Rock e Video Game: do Pinball do Kiss ao Rock Band
Por Fábio Ruivo Brolo
Fonte: hardnrocker
Postado em 31 de dezembro de 2010
Neste especial contaremos a ligação entre duas das minhas maiores paixões (e possivelmente das suas): rock e vídeo game, indo muito além de títulos recentes...
O primeiro "Crossover" entre uma banda de rock e um videogame foi em 1978, com a criação do Pinball personalizado do Kiss. As máquinas de Pinball da banda fizeram tanto sucesso que no ano de 2001 ganharam uma versão para o PSONE.
Nossa próxima história será sobre a primeira aparição de Slash em um game - como assim, já iremos falar de "Guitar Hero 3"? Não, estamos falando do game "FINAL FIGHT", onde o Slash é do mal e tem como companheiro nada mais nada menos do que Axl! O jogo foi lançado em 1989 e é considerado, até hoje, um dos jogos de luta mais clássicos de todos os tempos.
O proximo clássico que iremos falar é o game de corrida "Rock & Roll Racing". A trilha sonora contava com Black Sabbath, Deep Purple, entre outros. O game foi lançado em 1993 para Super Nintendo, Mega Drive e Game Boy Advance.
Mais tarde, no ano de 1998, podemos encontrar o jogo de luta mais "rock" de todos os tempos: estamos falando do "Guilty Gear", que ao longo de sua série faz várias referências ao rock em músicas e personagens, ataques especiais e assim por diante. Por exemplo, o personagem Axl Low é denominado por causa de Axl Rose (carregando uma semelhança que bate muito a o representante do Guns n' Roses), enquanto o ataque especial de Millia Rage, Iron Maiden, é denominado por causa da banda de mesmo nome; Slayer tem esse nome por causa da banda homônima; Potenkin era prisioneiro em uma ilha flutuante chamada Zeppe, que é em zepelin de chumbo em alusão ao Led Zeppelin. Em particular, o jogo inclui numerosas referências ao Queen, a banda favorita do criador de Guilty Gear, Daisuke Ishiwatari. Ishiwatari originalmente dublou Sol Badguy (cujo nome real é Fredderick, por causa do líder vocal Freddie Mercury), um dos personagens principais do jogo que o manual descreve como um fã ávido de Queen. O nome "Badguy" faz referência ao apelido de Freddie Mercury, Mr. Bad Guy.
No ano de 1999, outro personagem foi criado com inspiração no rock, ou melhor no heavy metal, e pela primeira vez o homenageado não era um artista, e sim o mascote da banda britânica Iron Maiden: o game "ED HUNTER THE VIDEOGAME" narra a história de um jornalista e investigador freelancer. O jogo se inicia em seu escritório e você recebe uma proposta para ir atrás de uma "pessoa", na qual deve procurá-la até no fim do mundo, se for necessário. As fases do game são inspiradas em canções da banda: London's East End ('Iron Maiden'& 'Killers'), Manicômio ('Piece of Mind'), Inferno ('The Number of the Beast'), Cemitério ('Live After Death'), Pirâmides Egípcias ('Powerslave'), o Futuro ('Somewhere in Time') e Paisagem Apocalíptica ('Virtual XI'). Quem comprava o jogo ganhava de brinde dois CDs com um "Top 20", votado pelos fãs na página oficial da banda.
Em 2005 foi lançado o primeiro Guitar Hero. O jogo provavelmente foi o mais marcante em termos de rock, pois os produtores não imaginavam o sucesso que o game faria. A maioria das músicas não eram cantadas pelo vocalista original, mas a franquia cresceu tanto que alguns artistas reais, como Slash e Kurt Cobain, foram transportados para o jogo.
Além das aparições de artistas, também foi lançado "Guitar Heros", com temática de bandas como Aerosmith, Van Hallen e Metallica. O principal game concorrente do Guitar Hero é o Rock Band, que inclusive já lançou uma expansão em homenagem à banda australiana AC/DC.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps