Beatles: as superbandas pelas quais os músicos passaram
Por Bruno Inácio
Postado em 29 de novembro de 2015
Quando o fim dos BEATLES foi oficialmente anunciado, em 1969, o cenário musical entrou em colapso. Banda considerada referência para boa parte dos músicos em atividade naquela época (e ainda hoje), os BEATLES chegaram ao rompimento depois de inúmeras desavenças. Muitas expectativas foram criadas sobre o futuro dos quatro garotos de Liverpool, que souberam, cada qual à sua maneira, construir boas carreiras pós-beatles.
Os músicos também se sobressaíram - durante e após os BEATLES -
em superbandas, tocando ao lado de diversos nomes consagrados do rock. A primeira a ser citada é a THE DIRTY MAC, grupo formado "simplesmente" por John Lennon, Yoko Ono, ERIC CLAPTON, Keith Richards (ROLLING STONES) e Mitch Mitchell (THE JIMI HENDRIX EXPERIENCE). O grupo se apresentou no festival Rock and Roll Circus, em 1968, quando os BEATLES ainda estavam em atividade. Eles tocaram Yer Blues, com direito a um solo inspirado de ERIC CLAPTON.
Já George Harrison, que no final da carreira dos BEATLES ganhava espaço como um grande compositor, juntou-se a ninguém menos que BOB DYLAN (com quem o ex-beatle possuía uma grande amizade), ROY ORBISON, TOM PETTY e Jeff Lyne (ELECTRIC LIGHT ORCHESTRA), formando o TRAVELING WILBURYS, banda que lançou oficialmente dois discos, o primeiro em 1988 e o segundo em 1990, já sem a participação de ROY ORBISON, que havia falecido.
Ringo Starr tocou com a sua ALL-STAR BAND. O nome pode soar meio pretensioso, mas na verdade não é, já que o grupo contou com diversos músicos notáveis, como é o caso de Joe Walsh (EAGLES), HARRY NILSSON, Colin Hay (MEN AT WORK) e Andy Summers (THE POLICE).
Por fim, temos Paul McCartney, provavelmente o Beatle que mais se deu bem com a carreira solo. Além do sucesso nos WINGS, Paul quase tocou na THEM CROOKED VULTURES, banda formada por Josh Homme (QUEENS OF THE STONE AGE), John Paul Jones (LED ZEPPELIN) e Dave Grohl (NIRVANA E FOO FIGHTERS).
Ao longo de sua extensa carreira, Paul ainda teve convidados para lá de especiais em seus discos, como STEVIE WONDER, MICHAEL JACKSON, David Gilmour (PINK FLOYD), Pete Townshend (THE WHO) e o ex-parceiro Ringo Starr.
Porém, sua superbanda é aquela que toca no álbum Back to the Egg, dos WINGS, nas canções Rockestra Theme e Glad To See You Here, que têm participação de Pete Townshend (THE WHO), David Gilmour (PINK FLOYD), John Paul Jones e John Bonham (ambos do LED ZEPPELIN).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps