Damn Yankees
Postado em 06 de abril de 2006
Por Allan Jones
O Damn Yankees surgiu em 1989, um projeto idealizado por dois astros do rock n’roll setentista, Tommy Shawn, que foi guitarrista do lendário Styx e o não menos famoso Ted Nugent. Os dois começaram a compor juntos, visando aproveitar o bom momento que vivia o rock americano e lançar alguns hits, faturar um pouquinho. Para melhorar ainda mais a coisa, convidaram para tocar baixo, Jack Blades, o mesmo que liderava a máquina de fazer dinheiro chamada Night Ranger, Ele não só tocou o baixo, como deu uma ajudinha com os vocais também. As baquetas ficaram a cargo de um novato: Michael Cartelonne. Não foi muito difícil arranjar um contrato, pois as gravadoras disputaram o quarteto. A banda assinou com A Warner music que apostou todas suas fichas no projeto.
O álbum "Damn Yankees" saiu em 1990, e de cara, conseguiu uma boa posição na Billboard. A União dos astros estava dando o que falar. O primeiro single foi "Coming of Age", uma excelente canção hard rock, mas o destaque do álbum ficou para a balada "High Enough" que conseguiu colocar a banda em terceiro nos charts. Os shows quase sempre tinham sua lotação esgotada, e a performance da banda era arrasadora. O Damn Yankees era bem mais pesado que o Styx, Night Ranger e a carreira de Ted Nugent solo.
Após um bem sucedido disco de estréia, a banda entrou em estúdio para mais um lançamento. "Don’t Tread" saiu em agosto de 92, e mesmo não conseguindo um grande impacto como seu antecessor, foi direto para a 22ª posição nos charts. Era uma época de transição. O grunge estava invadindo as rádios e as gravadoras estavam mudando seu direcionamento. Isso desanimou os integrantes e fez com que em 1993 encerrassem precocemente sua carreira.
O quarteto se dividiu. Cada um foi para um lado, talvez pensando em retornar com suas bandas de origem. O até então desconhecido Michael Cartellone recebeu um convite para integrar o reformulado Lynird Skynird. A Warner ainda lançou uma coletânea batizada de "The Essencials". Para quem não teve a oportunidade de conhecer a banda, é uma boa pedida.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
O dia em que Phil Lynott disse a um fã famoso: "acabarei com o Thin Lizzy por sua causa"
O maior guitarrista da história da música pesada, segundo o Loudwire
James Hetfield pede namorada em casamento debaixo d'água
Quando David Gilmour teve que ouvir "música comercial" para gravar um disco do Pink Floyd
Deathfeast Open Air terá 33 bandas em 3 dias de shows na edição de 2026 do festival
A banda chamada de "novo Led Zeppelin" que tinha Metallica no bolso, e mesmo assim não estourou
A opinião elogiosa de Ron "Bumblefoot" Thal sobre Slash
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
Morre Phil Campbell, guitarrista que integrou o Motörhead por mais de 30 anos
A música do Megadeth que é um "pop country de gosto duvidoso", segundo o Heavy Consequence
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
Wanessa Camargo prefere Black Sabbath com Dio, mas Zezé Di Camargo prefere com o Ozzy
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu

O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Cinco razões que explicam por que a década de 1980 é o período de ouro do heavy metal
Poeira: Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer parte


