Power Trios: conheça alguns dos maiores da história do rock

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Matheus Nunes, Fonte: Blog Zé Zumbi
Enviar correções  |  Comentários  | 


Esse artigo foi publicado originalmente no www.zezumbi.com.br, e foi adaptado para aparecer aqui no Whiplash.

2 acessosEm 12/02/1956: Nasce Brian Robertson (Motorhead, Thin Lizzy)5000 acessosOverkill: mandando recado ao Avenged Sevenfold

Esse post não era para ter um formato de lista, mas no final eu tive que listar as 5 das bandas mais notáveis com a formação mais Rock and Roll do Rock: o Power Trio.


O Power-Trio tem suas origens no blues, artistas como MUDDY WATERS não precisavam de mais que um baixista e um baterista para os acompanhar.

Nos anos 60 The JIMI HENDRIX EXPERIENCE, CREAM, BLUE CHEER e GRAND FUNK RAILROAD popularizaram esse tipo de formação e mudaram toda a forma de compor do rock.

Bandas como BLACK SABBATH, LED ZEPPELIN, THE WHO e muitas outras utilizavam o conceito de power-trio (guitarra,baixo e bateria), porém tinham um músico a mais: o vocalista. Outras bandas utilizavam em suas formações o orgão elétrico. Tais como ATOMIC ROOSTER (que também tinha vocalista) e EMERSON, LAKE & PALMER.

No Brasil o PATRULHA DO ESPAÇO acredito que seja o Power-trio de maior nome.

No final das contas eu fiz essa lista para lhes mostrar os mais notáveis dos power-trios.

Lembrando que não foi apenas nos anos 60 que bandas como essas fizeram sucesso, ZZ TOP, MEAT PUPPETS, THE POLICE, BUDGIE, MOUNTAIN, STEVIE RAY VAUGHAN,mais recentemente o THEM CROOKED VULTURES, mas além desses muitos outros power-trios fizeram sucesso com o passar do tempo.

Essa lista não tem como objetivo escolher os melhores power-trios do Rock, mas cá entre nós esse negócio de bandinhas escrotas como o Green Day serem chamadas de Power-Trio é babaquice (né Gibson?). Mas enfim, vamos falar de música de verdade.

5 - MOTÖRHEAD

Tá, eu sei, o MOTORHEAD durante alguns anos teve companhia do Würzel como segundo guitarrista, mas tanto a formação clássica quanto a formação atual são compostas de um trio. Eu considero a formação atual melhor do que a formação clássica, mas isso causa muita discórdia.

4 - EMERSON, LAKE & PALMER

O power trio mais punhetero da história do rock, esses caras eram ótimos músicos, ninguém discorda mas eles realmente queriam provar isso para todo mundo, não vou dizer que o resultado era ruim, essa banda contribuiu muito para a história do rock e seu som será lembrado por muito tempo.

3 - CREAM

Esses caras são muito bons, Jack Bruce no baixo e vocal, Ginger Baker nas baquetas, e Eric Clapton na guitarra, além de ser um dos melhores power-trios é um dos maiores super grupos que já deram à humanidade o prazer de existir.

2 - THE JIMI HENDRIX EXPERIENCE

Alucinados e emocionantes, acho que essa é a melhor descrição para essa banda, todos preenchem muito bem o seu espaço, além de contar com uma das figuras mais marcantes da música Jimi Hendrix, essa banda mostra o que é talento e sentimentalismo em músicas incríveis.

1 - RUSH

O RUSH saiu lá do Canadá no final dos anos 60 para mostrar para o mundo que um trio pode fazer muito mais do que se espera deles, em suas composições, o RUSH, utiliza teclado, guitarra, violão, baixo e uma bateria muito bem esquipada, há quem diga que Geddy Lee tem uma voz esquisita, mas eu acho que se encaixa muito bem no conjunto final da obra.

E aê discordou da lista? Achou algum erro? COMENTE!

Putz, eu não falei nada do SIR LORD BALTIMORE...

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Judas PriestJudas Priest
Lemmy significou muito para Rob Halford

2 acessosEm 12/02/1956: Nasce Brian Robertson (Motorhead, Thin Lizzy)84 acessosPhil Campbell: Lyric-video da nova faixa "Ringleader"738 acessosMotorhead: edição especial de 40 anos do primeiro disco1999 acessosFuturo Headbanger: Pai homenageia Lemmy e Mustaine em nome do Filho31 acessosEm 16/05/2000: Motorhead lança o álbum We Are Motörhead0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Motorhead"

Lemmy KilmisterLemmy Kilmister
Até a WWE fez tributo ao falecido frontman

MotörheadMotörhead
Morre, aos 61 anos de idade, Phil "Philthy Animal" Taylor

MotorheadMotorhead
Lemmy manda a real sobre os terroristas de Paris

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Rush"0 acessosTodas as matérias sobre "Jimi Hendrix"0 acessosTodas as matérias sobre "Motorhead"0 acessosTodas as matérias sobre "Cream"


OverkillOverkill
Mandando recado ao Avenged Sevenfold

HumorHumor
Você sabe que o rock está moderninho quando...

Legião UrbanaLegião Urbana
Bonfá toca bateria com fone e passa vergonha na TV

5000 acessosEm 08/03/1995: Ingo Schwichtenberg, baterista do Helloween, comete suicídio5000 acessosMetallica: A reação de James a famosos usando camisetas da banda5000 acessosVoz: 10 músicos que cantam tão bem quanto os vocalistas de suas bandas (Parte I)5000 acessosMarilyn Manson: 8 vezes em que ele provou que o mundo estava errado5000 acessosBlack Sabbath: Tony Iommi explica como tocar "Paranoid"5000 acessosSlipknot: Corey Taylor canta clássico do Alice In Chains

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.


Sobre Matheus Nunes

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online