Oasis: a primeira vez no Brasil em 1998
Por Windson Alves
Postado em 24 de março de 2013
No dia 20 de março completaram 15 anos (20/03/1998) que o Oasis realizou no extinto Metropolitan (hoje Citibank Hall), no Rio de Janeiro, o seu primeiro show em território brasileiro.
Promovendo o terceiro disco "Be Here Now (1997)", era a primeira vez que a banda dos irmãos Liam (vocalista) e Noel Gallagher (guitarrista) visitavam a América do Sul. O grupo não trouxe para o nosso continente o cenário da "Be Here Now Tour", que incluía a cabine de telefone inglesa, a carroceria do Rolls Royce, o relógio big bem e entre outros objetos que aparecem no encarte do disco citado. Só quem assistiu os shows da Be Here Now Tour na Inglaterra teve esse privilégio de ver.
A turnê sul-americana começou no dia 14 de Março no estádio San Carlo de Apoquindo, em Santiago, capital do Chile. Em seguida, a banda foi para a Argentina, onde se apresentou nos dias 17 e 18 de Março no Luna Park, na capital Buenos Aires. Finalmente, a banda chegou ao Brasil na madrugada do seu primeiro show no Rio. Porém, a banda preferiu despistar os fãs que os aguardavam no Aeroporto Internacional, saindo pela porta dos fundos direto pro Hotel Sheraton, em São Conrado, Zona Sul do Rio de Janeiro. A imprensa brasileira acreditava que eles aprontariam, mas logo foram frustrados.
Na coletiva com a imprensa brasileira, o Oasis foi representado por Noel Gallagher e pelo então baixista Paul McGuigan, que pareceu com o modelo recém-lançado da camisa da seleção brasileiro de cor azul, que tinha acabado de comprar. Quanto aos demias integrantes como o ocalista Liam Gallagher, o guitarrista-base Paul Arthurs e o baterista Alan White preferiram estar na piscina do hotel Sheraton. Noel começou o dialogo com a imprensa brasileiro dizendo: "Não sei por que vocês ficam perdendo tempo com chatos como nós" e um jornalista devolveu "você tem razão". Também foi perguntado pro Noel se a briga que ele tinha com o irmão Liam eram de verdade ou marketing e o guitarrista confirmou que era marketing. Claro que outro assunto debatido na coletiva foi o futebol, ainda mais que era ano de Copa do Mundo. Noel não escondeu a vontade de conhecer Pelé. Também não faltou cutucadas no eterno rival, a banda Blur, ("prefiro beber água sanitária do que ouvir um disco deles", disse Noel na coletiva).
Na piscina do hotel, Liam bebeu todas e ainda ganhou de um fã um presente, uma cópia barata da camisa da seleção brasileira comprada no camelô. Liam foi embora do Rio usando o presente e ainda apareceu com ele no show do dia 21 no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo.
Os portões do Metropolitan se abriram as 20:00 para o público. As 20:45, começou o show de abertura, a banda carioca Squaws (que nem existe mais), com direito a participação de B Negão, vocalista do Planet Hemp. Acabado o show de abertura, era a hora do Oasis, após os equipamentos da banda inglesa serem montados, aparece a então locutora da Rádio Cidade Monika Venerabile (a popular moniquinha ex-Fluminense FM) para anunciar a entrada do Oasis. Mas antes é tocado Rock and Roll do Led Zeppelin e em seguida a introdução de Be Here Now (primeiro música do show) começa a ser executada. O Metropolitan foi abaixo quando o quinteto de Manchester apareceu no palco da casa de shows carioca.
A banda em seguida tocou seu outros sucessos como Stand By Me, Supersonic, D’You Know What I Mean?, Roll With It, Cigarettes & Alcohol e I Am The Walrus (cover dos Beatles). Depois começa o set acústico de Noel, que é iniciado com Don’t Go Away. A banda volta ao set original com Don’t Look Back in Anger, menos Liam, fica sentado no canto do palco vendo o irmão mais velho cantar. Liam volta pra mandar o maior sucesso do grupo, Wonderwall e os demais sucessos do Oasis como Live Forever, Champagne Supernova e entre outros. Depois de uma hora e meia de show, o Oasis encerra sua primeira apresentação no Brasil tocando Acquiesce.
Depois do Brasil, a banda foi para o México encerrar a turnê mundial do disco "Be Here Now" no Palacio de Los Deportes, na capital Cidade do México.
Matéria da MTV Brasil sobre o show do Oasis no Rio de Janeiro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Para Edu Falaschi, reunião do Angra no Bangers Open Air será "inesquecível"
James Hetfield deu o "sinal verde" para vocalista do Paradise Lost cortar o cabelo nos anos 90
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Bruce Dickinson não sabe se o Iron Maiden seria tão grande se ele não tivesse voltado à banda
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
Mantas convidou Cronos para reunião da formação clássica do Venom
Por que Eddie Vedder ainda evita ouvir Nirvana; "Eu detesto até falar sobre isso"
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
O disco do Dream Theater que Felipe Andreoli levava para ouvir até na escola

Liam Gallagher elogia fãs brasileiros após shows do Oasis no Brasil
O artista "tolo e estúpido" que Noel Gallagher disse que "merecia uns tapas"
A sincera opinião de Bon Jovi sobre a turnê de reunião do Oasis
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"
Bandas de Heavy Metal esquecidas (ou desconhecidas) do público brasileiro


