Quaterna Réquiem
Postado em 06 de abril de 2006
Notícias de Rock e Heavy Metal no WhatsApp
Release Oficial
O grupo foi criado a partir do interesse dos irmãos Elisa Wiermann (teclados, arranjos e composições) e Cláudio Dantas (bateria) pela música de câmara e pelo rock progressivo. O nome Quaterna Réquiem, no sentido de "repouso dos quatro", foi idéia de Cláudio para uma antiga formação do grupo. Cláudio e Elisa reuniram pessoas que se dispusessem a uma determinada disciplina que permitisse levar adiante um trabalho sério dentro de um estilo bastante elaborado. E sobretudo que jamais abdicassem da personalidade do trabalho em prol de uma maior facilidade no preparo do "produto". Após várias formações, iniciou no final de 89 uma série de apresentações no Rio de Janeiro e, em julho de 1990, gravou seu primeiro LP "Velha Gravura".
Em 1992, o Quaterna Réquiem recebeu um novo impulso em sua carreira, com o lançamento do álbum "Velha Gravura" em CD, contendo músicas adicionais. Esta foi a primeira formação séria do grupo. Além dos irmãos Cláudio e Elisa, contava com os músicos Kleber Vogel (Kaizen), violinista da Orquestra Sinfônica Brasileira, Marco Lauria, baixista (Marco já integrava o Quaterna desde a sua concepção inicial dentro do estilo que o caracteriza) e Jones Júnior (guitarrista e violonista). Jones já havia tocado com Cláudio, em uma primeira versão do grupo.
O CD "Velha Gravura" contém as faixas Ramoniana (de Jones Júnior), Aquartha, Velha Gravura, Tempestade, Madrugada, Toccata e Cárcere (de Elisa Wiermann), e Elegia (de Kleber Vogel); estas duas últimas não constam do vinil, apenas do CD. No início de 1992, o grupo iniciou uma série de apresentações no Rio de Janeiro, e em outras cidades do país.
Com a saída de Kleber Vogel, Marco Lauria e Jones Júnior, entraram para o grupo o guitarrista e violonista José Roberto Crivano, e o baixista e alaudista Fábio Fernandez.
Com esta nova formação, o Quaterna gravou em 1994, o seu segundo álbum "Quasímodo", que consta de várias composições de Elisa, incluindo uma suite inspirada no romance "Nossa Senhora de Paris" de Victor Hugo, faixa título do disco. Estes dois discos foram distribuídos em lojas especializadas no Brasil, Argentina, França, Itália, Estados Unidos, Holanda, Japão, Espanha, Coréia do Sul, Chile, antiga União Soviética, Polônia, etc.
Em 1999 é lançado o primeiro disco ao vivo, "LIVRE",
resultado do show realizado no Teatro Scala no Rio de Janeiro.
Neste show, o Quaterna estava formado por: Elisa Wiermann (sintetizadores), Cláudio Dantas (bateria), Roberto Crivano (guitarra), Fred Fontes (baixo) e contou com a participação de Kleber Vogel (violino) que logo depois volta a fazer parte do grupo.
Atualmente, participam do Quaterna Réquiem: Elisa Wiermann, Kleber Vogel, Cláudio Dantas, Roberto Crivano e Jorge Mathias.
Para o próximo disco, contarão com diversos convidados. "O Arquiteto", é composto de uma suite em 5 partes, inspiradas nos estilos de 5 arquitetos de séculos, países e estilos de época diferentes: (Itália - Renascença, França - Barroco/Classicismo, EUA - Modernismo, Espanha - Romantismo e Brasil - Modernismo/Contemporâneo).
Fonte: http://www.quaternarequiem.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Você também é guitarrista?": Quando a Rainha da Inglaterra conheceu lendas do instrumento
O disco mais extremo da carreira de Rick Rubin; "Todo mundo tinha medo"
A melhor música de "Brave New World", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Nem Robert Plant se atreve: a música que ele diz não conseguir cantar de jeito nenhum
O melhor disco de death metal de cada ano, de 1985 até 2025, segundo o Loudwire
O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
Regis Tadeu aponta a banda nacional onde os projetos solo superam a discografia "oficial"
Quem é maior no Brasil: Kiss ou AC/DC? Regis Tadeu responde e explica por quê
O melhor disco de heavy metal lançado em 1988, de acordo com o Loudwire
Regis Tadeu não foi ao AC/DC e não se arrepende nem um pouco, saiba o motivo
Tom Morello largou mão do Yngwie Malmsteen para o Rage Against The Machine existir
Pink Floyd é homenageado em nova espécie de peixe raro descoberta por pesquisadores brasileiros
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 1970, segundo o Loudwire
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
A melhor música do primeiro disco do Iron Maiden, segundo o Loudwire


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Cinco razões que explicam por que a década de 1980 é o período de ouro do heavy metal
Poeira: Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer parte


