Martin Popoff: o maior escritor "metálico" do planeta

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ricardo Seelig, Fonte: Collector´s Room
Enviar correções  |  Comentários  | 

Para mim, o canadense Martin Popoff é o principal escritor especializado em heavy metal e hard rock da atualidade. Ex-editor de publicações destinadas à música pesada, contribuiu e continua contribuindo com revistas como Goldmine, Record Collector, Guitar World e Revolver, além de já ter produzido material para a VH1, Amazon, Outsider, Maximum Guitar, Classic Rock e outros.

5000 acessosOzzy Osbourne: Madman dá a cura para a ressaca5000 acessosManowar: A vida real e nada épica dos Reis do Metal?


Respeitadíssimo pelos músicos, Martin possui uma extensa bibliografia focada no heavy metal, indo desde os primórdios do estilo até os tempos atuais. Seus livros são leitura obrigatória para quem se interessa e quer compreender melhor este apaixonante gênero chamado heavy metal.

Abaixo estão listados todos os livros lançados por Martin em quase vinte anos de carreira como escritor. Não há reviews dos mesmos, mas sim uma espécie de guia para quem quiser se aventurar pelas excelentes obras desse compulsivo escritor canadense, dono de um trabalho pra lá de recomendado.

Boa viagem e divirtam-se!


The Collector´s Guide to Heavy Metal

Contém 3.750 reviews de álbuns de heavy metal, abrangendo discos lançados até 1997, com 540 páginas de textos, sem imagens. Além disso, vem com um CD com samplers de 19 faixas, um glossário de termos, entre outras informações bastante úteis para quem aprecia a música pesada.


The Goldmine Heavy Metal Record Price Guide

Um dos principais guias de preços para colecionadores de heavy metal, com 11.800 itens e sua respectiva cotação, abrangendo LPs, EPs e singles. Além disso, contém 300 fotos, textos descritivos sobre os itens, um CD com 18 faixas de bandas do selo Metal Blade, o top#10 com os álbuns preferidos de Martin e muito mais, tudo em 368 páginas obrigatórias para quem curte metal.


Southern Rock Review

200 páginas com 410 reviews de discos de southern rock. Um compêndio repleto de textos interessatíssimos, e que vem acompanhado por um CD com dez samplers de clássicos do gênero. Quem é fã do som do sul dos Estados Unidos precisa ter.


The Top 500 Heavy Metal Songs of All Time

Um trabalho de pesquisa exemplar em busca das quinhentas maiores e mais representativas composições da história do rock pesado. Em 468 páginas, Popoff disseca o gênero que tanto amamos, analisando cada uma das canções, tudo com dezenas de fotos dos grupos, singles e álbuns onde cada faixa está contida. Outra obra obrigatória.


The Top 500 Heavy Metal Albums of All Time

Dando sequência ao livro anterior, Popoff compilou os quinhentos discos mais representativos da história do metal em 450 páginas. Cada álbum foi analisado pelo autor, e a obra traz, além de inúmeras fotos, outros atrativos como listas, os preferidos do escritor, etc.


The Collector´s Guide to Heavy Metal - Volume 1: The Seventies

Incríveis 1.162 reviews de álbuns da primeira geração do heavy metal, abrangendo o final dos anos sessenta e os clássicos anos setenta. Vem ainda com um CD com samplers de raridades setentistas, formando um livro apetitosíssimo para colecionadores e fãs do chamado hardão 70.


The Collector´s Guide to Heavy Metal - Volume 2: The Eighties

432 páginas com 2.258 reviews de álbuns lançados na década de oitenta, considerada por muitos como a era de ouro do heavy metal. Vem também com um CD com raridades da década e inúmeros outros atrativos, tornando a obra emblemática.


The Collector´s Guide to Heavy Metal - Volume 3: The Nineties

3.073 reviews espalhados por 518 páginas repletas de textos cheios de informação. Também vem com um CD com raridades, listas elaboradas por Martin e outras cositas más.


Blue Oyster Cult: Secrets Revealed!

A história do clássico grupo, com entrevistas com os integrantes da banda e pessoas próximos ao conjunto. Acabou de ser relançado, transformando o livro original, que tinha 193 páginas, em uma enciclopédia com 303 páginas e 174 imagens. Se você é fã do BOC, é uma leitura obrigatória.


Contents Under Pressure: 30 Years of Rush at Home & Away

Um canadense contado a história do maior e mais importante grupo de rock de seu país. Autorizado pela própria banda, o livro contém 230 páginas com entrevistas com o trio e sua rica história. Além disso, é totalmente colorido e traz 270 fotos. Sensacional.


The New Wave of British Heavy Metal Singles

580 singles da NWOBHM são analisados por Martin Popoff nessa obra definitiva sobre o movimento que moldou o heavy metal como o conhecemos hoje. Cada item tem o seu valor de mercado apontado, número de catálogo, ano de lançamento, e o livro traz ainda 424 fotos. Básico.


UFO: Shoot Out the Lights

Biografia do lendário grupo inglês, que influenciou gigantes como Iron Maiden e Judas Priest. Entrevistas, análise de cada discos, de cada canção, em 257 páginas que incluem inclusive as carreiras solo de cada músico que passou pelo UFO.


Rainbow: English Castle Magic

O cultuado grupo que Ritchie Blackmore formou após a sua saída do Deep Purple em meados dos anos setenta tem a sua história contada nos mínimos detalhes por Popoff. Em 228 páginas, o escritor canadense analisa disco a disco, faixa a faixa, toda a obra da banda, trazendo entrevistas inéditas com o conjunto. Além dos discos do Rainbow, as carreiras solos também são enfocadas, e fotos recheiam todo o conteúdo. De dar água na boca!


Dio: Light Beyond the Black

Biografia da banda Dio abrangendo o período até o lançamento de Holy Diver Live, em 2006. Contém entrevistas com Ronnie James Dio, Vinnie Appice, Vivian Campbell, Jimmy Bain e inúmeros outros músicos, além de resenhas de todos os discos e belas fotos ilustrando o vasto conteúdo.


Black Sabbath: Doom Let Loose

Lindo! Todo em cores, conta a história do grupo que, para muitos, é o mais importante e influente da história da música pesada. Traz dezenas de fotos em suas 355 páginas, e é mais do que obrigatório para quem se interessa por heavy metal e pela história do rock.


Run for Cover: The Art of Derek Riggs

Outra obra sensacional! Popoff analisa tudo o que Derek Riggs ilustrou para o Iron Maiden, imagem por imagem. Além disso, o livro é em formato grande, todo em cores e impresso em papel de altíssima qualidade e gramatura. Contém também ilustrações de Riggs pós-Maiden, para artistas como Bruce Dickinson, Stratovarius e Gamma Ray. De cair o queixo!


Ye Olde Metal: 1968 to 1972

Série de livros em que Martin Popoff analisa a cena e os discos de determinados períodos da história da música pesada. Cada edição é limitada a apenas 1.000 cópias, todas elas assinadas pelo escritor canadense. Esse primeiro livro contém 231 páginas e traz matérias sobre bandas como Sir Lord Baltimore, Blue Cheer, Captain Beyond, Bloodrock, Uriah Heep, Mountain, Cactus, Dust, Humble Pie, Buffalo, Trapeze, Warpig, MC5 e Nitzinger.


Ye Olde Metal: 1973 to 1975

Nos mesmos moldes do anterior, suas 232 páginas abrangem discos e matérias com Bachmam Turner Overdrive, Nazareth, Montrose, New York Dolls, Foghat, ZZ Top, Robin Trower, Buffalo, Deep Purple, Alice Cooper, Uriah Heep, Dictators, Budgie e Status Quo.


Ye Olde Metal: 1976

241 páginas onde são analisados treze álbuns de nomes como Rex, Ted Nugent, Scorpions, Teaze, Moxy, Angel, Point Blank, Max Webster, Lone Star, Starz, Foghat, Boston e Kansas.


Ye Olde Metal: 1977

Dezoito álbuns lançados em 1977 analisados em 247 páginas, desta vez abrangendo os grupos Derringer, Angel, Sweet, Moxy, Dictators, Starz, Triumph, Styx, Motorhead, Lone Stars, Dirty Tricks, Piper, Goddo, Ram Jam, Rex, Point Blank, Hydra e Legs Diamond.


Ye Olde Metal: 1978

Análise dos discos lançados em 1978 por nomes como The Godz, Uriah Heep, The Hounds, DMZ, The Boyzz, Ram Jam, Streetheart, Pat Travers Band, Y & T e outros, tudo recheado com belos textos e fotos raras.


Judas Priest: Heavy Metal Painkillers

Biografia do Judas contada em 380 páginas, com análise da discografia do grupo, bem como do Halford e do Fight. O livro contém incríveis 541 fotos e é todo em cores, abrangendo imagens antigas do conjunto, discos e memorabília, além de entrevistas exclusivas com os integrantes.


All Access: The Art and History of the Backstage Pass

Todo em cores e em tamanho grande, conta, como o título entrega, a história dos cultuados backstage passes, itens de desejo de fãs e colecionadores ao redor do planeta. O livro traz ainda mais de mil imagens, um verdadeiro deleite para quem curte o assunto.


Gettin´ Tighter: Deep Purple ´68-´76

A história da primeira fase da carreira do Deep Purple, até o grupo anunciar o seu primeiro fim, em meados da década de setenta. Além do Purple, há análises dos projetos e discos solo dos integrantes lançados naquele período, transformado o livro em obra obrigatória para os fãs do conjunto.


Para adquirir os livros de Martin Popoff, basta acessar o seu site oficial - www.martinpopoff.com - ou, se preferir, entrar em contato com o escritor pelo endereço abaixo:

Martin Popoff,
P.O. Box 65208
358 Danforth Ave.
Toronto, Ontario
M4K 2Z2

Posso dizer, por experiência própria, que, além de gente boa, seus livros são fundamentais e estão repletos de informações para quem, como a gente, ama a música.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 19 de fevereiro de 2016

Martin PopoffMartin Popoff
A biografia do maior escritor "metálico" do planeta

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Martin Popoff"

Ozzy OsbourneOzzy Osbourne
Madman dá sua receita para curar ressaca

ManowarManowar
A vida real e nada épica dos Reis do Metal?

Filhos de RockstarsFilhos de Rockstars
Qualquer coincidência é mera semelhança

5000 acessosMarilyn Manson: é do cantor o vídeo mais assustador5000 acessosManowar: você acha as fotos da década de 80 ridículas?5000 acessosMetal: as oito maiores tretas entre músicos do gênero3489 acessosSuperação: morador de rua arrasa cantando Rock em programa de TV5000 acessosGuns N' Roses: vídeo da Fender mostra cenas de ensaio da banda5000 acessosMegadeth: Dimebag Darrell quase foi guitarrista da banda

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online