Helloween: análise do clipe e letra da música "I Want Out"
Por Carlos Siqueira
Fonte: Blog Palavras Aleatórias
Postado em 30 de julho de 2015
"I want out" é uma música da banda Helloween, lançada no álbum The Keepers Of The Seven Keys Part II, em 1988. Embora a letra seja simples, há uma crítica e alguns detalhes que passam despercebidos pelos ouvintes. Em primeiro lugar, vamos à letra traduzida:
"Eu quero sair"
Desde o início de nossas vidas,
Nós somos empurrados em pequenas fôrmas,
Ninguém nos pergunta como gostaríamos de ser.
Na escola eles ensinam o que pensar,
Mas todos dizem coisas diferentes,
Mas eles estão convictos de que
Eles são os únicos corretos.
Então eles continuam a falar e nunca param,
E em um certo ponto você desiste
E a única coisa que resta a pensar é isso:
Eu quero sair — para viver minha vida sozinho
Eu quero sair — deixe me ser
Eu quero sair — para fazer as coisas do meu jeito
Eu quero sair — para viver minha vida e ser livre.
As pessoas me dizem A e B
Elas me dizem como eu devo ver
As coisas que já me parecem claras.
Então eles me empurram de um lado ao outro,
Eles me empurram do preto ao branco,
Eles me empurram até que não haja nada mais para ouvir.
Mas não me empurrem demais
Calem-se e saiam daqui
Porque eu decido como as coisas vão ser.
Eu quero sair — para viver minha vida sozinho
Eu quero sair — deixe me ser
Eu quero sair — para fazer as coisas do meu jeito
Eu quero sair —- para viver minha vida e ser livre.
Há um milhão de maneiras de ver as coisas na vida
Um milhão de maneiras de ser um idiota.
No final, nenhum de nós está certo
Às vezes nós precisamos ficar sozinhos.
Não, não, não ... Me deixe sozinho.
Análise do conteúdo
A letra é muito simples e o clipe vai acompanhando-a fielmente, mas há algumas questões que devem ser refletidas, ao invés de só assistidas.
No início do videoclipe, o vocalista Michael Kiske aparece sentado e abre a boca, então a câmera adentra e a música começa a ser cantada. Isso mostra que todos os pensamentos da música são conflitos internos do personagem.
Como já foi dito, o videoclipe segue a letra fielmente. Assim, mostra os integrantes da banda empurrando o Kiske para uma caixa; em nossa vida, existem as doutrinas religiosas, a política, as leis, as morais, as tradições, etc. Todas elas são fôrmas que somos empurrados desde que nascemos e para sairmos, precisamos refletir sobre elas, pensar além e o mais difícil: agir.
A mensagem do refrão é um grito que todos nós em algum momento de nossa vida já sentimos. Quem nunca teve vontade de livrar-se de algo, de ficar sozinho, de fazer as coisas por conta própria à sua maneira? Percebe-se que em muitas passagens, a banda está em um deserto (ou algo que aparenta isso), isso acontece porque o deserto tem o significado de solidão. Para o ser questionar-se assim, ele sente-se sozinho; na verdade, em certas partes da música ele pede a solidão, pede para ficar só.
Por outro lado, sempre que a câmera volta ao "mundo real", o vocalista não fala nada — por vezes, ele até soluça. Quantas vezes sentimo-nos incomodados com algo, reclamamos "por dentro", mas por fora aparentamos estarmos bem? É o mesmo caso. O soluço seria a vontade de gritar para o mundo o que sentimos, mas essa vontade/voz não sai ...
De resto, o clipe segue a letra, com os membros jogando o Kiske de um lado ao outro. Nunca deixando-o sozinho, até que ele diz o que pensa na última estrofe. E na ultima linha, seguido de vários "nãos" (que demonstra o conflito interior, pois ele já estava sozinho),ele pede a solidão.
Voltando a cena para o mundo real, o vocalista faz um gesto de zombaria para quem está olhando/assistindo, como se fosse "assustador", quase como um "Nossa !". E no clipe ainda aparece uma frase no último segundo: " And so ?", que seria algo como "E então ?"
Essa pode ser a interpretação de um indivíduo com problemas, mas pode-se pensar na questão social também. O ano era 1988 e a banda é alemã. Nesta época, ainda existia o Muro de Berlim que separava a Alemanha em duas: "metade comunista, metade capitalista". Talvez, poderia ser a ideia da banda sobre a vontade da nação em ser "livre", em ser única, em deixar de ser vigiada e imposta por ideais de outros países.
E por fim, há quem diga que a letra mostra a vontade do guitarrista fundador e principal compositor da banda, Kai Hansen, deixar o grupo. O que realmente aconteceu tempos depois, sendo o The Keepers Of The Seven Keys Part II o último álbum com a participação dele.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
5 clássicos do rock que chegam ao ápice já na introdução, segundo a Far Out Magazine
Como uma canção pop de 1968 separou o The Smiths no auge do sucesso?
O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira
Steve Harris defende "No Prayer for the Dying", oitavo álbum do Iron Maiden
Com ex-membros do Type O Negative, Silvertomb anuncia "The Interpretation of Nightmares"
Sid Wilson foi demitido do Slipknot, noticia o TMZ
A melhor música do Van Halen, de acordo com a Classic Rock
"Não preciso provar nada", afirma Blaze Bayley, ex-vocalista do Iron Maiden
Vocalista do Sonata Arctica convenceu Tuomas Holopainen a continuar no Nightwish
"Não acredite em tudo que você lê", afirma guitarrista do Slipknot
Blaze Bayley diz que o Iron Maiden é tão importante culturalmente quanto "Star Wars"
O primeiro guitarrista que fez Slash se apaixonar pelo instrumento
Angus Young revela qual é sua guitarra favorita: "Nenhuma outra se compara!"
Bruce Dickinson finaliza vocais para o seu novo álbum solo



Os 20 melhores álbuns de rock e heavy metal lançados em 1987, segundo a Louder
Michael Kiske: "Hoje eu entendo que precisava ter saído do Helloween"
Andi Deris entrou no Helloween sem avisar o Pink Cream 69, lembra Dennis Ward
Kai Hansen, do Helloween e Gamma Ray, conta que foi eletrocutado em sua primeira visita ao Brasil
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
Presença de Palco: dicas para iniciantes
George Harrison: O Beatle calado, sempre à sombra de Lennon e McCartney


