Volbeat: a biografia de uma banda única

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rogerio Hamam, Fonte: Volbeat - Site Oficial
Enviar correções  |  Ver Acessos

É possível imaginar uma fusão de Metallica com Elvis Presley? E se a banda que tentou esta inusitada mistura for de origem européia, mais especificamente da Dinamarca? Por fim, acredite que a banda é um sucesso de público e vendas, sendo requisitada para tocar nos principais festivais do verão europeu, tendo lugar de destaque em suas respectivas programações.

Volbeat: banda é confirmada como um dos headliners do Rock Am Ring 2020Fotos de Infância: Cradle Of Filth

Esse é o Volbeat, formado em 2001 na cidade de Copenhagen. Porém, para conhecermos a história da banda temos que voltar mais dez anos no tempo para as origens do grupo Dominus, liderado pelo vocalista e guitarrista Michael Poulsen. Tendo adotado o Death Metal como inspiração para suas composições, a banda lançou quatro álbums de estúdio, sendo o primeiro em 1994 e com destaque para o terceiro, chegando às prateleiras três anos depois com o título Vol. Beat (Vol = volume e Beat = batida) e que inspiraria o nome de sua futura aposta musical.

O Dominus anunciou sua separação e Michael Poulsen cansado da cena Death Metal, buscou inspiração no gosto de seus pais para escrever canções com abordagem mais rock and roll, motivando o surgimento do Volbeat. Para a primeira formação da banda, Michael Poulsen assumiu a guitarra e os vocais, contando com Teddy Vang (guitarra), Anders Kjolholm (baixo) e Jon Larsen (bateria). Suas experiências em estúdio renderam uma primeira demo auto-intitulada, bem no início de suas atividades.

A gravação atraiu atenção de muitos curiosos, porém quando tentaram a aproximação com uma grande gravadora ouviram de seu executivo "nós realmente gostamos de seu som, mas nós não sabemos quem vai comprá-lo, por isso não podemos assinar um contrato" como lembra Poulsen.

Esta primeira reação não foi suficiente para desanimar os dinamarqueses, que no ano seguinte partiram para sua segunda demo "Beat The Meat", já contando com Franz Gottschalk na guitarra que havia substituído Teddy Vang. Desta vez, porém, eles alcançaram a marca de 1.000 cópias vendidas de forma independente, valendo a assinatura de um contrato com a gravadora Rebel Monster.

O álbum de estréia "The Strength / The Sound / The Songs", foi lançado em 2005 atingindo um sucesso gigantesco na Dinamarca, chegando ao número 18 nas paradas e ganhando o título de melhor álbum do ano em seu país natal, outorgado pela Metal Musik Awards. Destaque para os hits "Poll Of Booze, Booze, Booza", "Soulweeper" e para a música que levou o nome de sua gravadora.

Outra característica marcante da banda eram suas apresentações ao vivo, com destaque para o histórico show no Roskilde Festival, que renderam o prêmio de melhor apresentação do ano votada pelos fãs na Danish Metal Music Awards.

Após uma intensa rotina de shows, chegou o momento de entrar em estúdio para gravar seu segundo álbum "Rock The Rebel / Metal The Devil", lançado em 2007 e considerado um marco para a história da banda. Este registro rendeu enorme sucesso para o Volbeat ao atingir o primeiro posto em vendas no seu país natal, superando até mesmo astros pop como Britney Spears e Bruce Springsteen. Os principais destaques do álbum ficam por conta de "Sad Man's Tongue", "The Human Instrument" e "Radio Girl".

Outro fato marcante foi a contratação do guitarrista Thomas Bredahl que substituiu Franz Gottschalk, logo após o término das gravações. A repercussão crescia, chegando ao ponto de terem seu som reconhecido pelo Metallica e sendo convidados para abertura de seus shows em turnês mundiais.

O terceiro álbum chegaria em 2008 com o título "Guitar Gangster & Cadillac Blood", gravado no Hansen Studios do produtor Jacob Hansen, que também havia sido responsável pelos dois registros anteriores. Como estratégia de promoção, a banda liberou o single "Maybellene I Hofteholder", para download gratuito algumas semanas antes do lançamento do álbum, o que ajudou a alçar a banda para o primeiro posto não apenas na Dinamarca, como também na Finlândia. O reconhecimento neste país motivou uma turnê nos Estados Unidos ao lado do Nightwish, maior expoente do metal finlandês.

Dentre as faixas do álbum, destacam-se a música título, além de "Still Counting" e "Mary Ann's Place", que ajudaram a consolidar a banda na cena metal européia. Outro momento marcante desta fase foi a apresentação para 400.000 mil fãs na Polônia, durante a realização do Przystanek Woodstock, maior festival de música a céu aberto da Europa.

O mais recente lançamento de estúdio foi "Beyond Hell / Above Heaven" de 2010, que mantém seu estilo indefinível com a tradicional mistura de vertentes, apresentando faixas mais aceleradas, lentas e outras intermediárias. Sobre o título do álbum Poulsen afirmou que "é uma maneira dizer às pessoas que elas não pertencem e não devem acreditar no céu ou no inferno, já que é algo que criamos em nossas mentes". A música título, "Fallen" e "A Warrior's Call" receberam maior aceitação dos fãs em shows históricos no Download Festival e na abertura do "Big Four", que contou com as apresentações dos ícones do thrash metal: Anthrax, Megadeth, Slayer e Metallica.

Em 2011 foi lançado o primeiro registro ao vivo em Cd triplo e Dvd duplo, sob título "Live From Beyond Hell / Above Heaven". No final do mesmo ano, foi anunciada a saída do guitarrista Thomas Berdhal sem muitos detalhes que motivaram seu desligamento. Em princípio, provisoriamente, durante as primeiras datas de janeiro e na Gigantour 2012 que acontece nos EUA e Canadá, ele será substituído por Hank Shermann (ex-Mercyful Fate), uma verdadeira lenda do metal dinamarquês e responsável por inspirar os próprios membros do Volbeat no início de suas respectivas carreiras.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Volbeat"


Volbeat: banda é confirmada como um dos headliners do Rock Am Ring 2020Rob Caggiano: ele não se arrepende de ter deixado o Anthrax e entrado para o Volbeat

Volbeat: em exclusiva, Rob Caggiano fala de novo álbum, turnês, metal e AnthraxVolbeat
Em exclusiva, Rob Caggiano fala de novo álbum, turnês, metal e Anthrax

Volbeat: banda divulga making-of de "Leviathan"; vejaVolbeat: soando ainda mais pop em novo trabalhoVolbeat: ouça o novo álbum Rewind, Replay, Rebound no SpotifyVolbeat: veja unboxing do novo álbum, feito pelo vocalista

Fama: 5 bandas que são grandes no exterior e nem tanto no BrasilFama
5 bandas que são grandes no exterior e nem tanto no Brasil

Clipes: 10 vídeos de rock/metal bem legais lançados em 2016Clipes
10 vídeos de rock/metal bem legais lançados em 2016

King Diamond: vetado por Dave Mustaine em show do VolbeatKing Diamond
Vetado por Dave Mustaine em show do Volbeat


Fotos de Infância: Cradle Of FilthFotos de Infância
Cradle Of Filth

Guitarra: em vídeo, o solo mais destrutivo que você já viuGuitarra
Em vídeo, o solo mais destrutivo que você já viu

Massacration: saiba quem é o baterista que tocava de verdadeMassacration
Saiba quem é o baterista que tocava "de verdade"

Iron Maiden: O que a equipe consome quando vai a um pub?Iron Maiden
O que a equipe consome quando vai a um pub?

Curiosidades: 40 fatos inacreditáveis do rockCuriosidades
40 fatos inacreditáveis do rock

Dream Theater: a história por trás da música Pull Me UnderDream Theater
A história por trás da música "Pull Me Under"

Iron Maiden: o último show da era Blaze Bayley no Brasil em 1998Iron Maiden
O último show da era Blaze Bayley no Brasil em 1998


Sobre Rogerio Hamam

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adClio336|adClio336