Power Trios: conheça alguns dos maiores da história do rock
Por Matheus Nunes
Fonte: Blog Zé Zumbi
Postado em 26 de maio de 2011
Esse artigo foi publicado originalmente no www.zezumbi.com.br, e foi adaptado para aparecer aqui no Whiplash.
Esse post não era para ter um formato de lista, mas no final eu tive que listar as 5 das bandas mais notáveis com a formação mais Rock and Roll do Rock: o Power Trio.
O Power-Trio tem suas origens no blues, artistas como MUDDY WATERS não precisavam de mais que um baixista e um baterista para os acompanhar.
Nos anos 60 The JIMI HENDRIX EXPERIENCE, CREAM, BLUE CHEER e GRAND FUNK RAILROAD popularizaram esse tipo de formação e mudaram toda a forma de compor do rock.
Bandas como BLACK SABBATH, LED ZEPPELIN, THE WHO e muitas outras utilizavam o conceito de power-trio (guitarra,baixo e bateria), porém tinham um músico a mais: o vocalista. Outras bandas utilizavam em suas formações o orgão elétrico. Tais como ATOMIC ROOSTER (que também tinha vocalista) e EMERSON, LAKE & PALMER.
No Brasil o PATRULHA DO ESPAÇO acredito que seja o Power-trio de maior nome.
No final das contas eu fiz essa lista para lhes mostrar os mais notáveis dos power-trios.
Lembrando que não foi apenas nos anos 60 que bandas como essas fizeram sucesso, ZZ TOP, MEAT PUPPETS, THE POLICE, BUDGIE, MOUNTAIN, STEVIE RAY VAUGHAN,mais recentemente o THEM CROOKED VULTURES, mas além desses muitos outros power-trios fizeram sucesso com o passar do tempo.
Essa lista não tem como objetivo escolher os melhores power-trios do Rock, mas cá entre nós esse negócio de bandinhas escrotas como o Green Day serem chamadas de Power-Trio é babaquice (né Gibson?). Mas enfim, vamos falar de música de verdade.
5 - MOTÖRHEAD
Tá, eu sei, o MOTORHEAD durante alguns anos teve companhia do Würzel como segundo guitarrista, mas tanto a formação clássica quanto a formação atual são compostas de um trio. Eu considero a formação atual melhor do que a formação clássica, mas isso causa muita discórdia.
4 - EMERSON, LAKE & PALMER
O power trio mais punhetero da história do rock, esses caras eram ótimos músicos, ninguém discorda mas eles realmente queriam provar isso para todo mundo, não vou dizer que o resultado era ruim, essa banda contribuiu muito para a história do rock e seu som será lembrado por muito tempo.
3 - CREAM
Esses caras são muito bons, Jack Bruce no baixo e vocal, Ginger Baker nas baquetas, e Eric Clapton na guitarra, além de ser um dos melhores power-trios é um dos maiores super grupos que já deram à humanidade o prazer de existir.
2 - THE JIMI HENDRIX EXPERIENCE
Alucinados e emocionantes, acho que essa é a melhor descrição para essa banda, todos preenchem muito bem o seu espaço, além de contar com uma das figuras mais marcantes da música Jimi Hendrix, essa banda mostra o que é talento e sentimentalismo em músicas incríveis.
1 - RUSH
O RUSH saiu lá do Canadá no final dos anos 60 para mostrar para o mundo que um trio pode fazer muito mais do que se espera deles, em suas composições, o RUSH, utiliza teclado, guitarra, violão, baixo e uma bateria muito bem esquipada, há quem diga que Geddy Lee tem uma voz esquisita, mas eu acho que se encaixa muito bem no conjunto final da obra.
E aê discordou da lista? Achou algum erro? COMENTE!
Putz, eu não falei nada do SIR LORD BALTIMORE...
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
Os clássicos do rock que estão entre as músicas preferidas de Carlo Ancelotti
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
Os 3 veteranos do rock que lançaram álbuns que humilham os atuais, segundo Regis Tadeu
A conversa franca de Bruce Dickinson com Rod Smallwood antes do teste para o Iron Maiden
A importante lição que Steve Harris, do Iron Maiden, aprendeu com o Genesis
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Vídeo dos Mutantes tocando Beatles em 1969 é encontrado
Wolfgang Van Halen lidera lista do Loudwire com a melhor música de rock de 2025
Isa Roddy, ex-vocalista do Dogma, ressignifica balada do Black Sabbath

A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
A música do Rush que Geddy Lee diz ser "dolorosa" de ouvir
Rush anuncia morte da mãe do baterista Neil Peart
15 rockstars que são judeus e você talvez não sabia, segundo a Loudwire
A maior linha de baixo do rock, para Geddy Lee; "tocaria com eles? Nem a pau"
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
Rock Cristão: as principais bandas nacionais
"Cê tá de brincadeira, né?": quando grandes nomes vacilam


