Myatan
Postado em 06 de abril de 2006
Biografia Oficial
Nome originário do tupi-guarani "MYATÃ", significa "fortaleza", em tradução literária. Esse é o nome da banda formada em São Paulo (BRASIL) no ano de 1994.
Em 1994, os irmãos Kleber(baixo) e Kleyson(guitarra) conheceram os também irmãos canadenses Williams(guitarra) e Anderson(vocal) por intermédio de Alexandre (baterista). Neste momento decidiram montar uma banda que primasse pelo profissionalismo. Após inúmeras trocas de nomes, a banda passou a se chamar The Drafters, nome presenteado por um amigo em comum do grupo na época. Até então, a proposta musical apresentada pela banda era uma incógnita, pois a banda queria mesclar o peso com a sutileza, mas para isso acontecer era necessário estudar diversos estilos musicais, a fim de atingir o objetivo de encontrar uma identidade com o próprio do Heavy Metal. Desde o início, a produção musical foi um processo contínuo. A primeira música a ser composta pela banda foi "Planet earth, blood, colour", em 1995.
Em meados de março de 1996, Anderson anunciou sua saída da banda para retornar a seu país de origem. A saída de Anderson gerou a indecisão de Alexandre e Williams de continuar com a banda. Ainda nesse ano, Alexandre decidiu por sua saída do grupo, enquanto Williams permaneceu com os irmãos Kleber e Kleyson nesse projeto. Começava uma nova etapa para a banda. No período entre 96 e 97, a banda sem vocalista e baterista, dedicou-se exclusivamente à composição.
Em janeiro de 1998, por intermédio de um amigo, Fernando Marins, conheceram Jaime Ox, ex-vocalista da banda Haddama, que por sua vez indicou o baterista Luiz Biank, ex-integrante da banda Ashmore. Em junho de 1998, a banda passa a se chamar Myatan, nome indicado por Jaime Ox. Reestruturado, o Myatan começa o trabalho de produção para o primeiro CD da banda, já intitulado de Into The Last Skyline Beyond The Sun. Durante a produção deste cd, contaram com a participação de Fábio Luis, que a princípio participaria apenas deste trabalho, mas sua participação e cumplicidade com as músicas fizeram-no ficar definitivamente no grupo.
Após dias a fio de ensaios para a gravação, Jaime Ox anuncia sua saída por razões particulares, fato que obrigou o Myatan a procurar outro vocalista. Através de contatos com Daniel Matos ex-Hencerforth e irmão de André Matos, o Myatan chegou a um novo vocalista, André Kundera, que já havia passado por bandas como General Lee e Kaleidoscope.
Terminada a gravação do Cd, em 1999, foi realizado um Show de pré-lançamento e um show acústico (pocket show) para convidados especiais. Com sua saúde debilitada, Williams sai da banda algumas semanas após o show, retornando ao Canadá, onde reside atualmente. Em seu lugar, Paulo Montserrat assume uma das guitarras do Myatan. Pouco tempo depois, André Kundera e Luis Biank decidem desistir da música para se dedicar a outros projetos.
No início de 2000 ingressaram na banda o vocalista Loretti Cosentino (ex-Killing Machine) e o baterista e percursionista Marcelo Perez Camarero. Após dois anos de solidez e somatória de referências diversas, o grupo se encontra em condição propícia para continuar desenvolvendo seu trabalho, e a cada dia se encontra mais próximo de seu objetivo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps