Motherjane: A beleza do Heavy Metal Indiano
Por Matheus B. Vieira
Fonte: Motherjane Official Fan Page
Postado em 14 de abril de 2013
No mundo globalizado vivenciamos experiências diferentes e curiosas quando em contato com estrangeiros, e nestas experiências sempre descobrimos coisas legais.
Trabalhei um tempo com help desk e conhecia pessoas de várias partes do mundo. Dentre eles um amigo da Índia, Umesh, curtia Heavy Metal como eu na época, e passávamos um tempo falando sobre nossas preferências em comum. Indiquei a ele algumas bandas daqui do Brasil, dentre as clássicas, ANGRA e SEPULTURA, e ele me indicou a que se tornou uma das minhas bandas favoritas: MOTHERJANE.
Motherjane é uma banda de Dubai, e foi formada no final de 1996 pelo baterista John Thomas e o baixista Clyde Rozario.
A banda lançou o seu primeiro álbum em 2002/2003 sob o nome de "Insane Biography". As músicas quase automaticamente te permitem identificar algumas influências dos caras: riffs que lembram Iron Maiden e Metallica, convenções e passagens que lembram Rush, até linhas vocais que lembram Marillion, na era Fish.
O segundo álbum viria só em 2008, sob o título de Maktub, e percebe-se uma diferença enorme no avanço da produção de um disco e outro.
Os temas das letras trazem muito da cultura local indiana, ou da espiritualidade , ou relatam os gravíssimos problemas sociais que o povo indiano enfrenta.
Segundo as revistas locais, Motherjane é uma das bandas mais populares da Índia, e figura entre aqueles grupos que a gente toma conhecimento e se pergunta porque diabos não merecem um destaque maior do que tem atualmente, embora a banda esteja entre uma das mais influentes do país de origem.
Quando me pergunto do porquê essa banda nunca ter chegado ao nosso conhecimento como apreciadores do bom rock n' roll só me vem uma resposta: uma barreira geopolítica pelos excessos da cultura ocidental. Já vimos isso antes com X-Japan (Japão) ou Avial (também da Índia).
O atual line-up da banda consiste em:
John Thomas – Bateria
Clyde Rozario – Baixo
Deepu Sasidharan – Guitarra base
Santosh Chandran - Guitarra solo
Vivek Thomas – Vocais
E a formação que aparece nos vídeos é a seguinte:
Suraj Mani- Letrista e vocalista
Baiju Dharmajan- Guitarra Solo
John Thomas –Founder of Motherjane- Bateria
Clyde Rozario – Baixo
Deepu Sasidharan – Guitarra base.
Seguem algumas músicas da banda:
Mindstreet - do Album Insane Biography
Shh... Listen - do Album Insane Biography
Karmic Steps - do Album Maktub
Chasing the Sun - do Album Maktub
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os três melhores discos do Black Sabbath, de acordo com a Classic Rock
Resurrection Fest anuncia primeiras 72 atrações para edição 2027
Cinco shows imperdíveis que rolarão no Bangers Open Air 2027, por Mateus Ribeiro
De Black Sabbath a Gojira, 10 músicas que começam com riffs de guitarra inesquecíveis
Com 110 atrações já confirmadas, Graspop Metal Meeting atualiza cast para 2027
Aquiles Priester homenageia o rock nacional dos anos 1980 em medley e também assume os vocais
A banda que Max Cavalera considerava a "versão brasileira do Iron Maiden"
O que pode ter arruinado passagem de Dio pelo Black Sabbath, segundo Geezer Butler
A música do Guns N' Roses que é híbrido entre Steven Adler e Matt Sorum, segundo Frank Ferrer
O único ex-colega do Deep Purple que David Coverdale considera um irmão
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O membro do Iron Maiden que "não aguenta mais e quer sair", segundo Regis Tadeu
Como James Hetfield lida com uma gafe no palco do Metallica: "Vem essa onda de vergonha"
Ozzfest confirma retorno com edições em três países para 2027


Guitarristas: Os 10 maiores dos anos 80 segundo a revista Fuzz
Duff McKagan: "Justin Bieber é um roqueiro de verdade!"
O significado de "Mônica de Moto e Eduardo de Camelo" no famoso hit da Legião Urbana
David Gilmour: dissecando a magnífica "High Hopes"
Black Sabbath: As 10 melhores músicas da banda segundo a Ultimate Classic Rock
Para Lobão, a maior banda de rock do mundo dos dias de hoje é brasileira


