Bandas que gravaram discos ao vivo em nosso país
Por Luis Fernando Ribeiro
Fonte: Encyclopaedia Metallum
Postado em 16 de novembro de 2013
Em 1985, quando ocorreu o primeiro Rock in Rio, com bandas como IRON MAIDEN, QUEEN, WHITESNAKE, SCORPIONS e OZZY OSBOURNE, o Brasil definitivamente entrou na rota de grandes shows de Rock e Heavy Metal.
Mais recentemente, especialmente após a virada do século, nosso país virou rota obrigatória para todas as bandas grandes. A empolgação do público é justificável: Nosso país recebe essas bandas muito menos vezes que países da Europa ou América do Norte, por exemplo. Dessa forma, o público que vai a um show desses está sedento por ouvir a banda tocar e pula, canta e aproveita cada segundo do espetáculo.
Com tamanha troca de energia entre público e banda, é comum ouvir músicos comentando que seu país preferido de tocar é o Brasil e muitos deles registram seus shows em nosso país. Esta matéria reúne algumas bandas do Rock e Heavy Metal internacionais que já gravaram CD e/ou DVD Ao Vivo Oficial em terras tupiniquins. Segue:
IRON MAIDEN - "Rock in Rio" (2002)
Este disco foi gravado durante a "Brave New World Tour", que divulgava o disco "Brave New World", durante o Rock in Rio, em 2001, no Brasil. Esta turnê marca a volta de Bruce Dickinson e Adrian Smith à banda, numa formação que dura até os dias de hoje. Este álbum foi gravado à frente da segunda maior plateia para qual a banda já se apresentou, cerca de 250 mil pessoas.
O set list engloba músicas da fase clássica como "Hallowed Be Thy Name", "The Number of The Beast" e "2 Minutes To Midnight", músicas da recém desmanchada 'era Bayley', como "Sign Of The Cross" e "The Clansman", assim como músicas do novo disco, como "The Wicker Man", "Brave New World" e "Blood Brothers".
Apesar de ter sido gravado em 2001, o disco e o DVD do show foram lançados apenas em 2002.
IRON MAIDEN - "Flight 666" (2009)
"Flight 666" é um apanhado de músicas gravadas ao vivo durante o início do ano de 2008 em vários locais de todo o mundo, durante a "Somewhere Back in Time World Tour". Tanto no CD, quanto no DVD, cada música retrata um local pelo qual o MAIDEN passou. O Brasil aparece através da faixa "The Clairvoyant", retirada de uma apresentação em Curitiba, no dia 4 de Março de 2008.
GRAVE DIGGER - "25 To Live" (2005)
"25 To Live" é um disco ao vivo dos alemães do GRAVE DIGGER, gravado em São Paulo, no dia 7 de maio de 2005 e lançado em 14 de outubro do mesmo ano. Comumente creditado como o melhor lançamento ao vivo da banda "25 To Live" é marcado pelo famoso coro entoado pelos fãs: "Olê, Olê, Olê, Olê, DIGGER, DIGGER".
Alguns dos destaques do set list ficam para "The Last Supper", "Excalibur" e "Heavy Metal Breakdown".
BRUCE DICKINSON - "Scream For Me Brazil" (1999)
"Scream For Me Brazil" é um lançamento ao vivo da carreira solo de BRUCE DICKINSON gravado em São Paulo, no ano de 1999, durante a turnê de divulgação de "The Chemical Wedding". O título faz menção ao famoso jargão utilizado por DICKINSON em seus shows: "Screm For Me...". Alguns dos melhores momentos ficam por conta de "King in Crimson", "Chemical Wedding", "Tears of the Dragon" e "The Road to Hell".
EDGUY - "Fucking With F***" (2009)
"Fucking With F***", além de ser uma canção dos alemães do EDGUY é também o nome do lançamento ao vivo gravado em 2006 em São Paulo, durante a turnê do disco "Rocket Ride", mas lançado apenas no ano de 2009. O título brinca com as palavras ao censurar a palavra Fire, ao invés de Fucking. Este show foi marcado por inúmeros problemas técnicos, onde a banda teve que inclusive repetir algumas músicas que foram executadas enquanto as câmeras utilizadas para gravar o DVD não estavam ligadas.
O set list possui grandes clássicos como "Lavatory Love Machine", "Land of the Miracle", "Superheroes", "Mysteria", "King of Fools" e até "Avantasia", do projeto paralelo de Tobias Sammet.
RUSH - "Rush in Rio" (2003)
"Rush in Rio" é um álbum ao vivo triplo dos canadenses do Rush, gravado no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, no ano de 2003, durante a turnê "Vapor Trails Tour".
Neste show o RUSH tocou para cerca de 40 mil pessoas e desfilou clássicos como "Tom Sawyer", "YYZ", "Limelight" e "The Spirit of Radio".
NAZARETH - "Live in Brazil" (2007)
"Live in Brazil" foi gravado em 2007 na cidade de Curitiba e é facilmente um dos melhores registros ao vivo do NAZARETH, que já tocou inúmeras vezes no Brasil. O Set List é recheado de clássicos como "Hair Of The Dog", "Razamanaz" e "Love Hurts".
ENTHRONED - "Black Goat Ritual: Live in Thy Flesh" (2005)
"Black Goat Ritual: Live in Thy Flesh" é um registro ao vivo dos belgas do ENTHRONED, gravado no Bar Opinião, em Porto Alegre no ano de 2004 e lançado em 2005.
O set destruidor de pescoços conta com petardos como "Deny the Holy Book of Lies", "Evil Church" e "Last Will".
MARILLION - "From Stoke Row to Ipanema – A Year in The Life" (2003)
Este DVD é recheado de conteúdo, apresentações e entrevistas com a banda. O destaque fica por conta de algumas imagens de um show que o MARILLION fez em 1990 no Hollywood Rock, no Rio de Janeiro, contando com músicas como "Kayleigh", "Lavender" e "Hooks In You".
HELLOWEEN - "Live On 3 Continents" (2007)
"Live On 3 Continents" é um registro ao vivo dos alemães do HELLOWEEN com trechos de shows gravados em São Paulo, Sofia (Bulgaria) e Tóquio (Japão), no ano de 2007, durante a turnê de divulgação do "Keeper Of the Seven Keys - The Legacy".
Os destaques do show em São Paulo - que saiu na íntegra no CD "Live in Sao Paulo" - ficam para "The King For A 1000 Years", "Eagle Fly Free", "Hell Was Made In Heaven", "Keeper Of The Seven Keys", "If I Could Fly", "Power", "Future World" e "I Want Out".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Obedeço à lei, mas não, não sou de direita", afirma Dave Mustaine
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
"Cara, liga na CNN"; o dia em que Dave Grohl viu que o Nirvana estava no fim
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
A resposta de Rafael Bittencourt sobre se haverá novo álbum do Angra com Alírio Netto
Clemente reaparece após problema de saúde e agradece mobilização pública
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar


31 discos de rock e metal que completam 20 anos em 2026
Polícia faz operação "Fear of the Pix" contra venda ilegal de ingressos para o Iron Maiden
A importância do In Flames na formação musical de Matt Heafy, vocalista do Trivium
O dia em que Lars Ulrich exaltou o Iron Maiden durante conversa com Steve Harris
O aspecto do Iron Maiden que mais orgulha Steve Harris, segundo ele mesmo
As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O clássico do Deep Purple que apresentou Bruce Dickinson ao mundo do rock
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton


