Mundo Aor: dicas de álbuns do gênero para se ouvir

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Leonel Golin Neto, Fonte: RateYourMusic
Enviar correções  |  Comentários  | 


Alguns ainda se perguntam: Do que se trata o gênero AOR? AOR significa "Album-oriented rock" ou "Álbum orientado ao rock" na tradução para o português. Foi um nome retirado de um formato americano de rádio FM que focava em faixas de álbuns de artistas de rock. Na década de 90, este termo começou a ser utilizado para definir o rock melódico como um rótulo, mas o gênero já existia desde os anos 70 de bandas como JOURNEY, FOREIGNER e BOSTON.
4147 acessosJourney: Steve Perry era um fenômeno humano, diz baixista do Styx5000 acessosOzzy Osbourne: comendo oferenda de macumba no Rock in Rio

Como um admirador deste gênero, sempre à procura de bandas que foram esquecidas desde o princípio setentista, percebi que as bandas que não fizeram sucesso tinham mais qualidade que as demais, como SURVIVOR e EUROPE, que marcaram com hits inesquecíveis, "I Can't Hold Back" e "The Final Countdown". O grande problema está em escutar um álbum por completo destas bandas mais pops, onde a repetição emana sobre nossos ouvidos e caímos na seleção musical como acontece com bandas que só criam hits.

O fato é que as bandas undergrounds tinham uma estabilidade em seus álbuns: eles começavam e terminavam com músicas boas. Também é perceptível que o auge dessas bandas undergrounds foram no fim da década de 80 até a metade da década de 90 e atualmente com bandas reerguendo a qualidade do gênero, como 91 SUITE, PRIDE OF LIONS, VOICES OF ROCK, UNRULY CHILD, entre outros. Agora quem teve oportunidade de escutar o álbum de carreira solo do MARK FREE (ex-KING KOBRA, SIGNAL e atualmente no UNRULY CHILD), o "Long Way From Love"? Não tenho nem dados de quantas cópias desse disco foram vendidas, mas tenho certeza de que a MARCIE FREE (em meados da década de 90, MARK FREE fez uma operação para mudança de sexo) não teve nem o gostinho de gastar o dinheiro dos lucros em vendas do álbum. É uma aula de vocal, e não poupo esforços em dizer que está a frente de muitos vocalistas conhecidos no mundo do Rock'n'Roll, além de trazer aquela nostalgia típica do rock melódico. Outro trabalho espetacular do ex-rapaz foi no SIGNAL, com o álbum "Loud and Clear", onde a mistura do Hard Rock e do AOR formaram belíssimas melodias, como a "Does Feel Like Love" que contagia na primeira ouvida.

Aqui faço uma lista com álbuns de AOR que recomendo para todos leitores:

"Long Way From Love - Mark Free"
"Now is Then, Then is Now - Mark Spiro"
"Loud and Clear - Signal"
"On a Storyteller's Night - Magnum"
"Escape - Journey"
"Harem Scarem - Harem Scarem"
"Walk in The Fire - Strangeways"
"91 Suite - 91 Suite"
"... Slaves of The New World - Steelhouse Lane"
"Power - Atlantic"
"Out of The Silence - Dare"
"Excess All Areas - Shy"
"Tough it Out - FM"
"Pride of Lions - Pride of Lions"
"Window to Light - Stan Meissner"
"Unruly Child - Unruly Child"
"Into The Street - Boulevard"
"Double Eclipse - Hardline"
"Journey to L.A. - Aor"
"Worlds Collide - Unruly Child"
"Beneath The Shining Water - Dare"
"Talisman - Talisman"
"Never Say Surrender - Red Dawn"
"MMVII - Voices of Rock"
"Mitch Malloy - Mitch Malloy"
"Out of This World - Europe"
"Music From The Planet - Planet 3"
"Dangerous Games - Stan Meissner"

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 06 de junho de 2017

JourneyJourney
Steve Perry era um fenômeno humano, diz baixista do Styx

1883 acessosJourney: Neal Schon reclama de Jonathan Cain nas redes0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Journey"

WatchmojoWatchmojo
Os 10 clipes mais ridículos dos 80's

Os mais feiosOs mais feios
Gene Simmons, Lemmy Kilmister, Alex Van Halen...

VírgulaVírgula
Hits dos 80s que a gente tinha vergonha, mas hoje canta com vontade

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Journey"0 acessosTodas as matérias sobre "Foreigner"0 acessosTodas as matérias sobre "Boston"0 acessosTodas as matérias sobre "Survivor"0 acessosTodas as matérias sobre "Europe"

Ozzy OsbourneOzzy Osbourne
Comendo oferenda de macumba no Rock in Rio I

MetallicaMetallica
Hetfield fala sobre Dave Mustaine, Load e homossexualidade

Andre MatosAndre Matos
"Eu não estava preparado para cantar no Maiden!"

5000 acessosDemonstrações de afeto: fotos de rockstars que já se beijaram, parte 15000 acessosKiss: a mais longa e reveladora entrevista de Eric Singer5000 acessosNão é Jesus: Imagem de David Gilmour aparece no pescoço de Fernanda Souza5000 acessosPantera: "Phil fez um monte de coisas pra denegrir a imagem da banda", diz Vinnie Paul5000 acessosPapa Francisco: clássico gesto de Dio é reproduzido pelo Pontífice5000 acessosTop 10: Álbuns conceituais

Sobre Leonel Golin Neto

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online