Rock e Video Game: do Pinball do Kiss ao Rock Band

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Fábio Ruivo Brolo, Fonte: hardnrocker
Enviar correções  |  Comentários  | 

Neste especial contaremos a ligação entre duas das minhas maiores paixões (e possivelmente das suas): rock e vídeo game, indo muito além de títulos recentes...

5000 acessosBruce Dickinson: sua coleção de clássicos do Metallica5000 acessosGene Simmons: sexo com vocalista do Linkin Park na cadeia?

O primeiro "Crossover" entre uma banda de rock e um videogame foi em 1978, com a criação do Pinball personalizado do Kiss. As máquinas de Pinball da banda fizeram tanto sucesso que no ano de 2001 ganharam uma versão para o PSONE.

Nossa próxima história será sobre a primeira aparição de Slash em um game - como assim, já iremos falar de "Guitar Hero 3"? Não, estamos falando do game "FINAL FIGHT", onde o Slash é do mal e tem como companheiro nada mais nada menos do que Axl! O jogo foi lançado em 1989 e é considerado, até hoje, um dos jogos de luta mais clássicos de todos os tempos.

O proximo clássico que iremos falar é o game de corrida "Rock & Roll Racing". A trilha sonora contava com Black Sabbath, Deep Purple, entre outros. O game foi lançado em 1993 para Super Nintendo, Mega Drive e Game Boy Advance.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Mais tarde, no ano de 1998, podemos encontrar o jogo de luta mais "rock" de todos os tempos: estamos falando do "Guilty Gear", que ao longo de sua série faz várias referências ao rock em músicas e personagens, ataques especiais e assim por diante. Por exemplo, o personagem Axl Low é denominado por causa de Axl Rose (carregando uma semelhança que bate muito a o representante do Guns n' Roses), enquanto o ataque especial de Millia Rage, Iron Maiden, é denominado por causa da banda de mesmo nome; Slayer tem esse nome por causa da banda homônima; Potenkin era prisioneiro em uma ilha flutuante chamada Zeppe, que é em zepelin de chumbo em alusão ao Led Zeppelin. Em particular, o jogo inclui numerosas referências ao Queen, a banda favorita do criador de Guilty Gear, Daisuke Ishiwatari. Ishiwatari originalmente dublou Sol Badguy (cujo nome real é Fredderick, por causa do líder vocal Freddie Mercury), um dos personagens principais do jogo que o manual descreve como um fã ávido de Queen. O nome "Badguy" faz referência ao apelido de Freddie Mercury, Mr. Bad Guy.

No ano de 1999, outro personagem foi criado com inspiração no rock, ou melhor no heavy metal, e pela primeira vez o homenageado não era um artista, e sim o mascote da banda britânica Iron Maiden: o game "ED HUNTER THE VIDEOGAME" narra a história de um jornalista e investigador freelancer. O jogo se inicia em seu escritório e você recebe uma proposta para ir atrás de uma "pessoa", na qual deve procurá-la até no fim do mundo, se for necessário. As fases do game são inspiradas em canções da banda: London's East End ('Iron Maiden'& 'Killers'), Manicômio ('Piece of Mind'), Inferno ('The Number of the Beast'), Cemitério ('Live After Death'), Pirâmides Egípcias ('Powerslave'), o Futuro ('Somewhere in Time') e Paisagem Apocalíptica ('Virtual XI'). Quem comprava o jogo ganhava de brinde dois CDs com um "Top 20", votado pelos fãs na página oficial da banda.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Em 2005 foi lançado o primeiro Guitar Hero. O jogo provavelmente foi o mais marcante em termos de rock, pois os produtores não imaginavam o sucesso que o game faria. A maioria das músicas não eram cantadas pelo vocalista original, mas a franquia cresceu tanto que alguns artistas reais, como Slash e Kurt Cobain, foram transportados para o jogo.

Além das aparições de artistas, também foi lançado "Guitar Heros", com temática de bandas como Aerosmith, Van Hallen e Metallica. O principal game concorrente do Guitar Hero é o Rock Band, que inclusive já lançou uma expansão em homenagem à banda australiana AC/DC.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 14 de junho de 2012
Post de 04 de junho de 2017

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Guitar Hero"

RATMRATM
Garotinho de 2 anos se emociona com música no guitar hero

Zakk WyldeZakk Wylde
"Guitar Hero é a melhor coisa desde Eruption"

King DiamondKing Diamond
Relato detalhado das gravações para Guitar Hero

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Rock Band"0 acessosTodas as matérias sobre "Guitar Hero"

Bruce DickinsonBruce Dickinson
Sua coleção de clássicos do Metallica

Gene SimmonsGene Simmons
Sexo com vocalista do Linkin Park na cadeia?

The Voice KidsThe Voice Kids
Garotinha canta Led Zeppelin e conquista todos

5000 acessosÁlbuns: os vinte piores discos de todos os tempos5000 acessosSepultura: Derrick Green não era o cara certo, diz Max Cavalera5000 acessosNotas altas: as dez mais impressionantes do Heavy Metal5000 acessosTop 5: discos solo que foram lançados sob o nome de bandas5000 acessosDinho Ouro Preto: parar de fumar foi pior que parar com cocaína5000 acessosPink Floyd: Todos erguemos muros ao redor... qual é o seu?

Sobre Fábio Ruivo Brolo

Fábio Ruivo Brolo, 21 anos, formado em tecnólogo em informática. Jundiaiense, Gunner desde os 13 anos de idade após assistir pela primeira vez o clipe de November Rain em um DVD que continha diversos clipes de rock. Além do Guns tem como bandas preferidas os grandes nomes do Heavy Metal e do Hard Rock. Tentando ainda em fase inicial se tornar um bom guitarrista um dia, porém enquanto não consegue se esforça para pelo menos contribuir com o mundo do rock com boas notícias e informações. Twitter @FBROLO.

Mais matérias de Fábio Ruivo Brolo no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online