Brasil: Bandas que gravaram discos ao vivo em nosso país

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Luis Fernando Ribeiro, Fonte: Encyclopaedia Metallum
Enviar correções  |  Comentários  | 

Em 1985, quando ocorreu o primeiro Rock in Rio, com bandas como IRON MAIDEN, QUEEN, WHITESNAKE, SCORPIONS e OZZY OSBOURNE, o Brasil definitivamente entrou na rota de grandes shows de Rock e Heavy Metal.

1035 acessosBruce: autobiografia não parece em nada com a do Motley Crue5000 acessosQuem ouve Heavy Metal ouve apenas Heavy Metal?

Mais recentemente, especialmente após a virada do século, nosso país virou rota obrigatória para todas as bandas grandes. A empolgação do público é justificável: Nosso país recebe essas bandas muito menos vezes que países da Europa ou América do Norte, por exemplo. Dessa forma, o público que vai a um show desses está sedento por ouvir a banda tocar e pula, canta e aproveita cada segundo do espetáculo.

Com tamanha troca de energia entre público e banda, é comum ouvir músicos comentando que seu país preferido de tocar é o Brasil e muitos deles registram seus shows em nosso país. Esta matéria reúne algumas bandas do Rock e Heavy Metal internacionais que já gravaram CD e/ou DVD Ao Vivo Oficial em terras tupiniquins. Segue:

IRON MAIDEN - "Rock in Rio" (2002)

Este disco foi gravado durante a "Brave New World Tour", que divulgava o disco "Brave New World", durante o Rock in Rio, em 2001, no Brasil. Esta turnê marca a volta de Bruce Dickinson e Adrian Smith à banda, numa formação que dura até os dias de hoje. Este álbum foi gravado à frente da segunda maior plateia para qual a banda já se apresentou, cerca de 250 mil pessoas.

O set list engloba músicas da fase clássica como "Hallowed Be Thy Name", "The Number of The Beast" e "2 Minutes To Midnight", músicas da recém desmanchada 'era Bayley', como "Sign Of The Cross" e "The Clansman", assim como músicas do novo disco, como "The Wicker Man", "Brave New World" e "Blood Brothers".

Apesar de ter sido gravado em 2001, o disco e o DVD do show foram lançados apenas em 2002.

IRON MAIDEN - "Flight 666" (2009)

"Flight 666" é um apanhado de músicas gravadas ao vivo durante o início do ano de 2008 em vários locais de todo o mundo, durante a "Somewhere Back in Time World Tour". Tanto no CD, quanto no DVD, cada música retrata um local pelo qual o MAIDEN passou. O Brasil aparece através da faixa "The Clairvoyant", retirada de uma apresentação em Curitiba, no dia 4 de Março de 2008.

GRAVE DIGGER - "25 To Live" (2005)

"25 To Live" é um disco ao vivo dos alemães do GRAVE DIGGER, gravado em São Paulo, no dia 7 de maio de 2005 e lançado em 14 de outubro do mesmo ano. Comumente creditado como o melhor lançamento ao vivo da banda "25 To Live" é marcado pelo famoso coro entoado pelos fãs: "Olê, Olê, Olê, Olê, DIGGER, DIGGER".

Alguns dos destaques do set list ficam para "The Last Supper", "Excalibur" e "Heavy Metal Breakdown".

BRUCE DICKINSON - "Scream For Me Brazil" (1999)

"Scream For Me Brazil" é um lançamento ao vivo da carreira solo de BRUCE DICKINSON gravado em São Paulo, no ano de 1999, durante a turnê de divulgação de "The Chemical Wedding". O título faz menção ao famoso jargão utilizado por DICKINSON em seus shows: "Screm For Me...". Alguns dos melhores momentos ficam por conta de "King in Crimson", "Chemical Wedding", "Tears of the Dragon" e "The Road to Hell".

EDGUY - "Fucking With F***" (2009)

"Fucking With F***", além de ser uma canção dos alemães do EDGUY é também o nome do lançamento ao vivo gravado em 2006 em São Paulo, durante a turnê do disco "Rocket Ride", mas lançado apenas no ano de 2009. O título brinca com as palavras ao censurar a palavra Fire, ao invés de Fucking. Este show foi marcado por inúmeros problemas técnicos, onde a banda teve que inclusive repetir algumas músicas que foram executadas enquanto as câmeras utilizadas para gravar o DVD não estavam ligadas.

O set list possui grandes clássicos como "Lavatory Love Machine", "Land of the Miracle", "Superheroes", "Mysteria", "King of Fools" e até "Avantasia", do projeto paralelo de Tobias Sammet.

RUSH - "Rush in Rio" (2003)

"Rush in Rio" é um álbum ao vivo triplo dos canadenses do Rush, gravado no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, no ano de 2003, durante a turnê "Vapor Trails Tour".

Neste show o RUSH tocou para cerca de 40 mil pessoas e desfilou clássicos como "Tom Sawyer", "YYZ", "Limelight" e "The Spirit of Radio".

NAZARETH - "Live in Brazil" (2007)

"Live in Brazil" foi gravado em 2007 na cidade de Curitiba e é facilmente um dos melhores registros ao vivo do NAZARETH, que já tocou inúmeras vezes no Brasil. O Set List é recheado de clássicos como "Hair Of The Dog", "Razamanaz" e "Love Hurts".

ENTHRONED - "Black Goat Ritual: Live in Thy Flesh" (2005)

"Black Goat Ritual: Live in Thy Flesh" é um registro ao vivo dos belgas do ENTHRONED, gravado no Bar Opinião, em Porto Alegre no ano de 2004 e lançado em 2005.

O set destruidor de pescoços conta com petardos como "Deny the Holy Book of Lies", "Evil Church" e "Last Will".

MARILLION - “From Stoke Row to Ipanema – A Year in The Life” (2003)

Este DVD é recheado de conteúdo, apresentações e entrevistas com a banda. O destaque fica por conta de algumas imagens de um show que o MARILLION fez em 1990 no Hollywood Rock, no Rio de Janeiro, contando com músicas como "Kayleigh", "Lavender" e "Hooks In You".

HELLOWEEN - "Live On 3 Continents" (2007)

“Live On 3 Continents” é um registro ao vivo dos alemães do HELLOWEEN com trechos de shows gravados em São Paulo, Sofia (Bulgaria) e Tóquio (Japão), no ano de 2007, durante a turnê de divulgação do "Keeper Of the Seven Keys - The Legacy".

Os destaques do show em São Paulo - que saiu na íntegra no CD "Live in Sao Paulo" - ficam para "The King For A 1000 Years", "Eagle Fly Free", "Hell Was Made In Heaven", "Keeper Of The Seven Keys", "If I Could Fly", "Power", "Future World" e "I Want Out".

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.


Bruce DickinsonBruce Dickinson
Autobiografia não parece em nada com a do Motley Crue

313 acessosMaiden Cartoons: "Man On The Edge" em animação de Val Andrade42 acessosEm 18/10/1993: Iron Maiden lança o álbum ao-vivo A Real Dead One0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Iron Maiden"

Iron MaidenIron Maiden
Pirataria ajuda banda a definir roteiro das tours?

Iron MaidenIron Maiden
A história por trás de cinco canções clássicas

Iron MaidenIron Maiden
Vencedor do X Factor Brasil canta "Aces High" em vídeo

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Iron Maiden"0 acessosTodas as matérias sobre "Grave Digger"0 acessosTodas as matérias sobre "Marillion"0 acessosTodas as matérias sobre "Edguy"0 acessosTodas as matérias sobre "Nazareth"0 acessosTodas as matérias sobre "Helloween"


Gosto é gostoGosto é gosto
Quem ouve Heavy Metal ouve apenas Heavy Metal?

Collectors RoomCollectors Room
A coleção de Gastão Moreira, ex-VJ do programa Fúria Metal

Fotos de InfânciaFotos de Infância
Os membros do Sepultura muito antes da fama

5000 acessosDuff McKagan: "Justin Bieber é um roqueiro de verdade!"5000 acessosMotley Crue: Atriz pornô comenta sua relação com Tommy Lee5000 acessosA Vida Pós-bilau: vocalista do Life of Agony abre o jogo5000 acessosRock: após alfinetada, sertanejos comentam influência do estilo5000 acessosCorey Taylor: o amor do vocalista pelo Iron Maiden5000 acessosPearl Jam: "Spin the Black Circle", fina ironia de Eddie Vedder

Sobre Luis Fernando Ribeiro

Estudante de Programação de Computadores e Analista de sistemas. Fui apresentado ao Heavy Metal aos 14 anos, quando através do intermédio de um amigo, gravei algumas fitas do Metallica, Destruction e Blind Guardian.

Mais matérias de Luis Fernando Ribeiro no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online