Damn Yankees
Postado em 06 de abril de 2006
Por Allan Jones
O Damn Yankees surgiu em 1989, um projeto idealizado por dois astros do rock n’roll setentista, Tommy Shawn, que foi guitarrista do lendário Styx e o não menos famoso Ted Nugent. Os dois começaram a compor juntos, visando aproveitar o bom momento que vivia o rock americano e lançar alguns hits, faturar um pouquinho. Para melhorar ainda mais a coisa, convidaram para tocar baixo, Jack Blades, o mesmo que liderava a máquina de fazer dinheiro chamada Night Ranger, Ele não só tocou o baixo, como deu uma ajudinha com os vocais também. As baquetas ficaram a cargo de um novato: Michael Cartelonne. Não foi muito difícil arranjar um contrato, pois as gravadoras disputaram o quarteto. A banda assinou com A Warner music que apostou todas suas fichas no projeto.
O álbum "Damn Yankees" saiu em 1990, e de cara, conseguiu uma boa posição na Billboard. A União dos astros estava dando o que falar. O primeiro single foi "Coming of Age", uma excelente canção hard rock, mas o destaque do álbum ficou para a balada "High Enough" que conseguiu colocar a banda em terceiro nos charts. Os shows quase sempre tinham sua lotação esgotada, e a performance da banda era arrasadora. O Damn Yankees era bem mais pesado que o Styx, Night Ranger e a carreira de Ted Nugent solo.
Após um bem sucedido disco de estréia, a banda entrou em estúdio para mais um lançamento. "Don’t Tread" saiu em agosto de 92, e mesmo não conseguindo um grande impacto como seu antecessor, foi direto para a 22ª posição nos charts. Era uma época de transição. O grunge estava invadindo as rádios e as gravadoras estavam mudando seu direcionamento. Isso desanimou os integrantes e fez com que em 1993 encerrassem precocemente sua carreira.
O quarteto se dividiu. Cada um foi para um lado, talvez pensando em retornar com suas bandas de origem. O até então desconhecido Michael Cartellone recebeu um convite para integrar o reformulado Lynird Skynird. A Warner ainda lançou uma coletânea batizada de "The Essencials". Para quem não teve a oportunidade de conhecer a banda, é uma boa pedida.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
Último show do Sepultura sofre mudança de local
O cantor que fazia Robert Plant pensar em "jogar a toalha" de tão bom
A banda de metal que Slash colocou acima das demais e chamou de "obrigatória"
A banda britânica que merecia o público devoto do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
A frase da Roma Antiga que acabou virando um dos maiores hinos do AC/DC
O que a censura fez com a letra de "Marylou", do Ultraje a Rigor, segundo Roger
Bangers Open Air anuncia primeiras atrações nacionais para a edição 2027
Epica se apresentará em São Paulo em novembro de 2027
O disco do Megadeth que tem algumas das melhores músicas do metal, segundo Scott Ian
A icônica banda que Regis Tadeu não recomenda nenhum álbum sequer: "Todos horrorosos"
O disco que tirou Duff McKagan do punk e o preparou para entrar no Guns N' Roses
Summer Breeze vende todos os ingressos para a edição 2027 em tempo recorde
O músico dos EUA que chorou antes do show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
G1 coloca shows de rock entre os melhores do primeiro final de semana do Rock in Rio

Téléphone: A banda que revolucionou a música francesa
Presença de Palco: dicas para iniciantes
George Harrison: O Beatle calado, sempre à sombra de Lennon e McCartney


