Death/Doom: três bandas que mesclam o lado brutal e melancólico
Por Guilherme Niehues
Fonte: Horns Up
Postado em 28 de outubro de 2013
A ideia de mesclar mais de um gênero em sua música, é sempre bem apreciada, especialmente quando a banda consegue realizar de uma forma natural e eficaz. A HORNS UP (www.hornsup.com.br) apresentou várias listas de gêneros diferentes para que nosso leitor também possar entender e aumentar seus catálogo de bandas no dia-a-dia. Dessa vez, escolhemos o Death / Doom Metal ou como também é conhecido, "deathdoom". Para os desinformados sobre o gênero, ele mistura a pegada do "doom" tradicional de bandas como Candlemass e Trouble e aplica em seu meio o metal extremo, direcionado ao Death Metal. O grande auge do estilo foi no início dos anos 90 quando as bandas MY DYING BRIDE, PARADISE LOST e ANATHEMA difundiram e ampliaram o conhecimento deste sub-gênero do Metal. Aliás, é preciso ressaltar em nossa lista você não encontrará bandas mais famosas, como as já citadas ou ainda Novembers Doom, Swallow the Sun, Draconian e etc.
E não se esqueça, para continuar a conferir estas listas, curta a página da Horns Up no Facebook:
https://www.facebook.com/site.hornsup
Novembre
Para iniciar a nossa lista, começamos com a banda italiana NOVEMBRE, cujo destino é um mistério desde 2007. O álbum aqui citado, o "Novembrine Waltz" de 2001 exibe todos os elementos presentes da banda, e molda a atmosfera em ambos os lados, brutal e melancólico. Uma adição bastante interessante, é que esta banda além do estilo citado, ela possui toques de progressivo e em muitos momentos lembram uma outra gigante do metal, o OPETH. Esta bolacha da banda passa longe de ser mais do mesmo e chato ao ouvinte, é uma relíquia que poderia se encaixar dentro dos grandes álbuns do estilo. Passagens acústicas, soturnas, melancólicas, brutais, pegajosas e complexas você encontra nesse disco. Confira!
Site Oficial da Banda:
http://www.novembre.co.uk/
Confira a música "Child of the Twilight":
On Thorns I Lay
Uma banda totalmente desconhecida aos ouvidos de muito, até porque, o último lançamento da banda fora em 2003 e passando para uma transição mais Hard Rock em seu último álbum. De qualquer forma, o segundo álbum da banda ORAMA de 1997, segue um Death/Doom mais tradicional, especialmente porque a banda divide os vocais entre os femininos e o gutural masculino. Todavia, é necessário ressaltar que este disco não tem uma produção bem limpa, dando um ar ainda mais "doom" para a banda, e o gutural é poderoso, digo das melhores bandas de Death Metal. A sonoridade segue a risca o que o gênero manda, porém eles aplicando umas passagens mais épicas e efeitos mais interessantes, especialmente nas duas músicas instrumentais deste álbum.
Facebook Oficial da Banda
https://www.facebook.com/pages/On-Thorns-I-Lay/127449013972697
Confira a música "Oceans":
Whispering Gallery
Uma banda holandesa que mescla muito bem o Doom tradicional com o Death metal melódico. WHISPERING GALLERY explora os riffs mais arrastados em suas músicas, e seguido com um som mais voltado realmente ao tradicional do Doom. Entretanto, as partes mais brutais não deixam a desejar, possuindo um vocal gutural poderoso e um baterista bastante articulado. Em especial, além do instrumental que é bem explorado e executado, é preciso dizer que os vocais limpos são providos de bastante emoção e prende o ouvinte a entender qual é exatamente a proposta da banda. E claro que a banda aproveita para utilizar os teclados e dar ainda mais um clima soturno em suas composições.
MySpace Oficial da Banda
https://myspace.com/whisperinggallerynl
Confira a música "Oceans":
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Dave Mustaine cutuca bandas que retomaram atividade após turnês de despedida
Os trabalhos do Guns N' Roses que Slash evita rever; "nem sei o que tem ali"
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
O que Max Cavalera não gostava sobre os mineiros, segundo ex-roadie do Sepultura
O padrão que une todos os solos da história do Iron Maiden, segundo Adrian Smith
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
O melhor álbum de thrash metal lançado em 2025, segundo o Loudwire
Clemente segue no CTI, informa novo boletim médico
A melhor música do AC/DC de todos os tempos, segundo o ator Jack Black
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify

E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
A música que seria descartada, mas acabou virando um hit imortal do Rock
CDs: sua coleção pode valer uma fortuna e você nem sabe disso


