Anthem
Por Emanuel Seagal
Fonte: JaMe Brasil
Postado em 18 de maio de 2009
perfil
O Anthem é uma das primeiras bandas de heavy metal japonês, juntamente com o Loudness e VowWow, se equiparando em status com essas, apesar de não ser internacionalmente tão popular quanto as anteriores.
O Anthem toca uma ampla variedade de heavy e power metal. A banda teve uma série de bons vocalistas, entre eles, o mais memorável, sem dúvida foi Eizo Sakamoto.
Para qualquer um que queira ouvir um bom metal japonês old-school, o Anthem é uma ótima pedida!
biografia
A história começa quando Toshihito Maeda (vo), Akifumi Koyanagi (gt), Takamasa MAD Ohuchi (bat) e Naoto Shibata (ba) formaram uma banda. Então Koyanagi trocou de lugar com o guitarrista Hiroya Fukuda e assim foi fundada a primeira formação do Anthem no ano de 1981.
A primeira tour do Anthem se deu dois anos depois. Em 1984 a banda produziu demos para lhes assegurar contrato com uma gravadora. Ao mesmo tempo em que iniciavam uma tour pelo país, seguindo o comando do seu líder Naoto.
Maeda decide sair do Anthem, então para substituí-lo o carismático vocalista Eizo Sakamoto ingressa na banda em Março de 1985. A banda assina contrato com o selo major King Records. Em julho, Anthem lança seu álbum de estréia "ANTHEM", seguido pela tour promocional. A banda tinha sido contratada para abrir os shows do Earthshaker no Shibuya Koukaidou, num evento de duração de 3 dias, em setembro. Mais tarde no final do ano o EP Ready to Ride é lançado em dezembro.
Em março do ano seguinte o fã-clube oficial chamado Metal Quire fora inaugurado e tão logo seus fãs puderam ter em mãos o novo álbum "TIGHTROPE". O álbum deixou uma ótima impressão com uma sólida e sonora gravação de power-metal, e foi logo acompanhada de outra tour.
Em março de 1987, a banda lançou "BOUND TO BREAK" antes de irem para LA trabalhar, participaram de uma sessão de fotos e também de uma pequena tour em clubes menores. Este era o início da venda de material do Anthem para o exterior.
Após a publicação de "THE SHOW CARRIES ON!" em setembro, Eizo anuncia sua saída da banda, que agora estava alcançando o sucesso. Após essa perda irreparável, a banda até chegou a pensar em uma separação. O Anthem então acabou ficando sem um vocalista por um breve período, quando Yukio Morikawa entrou substituindo Eizo em Novembro. Neste ano o Anthem ainda tocaria em diversos eventos, juntamente com bandas (que até o momento não eram tão grandes) como Outrage, D’erlanger, Dead End e Ziggy.
O próximo álbum do Anthem foi "GYPSY WAYS" que havia sido lançado em maio de 1988 (agora contando com Yoshitaka Mikuni como tecladista de apoio). "GYPSY WAYS" foi seguido pelo álbum "HUNTING TIME" exatamente no ano seguinte. O Anthem também gravaria seu primeiro vídeo promocional (PV) e um comercial para este álbum.
Naquela época, a cena do Metal Japonês estava em seu auge. Gigantes do gênero como Loudness e VowWow faziam seu nome no exterior e muitas outras bandas mais jovens iam aparecendo na cena. Mas o envolvimento com a cena tinha lados negativos. Muitas bandas perderam o peso das bandas de metal de antes e o visual (tal como os cortes de cabelo) ficou mais importante que a música em si. As vendas dos álbuns do Anthem decaíram, fazendo com que se colocasse mais pressão ainda nesta banda que agora possuía sete anos de estrada – definitivamente estes não foram tempos fáceis para eles.
Após uma série de de shows a banda lançaria seu primeiro single "LOVE ON THE EDGE" em março de 1990, seguido pelo álbum "NO SMOKE WITHOUT FIRE" (O tecladista Don Airey começara a atuar como músico de suporte neste tempo). Fukuda decidiu sair da banda e fora substituído por Hideaki Nakama. O Anthem embarcou para uma tour na Coréia e obtiveram um grande sucesso com os concertos lá.
Em agosto de 1990 a banda lançou o álbum "Best" que logo foi seguido por uma série de infortúnios com a banda; Hideaki saiu da banda devido a um acidente sério de carro e algumas discussões com Naoto. Akio Shimizu foi escolhido para preencher a vaga de guitarrista escolhido através de uma audição. Por muito tempo não houve novos lançamentos pelo sempre ativo Anthem. A banda se absteve dos palcos por um ano inteiro.
Quando o álbum seguinte foi lançado, dois anos depois, "DOMESTIC BOOTY", os integrantes da banda (salvo Naoto) começaram a seguir seus próprios caminhos, ocasionando a saída dos demais membros do Anthem após 10 anos de banda. Em julho de 1992 a banda apresentou-se pela última vez. Dois meses depois, em setembro, o álbum ao vivo "LAST ANTHEM" (que incluía gravações da ultima apresentação) e outra compilação foi lançada. Logo a banda cessava suas atividades e desaparecia por longos oito anos.
Em 1999 o vocalista Graham Bonnet (ex-Rainbow e ex-Alcatrazz), Naoto Shibata no baixo, Akio Shimizu na guitarra e Takamasa MAD Ohuchi na bateria – reuniram-se e reviveram o Anthem com o álbum "HEAVY METAL ANTHEM", composto somente por regravações da fase áurea com o novo vocalista, vale lembrar que neste álbum, todas as letras foram traduzidas para o inglês.
Outro álbum "best of" seria lançado ("ANTHEM WAYS"), e depois novas mudanças na formação, Graham Bonnet dava lugar ao já conhecido Eizo Sakamoto e Hirotsugu Homma (vindo da banda EZO, que continha em sua formação Masaki Yamada que integrou uma das formações do Loudness logo após Michael Vescera) ocupou a bateria no lugar de Ohuchi. Este quarteto permanece o mesmo até hoje.
No ano seguinte, o Anthem lançou diversos álbuns: "SEVEN HILLS" , "OVERLOAD" , "LIVE MELTDOWN" (como o próprio título diz, é um álbum ao vivo) e "ETERNAL WARRIOR".
Em 2005, o box "OFFICIAL BOOTLEG" foi lançado. Incluindo um CD com gravações ao vivo, um CD com versões demos nunca antes lançadas (incluindo algumas das músicas da primeira formação do Anthem) e um DVD adicional. Seus sete primeiros álbuns que foram remasterizados e re-lançados em junho, incluindo faixas bônus ("THE SHOW CARRIES ON" havia se tornado um CD - duplo)
Em Agosto, os fãs puderam comprar também "PROLOGUE LIVE BOX", um box de três CDs com gravações de Agosto a Dezembro de 2004 e Fevereiro de 2005.
No ano de 2005, o DVD comemorando o aniversário de 20 anos da banda foi lançado, contando com muitas participações inusitadas, inclusive alguns de seus ex-membros tocam neste show de aniversário: Yukio Morikawa, Takamasa MAD Ohuchi, Hiroya Fukuda e Hideaki Nakama.
Em agosto de 2006 é lançado "IMMORTAL" e no início do ano de 2007 saem em tour conjunta com o ex-Sex Machineguns, Anchang.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
A surpreendente balada que era a música favorita de todos os tempos de Ozzy Osbourne
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
Três Álbuns Seminais Lançados em 1975, nos EUA
Os 10 melhores álbuns do groove metal, segundo o RYM, incluindo um brasileiro
O guitarrista de jazz que largou John Lennon no estúdio; "Poderia ter sido muito legal"
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
10 guitarristas impossíveis de serem copiados, conforme o Metal Injection
Ozzy Osbourne não ouvia tanto rock pesado quanto as pessoas imaginam, revelam filhos
Rock in Rio 2026: vendas do Rock in Rio Card começam em dezembro
Glenn Hughes diz adeus ao Brasil em vídeo - "Sentirei saudades!"
Alcest - Discografia comentada
Eles abriram caminho para bandas como o Guns N' Roses, mas muita gente nunca ouviu falar deles
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"
Bandas de Heavy Metal esquecidas (ou desconhecidas) do público brasileiro


