com o maior público da noite: 50 mil pessoas.
Logo após o término do show em São Paulo, o vocalista Max Cavalera foi obrigado a prestar depoimento em uma delegacia de polícia sob a alegação de ter pisado numa bandeira do Brasil.
Imagens do show de São Paulo podem ser encontrados no documentário Third World Chaos, lançado pela banda em 1995.
No Rio de Janeiro, a banda fez uma participação especial no show dos Titãs, no clássico Polícia.
Confira abaixo a apresentação no Rio de Janeiro e a participação da banda no show dos Titãs:
No vídeo abaixo, o cover de Crucificados pelo Sistema, do Ratos de Porão, com a participação de João Gordo e Jão, no show de São Paulo.
OLYMPIA 1994
Entre o final de abril e início de maio de 1994, a banda fez uma turnê pela América Latina, que passou por Brasil, Argentina, Chile, Venezuela e México. Apenas um show foi realizado no Brasil, no dia 26 de abril de 1994, no Olympia, em São Paulo, para 4.000 pessoas. O show de abertura foi do Korzus.
ACID CHAOS TOUR
Em novembro de 1994, a banda realizou uma turnê conjunta com os Ramones. Denominada Acid Chaos Tour, a turnê passou por Belo Horizonte (dia 06/11, no Parque da Gameleira), Porto Alegre (dia 09/11, no Gigantinho), Balneário Camboriú (dia 11/11, no Pavilhão da Santur) e Curitiba (dia 12/11, na Pedreira Paulo Leminski).
Esta turnê também contou a participação do Overdose (em Belo Horizonte), Viper (em Belo Horizonte e Curitiba) e Raimundos (em Porto Alegre, Balneário Camboriú e Curitiba).
Em Belo Horizonte e Balneário Camboriú, coube ao Sepultura fazer a última apresentação. Em Porto Alegre e Curitiba, a banda tocou antes dos Ramones.
A banda também iria se apresentar com os Ramones no Circo Voador, no Rio de Janeiro, mas teve que cancelar seu show alguns dias antes.
Um dia após o show de Curitiba, a banda realizou uma apresentação em Santo André, no Aramaçan, que marcou o término da turnê do álbum Chaos A.D.
Confira abaixo uma reportagem da Rede Globo sobre o show de Curitiba:
TURNÊ DO ROOTS
Em novembro de 1996, a banda realizou quatro shows no Brasil, na turnê do álbum Roots. Foram dois shows em São Paulo (dias 06 e 07, no Olympia) e outros dois no Rio de Janeiro (dias 08 e 09, no Imperator). A abertura destes shows ficou a cargo do Ratos de Porão.
Confira abaixo um trecho do show de São Paulo (a data mencionada no vídeo está incorreta):
Comente: Esteve em algum show do Sepultura entre 1991 e 1996?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O membro dos Titãs que foi convidado para entrar no Angra três vezes e recusou todas
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
Os vários motivos que levaram Eric Clapton a não gostar das músicas do Led Zeppelin
"Seja como Jimmy Page e o AC/DC": a dica de Zakk Wylde a jovens músicos
As duas músicas do Iron Maiden na fase Bruce que ganharam versões oficiais com Blaze
Brian Johnson no AC/DC: 46 anos de uma substituição que redefiniu o rock
A música que nasceu clássica e Ronnie James Dio teve que engolir, embora a odiasse
Immortal anuncia que novo álbum de estúdio está escrito
O disco que "salvou" o Dream Theater, segundo o baterista Mike Portnoy
O álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson adora e Steve Harris odeia
A música do Led com instrumental tão forte que Robert Plant acha que nem deveria ter cantado
A atitude que Max Cavalera acha que deveria ter tomado ao invés de deixar o Sepultura
Cachorro Grande retorna e anuncia novo álbum após hiato
Fãs chamaram Sepultura de "vendidos" na época de "Morbid Visions", segundo Max Cavalera

Max Cavalera passou a se interessar mais ainda por metal depois que ficou sóbrio
O que Greyson Nekrutman trouxe ao Sepultura que outros bateristas não tinham
O artefato antigo que voltou à moda, enfrenta a IA e convenceu Andreas a lançar um disco
Andreas Kisser não descarta futuros shows do Sepultura após a turnê de despedida
Greyson Nekrutman avalia seus dois anos como baterista do Sepultura
Eloy Casagrande revela que, antes do Sepultura, quase desistiu da bateria
Os dois álbuns do Metallica que Andreas Kisser não curte: "Ouvi apenas uma vez na vida"
Jaco Pastorius: um gênio atormentado
Para entender: o que é rock progressivo?


