Helloween: análise do clipe e letra da música "I Want Out"
Por Carlos Siqueira
Fonte: Blog Palavras Aleatórias
Postado em 30 de julho de 2015
"I want out" é uma música da banda Helloween, lançada no álbum The Keepers Of The Seven Keys Part II, em 1988. Embora a letra seja simples, há uma crítica e alguns detalhes que passam despercebidos pelos ouvintes. Em primeiro lugar, vamos à letra traduzida:
"Eu quero sair"
Desde o início de nossas vidas,
Nós somos empurrados em pequenas fôrmas,
Ninguém nos pergunta como gostaríamos de ser.
Na escola eles ensinam o que pensar,
Mas todos dizem coisas diferentes,
Mas eles estão convictos de que
Eles são os únicos corretos.
Então eles continuam a falar e nunca param,
E em um certo ponto você desiste
E a única coisa que resta a pensar é isso:
Eu quero sair — para viver minha vida sozinho
Eu quero sair — deixe me ser
Eu quero sair — para fazer as coisas do meu jeito
Eu quero sair — para viver minha vida e ser livre.
As pessoas me dizem A e B
Elas me dizem como eu devo ver
As coisas que já me parecem claras.
Então eles me empurram de um lado ao outro,
Eles me empurram do preto ao branco,
Eles me empurram até que não haja nada mais para ouvir.
Mas não me empurrem demais
Calem-se e saiam daqui
Porque eu decido como as coisas vão ser.
Eu quero sair — para viver minha vida sozinho
Eu quero sair — deixe me ser
Eu quero sair — para fazer as coisas do meu jeito
Eu quero sair —- para viver minha vida e ser livre.
Há um milhão de maneiras de ver as coisas na vida
Um milhão de maneiras de ser um idiota.
No final, nenhum de nós está certo
Às vezes nós precisamos ficar sozinhos.
Não, não, não ... Me deixe sozinho.
Análise do conteúdo
A letra é muito simples e o clipe vai acompanhando-a fielmente, mas há algumas questões que devem ser refletidas, ao invés de só assistidas.
No início do videoclipe, o vocalista Michael Kiske aparece sentado e abre a boca, então a câmera adentra e a música começa a ser cantada. Isso mostra que todos os pensamentos da música são conflitos internos do personagem.
Como já foi dito, o videoclipe segue a letra fielmente. Assim, mostra os integrantes da banda empurrando o Kiske para uma caixa; em nossa vida, existem as doutrinas religiosas, a política, as leis, as morais, as tradições, etc. Todas elas são fôrmas que somos empurrados desde que nascemos e para sairmos, precisamos refletir sobre elas, pensar além e o mais difícil: agir.
A mensagem do refrão é um grito que todos nós em algum momento de nossa vida já sentimos. Quem nunca teve vontade de livrar-se de algo, de ficar sozinho, de fazer as coisas por conta própria à sua maneira? Percebe-se que em muitas passagens, a banda está em um deserto (ou algo que aparenta isso), isso acontece porque o deserto tem o significado de solidão. Para o ser questionar-se assim, ele sente-se sozinho; na verdade, em certas partes da música ele pede a solidão, pede para ficar só.
Por outro lado, sempre que a câmera volta ao "mundo real", o vocalista não fala nada — por vezes, ele até soluça. Quantas vezes sentimo-nos incomodados com algo, reclamamos "por dentro", mas por fora aparentamos estarmos bem? É o mesmo caso. O soluço seria a vontade de gritar para o mundo o que sentimos, mas essa vontade/voz não sai ...
De resto, o clipe segue a letra, com os membros jogando o Kiske de um lado ao outro. Nunca deixando-o sozinho, até que ele diz o que pensa na última estrofe. E na ultima linha, seguido de vários "nãos" (que demonstra o conflito interior, pois ele já estava sozinho),ele pede a solidão.
Voltando a cena para o mundo real, o vocalista faz um gesto de zombaria para quem está olhando/assistindo, como se fosse "assustador", quase como um "Nossa !". E no clipe ainda aparece uma frase no último segundo: " And so ?", que seria algo como "E então ?"
Essa pode ser a interpretação de um indivíduo com problemas, mas pode-se pensar na questão social também. O ano era 1988 e a banda é alemã. Nesta época, ainda existia o Muro de Berlim que separava a Alemanha em duas: "metade comunista, metade capitalista". Talvez, poderia ser a ideia da banda sobre a vontade da nação em ser "livre", em ser única, em deixar de ser vigiada e imposta por ideais de outros países.
E por fim, há quem diga que a letra mostra a vontade do guitarrista fundador e principal compositor da banda, Kai Hansen, deixar o grupo. O que realmente aconteceu tempos depois, sendo o The Keepers Of The Seven Keys Part II o último álbum com a participação dele.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música de prog metal lançada a cada ano, de 1985 até 2025
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
O músico que para James Hetfield representava a própria América
Filha de vocalista do Poison começa a vender "pack do pezinho"
10 músicas de metal internacional que estão na memória afetiva do brasileiro
Baterista responde a reclamações dos fãs sobre o Anthrax tocar sempre o mesmo setlist
Os cinco maiores álbuns da história do rock progressivo
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
Ex-Queensryche, Geoff Tate confirma dois shows no Brasil para 2027
Os 10 maiores baixistas de todos os tempos, segundo a Rolling Stone
Steve Harris aponta a música ideal para apresentar o Iron Maiden a quem nunca ouviu a banda
Masters of Voices reúne quatro gerações do rock e heavy metal na América do Sul e no Brasil
Europe lança "The Cult of Ignorance", faixa de seu próximo disco de estúdio
"Consigo tocar a maioria das músicas do Sabbath com dois dedos", disse Tony Iommi


Os 5 álbuns que mais marcaram Bill Hudson, e sua teoria sobre o Stratovarius
Os países que formam o "Big Four" do metal, segundo Mateus Ribeiro
5 bandas de heavy metal que seguem na ativa e lançaram o primeiro disco há mais de 40 anos
Como Kai Hansen do Helloween destravou a reunião do Angra com Edu Falaschi
Com quase 200 atrações, Summer Breeze fecha cast para edição 2026
Max Cavalera e os detalhes de sua saída do Sepultura, incluindo como e quando aconteceu
Primórdios: O Rock Brasileiro da década de 50


