Sirenia: conheça a história do projeto de Morten Veland
Por Karina Detrigiachi
Fonte: Site Oficial
Postado em 15 de agosto de 2009
O SIRENIA foi fundado na Noruega em 2001 pelo vocalista e guitarrista Morten Veland.
Veland era integrante do TRISTANIA, banda norueguesa de gothic metal e decidiu deixar a banda para montar o SIRENIA alegando querer levar sua música a um novo nível, e, como já era conhecido pelos amantes do gothic metal, o SIRENIA rapidamente ganhou reconhecimento e uma legião de fãs.
Mesmo em uma nova banda, Veland manteve contato com sua gravadora Napalm Records e com o produtor Terje Refnes, e então convidou o também vocalista e guitarrista Kristian Gundersen para integrar a banda, assim como o tecladista Hans Henrik Varland e o violinista Pete Johansen, este que por sua vez também já era conhecido por ter integrado o TRISTANIA e a banda THE SINS OF THY BELOVED.
Porém a banda ainda necessitava de uma vocalista feminina, então Veland recrutou a francesa Fabienne Gondamin e no começo de 2002 o SIRENIA lança seu primeiro álbum intitulado "At Sixes and Sevens".
Logo após o lançamento do álbum a vocalista Fabienne Gondamin teve de deixar a banda por residir na França, o que dificultva sua permanencia uma vez que os outros integrantes residiam na Noruega.
Em 2003 entram para a banda o baterista Jonathan Perez e a vocalista Henriette Bordvik e, com uma nova formação, o SIRENIA começa a excursionar para divulgar seu álbum.
No final de 2003, a banda começou a trabalhar em seu segundo álbum, este que foi lançado no começo de 2004 com o título "An Elixir Of Existence".
Em agosto de 2004 o guitarrista Kristian Gundersen deixa a banda para se dedicar a outros projetos e alguns meses depois o baterista Jonathan Perez também deixa a banda, este que por sua vez é substituído por Roland Navratil da banda EDENBRIDGE.
Em fevereiro de 2005 é lançado o EP "Sirenian Shores" e em setembro a vocalista Henriette Bordvik deixa a banda, porém somente um ano depois a banda anunciou sua substituta, a dinamarquesa Monika Pedersen.
Em fevereiro de 2007 é lançado o terceiro álbum da banda intitulado "Nine Destinies and a Downfall" que recebeu muitas críticas positivas em vários países.
No final de 2007 a vocalista Monika Pedersen deixa a banda alegando diferenças musicais e chegou até mesmo a declarar que o SIRENIA não era a banda certa pra ela.
Em 2008, o SIRENIA anuncia sua nova vocalista, a espanhola Ailyn e o guitarrista Bjørnar Landa anuncia sua saída da banda para se dedicar a sua família e estudos.
Para substituir seu posto foi recrutado Michael S. Krumins, conhecido por ter integrado as bandas TRAIL OF TEARS e GREEN CARNATION.
Em janeiro de 2009, a banda lançou seu quarto álbum intitulado "The 13th Floor".
Recentemente Veland anunciou um novo projeto chamado MORTEMIA, que seguirá os passos do álbum "Beyond the Veil", que é considerado o melhor álbum de sua antiga banda TRISTANIA.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps