Rush: Alex Lifeson e a alma injustiçada da banda

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Herick Sales, Fonte: Herick Sales Guitar
Enviar correções  |  Comentários  | 

“A Steve Morse Band esteve na turnê do disco Power Windows. Foi um ponto alto na minha carreira.” – Steve Morse.

671 acessosRush: unboxing da edição de luxo de "A Farewell to Kings"5000 acessosAxl no AC/DC: O fiasco que se transformou numa surpreendente união

“Minhas canções de rock instrumental preferidas são do Rush” – Paul Gilbert

“Gostava muito do estilo de Alex, especialmente, das partes rítmicas” – Vinnie Moore

“Minha banda excursionou com o Rush no começo dos anos 90. Alex tem um timbre feroz – seu estilo preenchia muito bem o som do trio.” – Eric Johnson

Bem….será que preciso falar mais alguma coisa sobre Alex Lifeson? Amante fervoroso de Jimi Hendrix, Pete Townshend, Jeff Beck, Eric Clapton e Jimmy Page (sua principal influência ), Lifeson não só ajudou a moldar a sonoridade do rock progressivo ”não-mala” , como deu de brinde, o mapa das milhares de convenções e tempos quebrados que o metal viria usar (vide o Metallica, fã assumido da banda). Seja no começo dos anos 70, despejando suas influências de Cream e Led Zeppelin, somadas as texturas e arranjos típicos de bandas como Yes e Genesis, seja nos anos 80, timbrando sua guitarra com um belo chorus e absorvendo influências de Adrian Belew (o que caracterizaria parte do som da década), ou dos anos 90 em seguida, com a retomada do peso, Alex Lifeson criou partes de guitarra insanas e bem elaboradas, que ao lado de Geddy Lee e Neal Peart, fez a ponte entre os elementos progressivos e o hard rock/metal de forma complexa, mas sem soar chato. Alex possui um jeito despojado de tocar seus riffs complexos, demonstrando total naturalidade, e solos com ligados, cordas soltas, e intervalos atípicos, que tornam-se grandes desafios na hora de serem tirados nota por nota. Veja os vídeos abaixo, e note o quanto Alex e seus companheiros, tocam com naturalidade e se divertindo! E por fim, se você acha que o Dream Theater é a banda mais inacreditável e original das galáxias, ouça o material do Rush. Mas não me responsabilizo caso você fique com uma leve vergonha alheia….

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Começou a extinçãoComeçou a extinção
Os heróis da música estão partindo:

671 acessosRush: unboxing da edição de luxo de "A Farewell to Kings"694 acessosFoo Fighters: fã sobe ao palco e canta "Tom Sawyer", do Rush581 acessosRush: A Farewell to Kings ganhará edição remasterizada de luxo971 acessosRush: A Farewell To Kings ganha edição de luxo comemorativa0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Rush"

RushRush
"Subdivisions", obra prima do trio que vale por dez

BateristasBateristas
Alguns que usam a pegada tradicional para tocar

RushRush
Tragédia com Neil Peart quase acabou com a banda

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Rush"


Axl no AC/DCAxl no AC/DC
O fiasco que se transformou numa surpreendente união

Van HalenVan Halen
Eddie explica os segredos do seu modo de tocar

Elvis PresleyElvis Presley
De que ele morreu?

5000 acessosHard Rock: as 100 maiores bandas do estilo segundo a VH15000 acessosHeavy Metal: Alguns discos que são obras-primas pouco lembradas5000 acessosGuns N' Roses: Algumas curiosidades sobre o vocalista Axl Rose5000 acessosBritish Lion: Steve diz que tocar com a banda é como voltar ao início do Maiden5000 acessosBill Ward: a receita para sobreviver no ramo da música5000 acessosJohn Lennon: Julian Lennon revela ódio pelo próprio pai

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 27 de junho de 2016


Sobre Herick Sales

Herick Sales, professor de guitarra e violão há 12 anos, amante de blues e rock em geral.

Mais matérias de Herick Sales no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online