Bandas que gravaram discos ao vivo em nosso país
Por Luis Fernando Ribeiro
Fonte: Encyclopaedia Metallum
Postado em 16 de novembro de 2013
Em 1985, quando ocorreu o primeiro Rock in Rio, com bandas como IRON MAIDEN, QUEEN, WHITESNAKE, SCORPIONS e OZZY OSBOURNE, o Brasil definitivamente entrou na rota de grandes shows de Rock e Heavy Metal.
Mais recentemente, especialmente após a virada do século, nosso país virou rota obrigatória para todas as bandas grandes. A empolgação do público é justificável: Nosso país recebe essas bandas muito menos vezes que países da Europa ou América do Norte, por exemplo. Dessa forma, o público que vai a um show desses está sedento por ouvir a banda tocar e pula, canta e aproveita cada segundo do espetáculo.
Com tamanha troca de energia entre público e banda, é comum ouvir músicos comentando que seu país preferido de tocar é o Brasil e muitos deles registram seus shows em nosso país. Esta matéria reúne algumas bandas do Rock e Heavy Metal internacionais que já gravaram CD e/ou DVD Ao Vivo Oficial em terras tupiniquins. Segue:
IRON MAIDEN - "Rock in Rio" (2002)
Este disco foi gravado durante a "Brave New World Tour", que divulgava o disco "Brave New World", durante o Rock in Rio, em 2001, no Brasil. Esta turnê marca a volta de Bruce Dickinson e Adrian Smith à banda, numa formação que dura até os dias de hoje. Este álbum foi gravado à frente da segunda maior plateia para qual a banda já se apresentou, cerca de 250 mil pessoas.
O set list engloba músicas da fase clássica como "Hallowed Be Thy Name", "The Number of The Beast" e "2 Minutes To Midnight", músicas da recém desmanchada 'era Bayley', como "Sign Of The Cross" e "The Clansman", assim como músicas do novo disco, como "The Wicker Man", "Brave New World" e "Blood Brothers".
Apesar de ter sido gravado em 2001, o disco e o DVD do show foram lançados apenas em 2002.
IRON MAIDEN - "Flight 666" (2009)
"Flight 666" é um apanhado de músicas gravadas ao vivo durante o início do ano de 2008 em vários locais de todo o mundo, durante a "Somewhere Back in Time World Tour". Tanto no CD, quanto no DVD, cada música retrata um local pelo qual o MAIDEN passou. O Brasil aparece através da faixa "The Clairvoyant", retirada de uma apresentação em Curitiba, no dia 4 de Março de 2008.
GRAVE DIGGER - "25 To Live" (2005)
"25 To Live" é um disco ao vivo dos alemães do GRAVE DIGGER, gravado em São Paulo, no dia 7 de maio de 2005 e lançado em 14 de outubro do mesmo ano. Comumente creditado como o melhor lançamento ao vivo da banda "25 To Live" é marcado pelo famoso coro entoado pelos fãs: "Olê, Olê, Olê, Olê, DIGGER, DIGGER".
Alguns dos destaques do set list ficam para "The Last Supper", "Excalibur" e "Heavy Metal Breakdown".
BRUCE DICKINSON - "Scream For Me Brazil" (1999)
"Scream For Me Brazil" é um lançamento ao vivo da carreira solo de BRUCE DICKINSON gravado em São Paulo, no ano de 1999, durante a turnê de divulgação de "The Chemical Wedding". O título faz menção ao famoso jargão utilizado por DICKINSON em seus shows: "Screm For Me...". Alguns dos melhores momentos ficam por conta de "King in Crimson", "Chemical Wedding", "Tears of the Dragon" e "The Road to Hell".
EDGUY - "Fucking With F***" (2009)
"Fucking With F***", além de ser uma canção dos alemães do EDGUY é também o nome do lançamento ao vivo gravado em 2006 em São Paulo, durante a turnê do disco "Rocket Ride", mas lançado apenas no ano de 2009. O título brinca com as palavras ao censurar a palavra Fire, ao invés de Fucking. Este show foi marcado por inúmeros problemas técnicos, onde a banda teve que inclusive repetir algumas músicas que foram executadas enquanto as câmeras utilizadas para gravar o DVD não estavam ligadas.
O set list possui grandes clássicos como "Lavatory Love Machine", "Land of the Miracle", "Superheroes", "Mysteria", "King of Fools" e até "Avantasia", do projeto paralelo de Tobias Sammet.
RUSH - "Rush in Rio" (2003)
"Rush in Rio" é um álbum ao vivo triplo dos canadenses do Rush, gravado no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, no ano de 2003, durante a turnê "Vapor Trails Tour".
Neste show o RUSH tocou para cerca de 40 mil pessoas e desfilou clássicos como "Tom Sawyer", "YYZ", "Limelight" e "The Spirit of Radio".
NAZARETH - "Live in Brazil" (2007)
"Live in Brazil" foi gravado em 2007 na cidade de Curitiba e é facilmente um dos melhores registros ao vivo do NAZARETH, que já tocou inúmeras vezes no Brasil. O Set List é recheado de clássicos como "Hair Of The Dog", "Razamanaz" e "Love Hurts".
ENTHRONED - "Black Goat Ritual: Live in Thy Flesh" (2005)
"Black Goat Ritual: Live in Thy Flesh" é um registro ao vivo dos belgas do ENTHRONED, gravado no Bar Opinião, em Porto Alegre no ano de 2004 e lançado em 2005.
O set destruidor de pescoços conta com petardos como "Deny the Holy Book of Lies", "Evil Church" e "Last Will".
MARILLION - "From Stoke Row to Ipanema – A Year in The Life" (2003)
Este DVD é recheado de conteúdo, apresentações e entrevistas com a banda. O destaque fica por conta de algumas imagens de um show que o MARILLION fez em 1990 no Hollywood Rock, no Rio de Janeiro, contando com músicas como "Kayleigh", "Lavender" e "Hooks In You".
HELLOWEEN - "Live On 3 Continents" (2007)
"Live On 3 Continents" é um registro ao vivo dos alemães do HELLOWEEN com trechos de shows gravados em São Paulo, Sofia (Bulgaria) e Tóquio (Japão), no ano de 2007, durante a turnê de divulgação do "Keeper Of the Seven Keys - The Legacy".
Os destaques do show em São Paulo - que saiu na íntegra no CD "Live in Sao Paulo" - ficam para "The King For A 1000 Years", "Eagle Fly Free", "Hell Was Made In Heaven", "Keeper Of The Seven Keys", "If I Could Fly", "Power", "Future World" e "I Want Out".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mick Jagger elege seus álbuns e músicas favoritos dos Rolling Stones
"Crucificados Pelo Sistema", disco icônico do punk nacional, é relançado com bônus
A canção amaldiçoada do The Who que Roger Daltrey nunca mais vai cantar
O guitarrista que Brian May achava ser louco e perigoso; "muito à frente de todos nós"
Gene Simmons explica que o Kiss não tem mais autonomia para fazer o que quiser
Prestes a completar 80 anos, baterista Chris Slade (AC/DC, The Firm) anuncia aposentadoria
A brutalidade do Grave Digger em "Return of the Reaper"
A saga de Christopher Lee no Heavy Metal
O lendário baterista com quem Keith Richards odiou tocar: "Não tocava p*rra nenhuma!"
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
As 6 perguntas sobre Nando Reis que até hoje permanecem sem resposta
A canção de Neil Young que deixa Roger Waters praticamente sem palavras
A música dos Beatles que Paul McCartney considerava tão esquecível que mal lembrava dela
A polêmica capa do Bon Jovi mudada por seu vocalista porque "seria um suicídio profissional!"
Ofertas com até 57% em discos de vinil, CDs, celulares e acessórios na Amazon


Os melhores discos de rock e metal lançados em 1982, segundo a Louder
As duas faixas do "The Number of the Beast" que Bruce Dickinson e Steve Harris detestam
De Black Sabbath a Babymetal, 50 músicas que formam a playlist definitiva do heavy metal
São Paulo sedia a primeira corrida oficial do Iron Maiden no mundo
De Pretenders até Judas Priest, os 20 melhores discos de 1980, segundo a Louder
10 vezes em que o Iron Maiden deixou metal de lado e mergulhou no prog sem medo
"Comemore a felicidade, mas não pense que você a merece", diz ex-Iron Maiden
A banda jovem que superou expectativas de Slash: "Não sabia onde iam parar"
Blaze Bayley diz que compor com Steve Harris supera show em São Paulo
Blaze Bayley sobre o documentário: "Não era um filme do Iron Maiden feito por eles"
Presença de Palco: dicas para iniciantes
George Harrison: O Beatle calado, sempre à sombra de Lennon e McCartney


