Mago de Oz
Postado em 06 de abril de 2006
Por Tobias Skrebsky de Almeida
A banda Mägo de Oz foi fundada em meados de 1989 por Txus (bateria), que foi pouco a pouco recrutando novos membros, até chegar à uma formação estável, composta por Mohamed (violino), Carlitos (guitarra solo), Chema (guitarra base), Salva (baixo) e Juanma (vocal). Esta formação duraria até 1995.
Durante os próximos anos a banda se tornou um dos mais importantes grupos de Madrid (Espanha), graças à sua originalidade na maneira de compôr. Sua música estava aberta a uma grande variedade de estilos e influências, porém baseavam todo seu potencial musical no Heavy Metal e na música Celta, conseguindo um estilo original, como demonstram as críticas recebidas da imprensa especializada.
En 1992 o grupo sai finalista do concurso de rock "Villa de Madrid". Em 1994, pela produção de Txus e Alberto Plaza, vem à luz o primeiro cd, auto-íntitulado "Mägo de Oz". Este primeiro trabalho independente lhes permite sair em turnê por toda Espanha, obtendo grande êxito, e como consequência foram eleitos como banda revelação de Rock em 1995.
Em 1996, se estabelece a atual formação, com Frank (guitarra base) e José (vocal e teclados) como novos componentes. No mesmo ano começam a gravar o que seria seu segundo disco, a ópera rock "Jesús de Chamberí", pela produção de Alberto Plaza e Mägo de Oz. O disco foi lançado em Dezembro de 1996, aos cuidados da sua atual gravadora, Locomotive Music. A turnê que apoiou este segundo disco foi entitulada de : "Via Crucis Tour", e obteve um grande êxito em todo o país.
Em 1997 decidiram regravar cinco músicas do primeiro disco, com uma melhora notável de som e produção, desta vez realizada por G. Sider. O êxito deste trabalho conduz o grupo a uma enorme agenda de shows e à sua participação em uma grande quantidade de festivais.
Fiéis ao estilo que tão bons resultados lhes rendeu, gravam seu 3º disco, um conceitual ambientado nas paisagens e na temática da imortal obra de Miguel de Cervantes, Dom Quixote. O disco chamou-se "La Leyenda de la Mancha". Nos deparamos com um disco repleto de riffs de guitarra, melodias celtas, excelentes canções e uma cuidadosa produção, que fazem dele sem dúvida um dos melhores albuns de Heavy Metal já feitos. A turnê foi chamada de "The Riiiichal Tour", e teve vários pontos altos. O primeiro foi lotar a casa de shows La Riviera, em Madrid, deixando gente fora por falta de lugar. Outro ponto alto foi a apresentação no festival "Viña Rock 1999", onde mais de 25.000 pessoas assistiram a um espetáculo de pirotecnia e música. Essa turnê foi a mais longa turnê do Mägo de Oz, com 115 shows. "La Leyenda de la Mancha" foi o álbum mais vendido da banda.
Posteriormente a banda lançou um vídeo onde em mais de 70 min se resume toda a trajetória dos seus 10 anos de existência. Atualmente o grupo está em turnê, apresentando seu último álbum, "FÖLKTERGEIST" e gravando o novo album que sairá em 2003.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps