Matérias Mais Lidas


Metalium

Postado em 06 de abril de 2006

Por Bruno Gomes

Sem dúvida a banda alemã Metalium foi uma das mais comentadas no ano da sua aparição ao público metalhead, em 1999.

Em 1998 um baixista alemão totalmente dedicado ao metal chamado Lars Ratz (ex- Zed Yago e Velvet Viper) teve a idéia de formar uma banda que tivesse como principal compromisso o metal. Sua preucupação agora seria a de achar as pessoas certas para formar esse grupo.

Assim o Lars encontra com figuras já conhecidas do público headbanger, o guitarrista Chris Caffery (Savatage) e o baterista Mike Terrana (Malmsteen, Rage) e a idéia do "projeto" começou a tomar forma. Lars os apresentou para o seu velho amigo e guitarrista Matthias Lange e ao jovem vocalista Henning Basse que tocava em uma banda cover do Iron Maiden chamada Powerslave, já tinha tocado ao vivo com o Brainstorm e que o Lars tinha conhecido em uma turnê conjunta quando tocava em uma banda cover do Kiss. E dessa forma nascia as raízes do Metalium, cujo nome é a união das palavras 'Metal' e 'Millennium'.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A banda assim, e antes mesmo de lançar o primeiro álbum, consegue uma aparição no "Tribute to Accept" lançado pela gravadora Nuclear Blast com a música "Burning". Ainda em estúdio eles escrevem outras 3 músicas: "Fight", "Break the Spell" e "Strike Down the Heathens" e dessa forma acabam com uma demo de 4 faixas pronta para divulgação.

Imediatamente a demo chama a atenção das gravadoras e desta forma o Metalium assina seu contrato para a gravação do seu primeiro álbum.

Produzido pelo próprio Lars Ratz, o debut do conjunto "Millennium Metal - Chapter I" foi o debut metal mais vendido de 1999, a banda foi eleita revelação do ano em vários países e o vocalista Henning Basse, que em breve seria considerado um dos principais vocalista da cena metal da Europa, é considerado pela revista alemã 'Rock Hard' como a maior revelação vocal dos últimos 10 anos, inclusive indo para os EUA onde fez audições para o conceituado projeto Transiberian Orchestra onde só precisou cantar por 10 minutos para ganhar o posto!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

'Millennium Metal' pode ser facilmente tido como um clássico dessa nova geração de bandas aparecidas a partir da segunda metade dos anos 90, cheio do peso e da agressividade metálica oitentista (Fight, Metalians) e ainda recheado de melodias (Metalium, Free Forever). Somando-se a isso a performance incrível de cada um dos músicos. Vale ressaltar que o então guitarrista do Helloween, Roland Grapow, participou do álbum com um solo. O álbum ainda trás um cover para 'Smoke on the Water' do Deep Purple.

Empurrada pelo sucesso repentino a banda agora se preparava para sua primeira turnê européia junto com os alemãs do Primal Fear e os finlandeses do Sinergy, turnê essa que também contou com sua participação em muitos Festivais em vários países e inclusive no já legendário Wacken Open Air, considerado o maior festival metálico do mundo na atualidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Após essa turnê o guitarrista Chris Caffery e o baterista Mike Terrana deixam a banda por muito motivos entre eles seus próprios projetos. Assim a banda não perde tempo e efetiva o guitarrista Jack Frost (Seven Witches) e o baterista Mark Cross (Helloween, Magna Carta...).

Nesta mesma época o então baterista do Helloween Uli Kush resolve formar uma banda onde ele tocaria e gravaria os grandes clássicos da legendária banda Rainbow. Para isso juntou-se com o guitarrista Guido Bugenstock, o tecladista Markus Glossner e o baixista Frank Hellmuth. O vocalista escolhido para o projeto foi ninguém menos que o Henning Basse, que na mini-biografia que existe sobre o projeto no site oficial do Helloween é considerado como 'o ponto alto' do projeto. O álbum, chamado Catch The Rainbow, ainda conta com a participação de todos os integrantes do Helloween naquela época: o Andi Deris, Michael Weikath, Roland Grapow e o Markus Grosskopf, assim como o Henjo Richter do Gamma Ray, o Ralf Schepeers do Primal Fear e mais outros músicos da cena alemã.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Bem, mas voltando ao Metalium, com o novo line-up eles entram em estúdio pra gravar o álbum que viria a os consagrar de uma vez por todas. Em 2000 é lançado "State of Triumph- Chapter II" e que ainda hoje é tido como um dos álbuns favorito dos seus fãs. A agressividade, o peso, melodia e técnica características da banda continuam presentes junto a isso uma evolução pra um estilo próprio que eles mantêm até hoje. Músicas como 'Steel Avenger', 'Years Of Darion', 'Inner Sight' e 'State Of Triumph' entre outras provam que o sucesso da banda um ano antes não foi mero fato inexplicável. E mais uma vez o vocalista Henning Basse deixa todos atônicos com sua altamente versátil voz que conta com um alcance vocal assustador. O álbum ainda trás como participação especial o ex-Rainbow Paul Morris nos teclados e como cover 'Music was my First Love' do John Miles.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

E a banda entra então para uma maior turnê por toda a Europa junto ao grupo alemão Avalon e toca como de costume em vários festivais europeus entre eles o Wacken Open Air na Alemanha, o Sweden Rock Festival na Suécia e o Gods of Metal em Milão, Itália.

No meio da turnê o guitarrista Jack Frost deixa o Metalium após receber um convite para se juntar ao Savatage e então a banda recruta o velho amigo e guitarrista do Primal Fear e Sinner, Tom Neuman, para os últimos festivais e últimos afazeres. Para fechar a turnê com chave (ou espada) de ouro a banda lança seu primeiro dvd, "Metalian Attack- Part 1", que possui entre outras coisas imagens das 2 turnês européias da banda inclusive nos Festivais, shows, cenas dos bastidores, entrevistas, fãs, imagens de estúdio e da concepção do conceito por trás dos álbuns da banda (o já famoso Metalian). O dvd também vem com um cd com 6 músicas ao vivo da última turnê e ainda trás como bônus uma versão de voz e piano de "Dust in the Wind" do Kansas. E como se isso ainda não bastasse o pacote ainda trás o 'Metalian-comic' com 40 páginas contando a história do guerreiro Metalian nos primeiros 2 álbuns e uma pequena prévia do que viria a acontecer no próximo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Após essa turnê, a banda alemã Helloween perde 2 de seus músicos e assim os remanescentes da banda resolvem recrutar o Mark Cross para as baquetas. Após conversar com banda o cara tem todo o apoio para deixar o Metalium e se juntar as abóboras alemães, o que acabou nem se concretizando pois Mark adquiriu uma doênça (mononucleosis em Inglês) que o impossibilitava de tocar. Ainda assim ele gravou 2 músicas no álbum Rabbits Don't Come Easy.

Dessa forma o Metalium não deixa a peteca cair e chama o baterista Michael Ehré (Pryer, Murder One) e o Matthias decide segurar todas as pontas das guitarras sozinho. E assim a banda entra mais uma vez em estúdio pra gravar seu novo cd "Hero Nation- Chapter III", mais um vez produzido pelo líder Lars. Ainda composto pelos ingredientes originais do Metalium e as habilidades vocais incontestáveis do Henning Basse, o álbum traz a trama do Metalian que com a ajuda dos fãs de todo o mundo ajudou na nova concepção da sua nova história. O guerreiro vive através da re-incarNATION diversos personagens da história antiga do mundo, entre eles: El Cid (Espanha), Nero (Itália), Rasputin (Rússia), Odin (Escandinávia), Joanna D'ark (França), Loreney (Alemanha), os Incas (América do Sul), Odisseus (Grécia) e Romeu e Julieta do clássico de William Shakespeare. Com músicas de alta qualidade como 'Revenge of Tizona', 'Rasputin', 'Odyssey' e a grande 'Odin's Spell' (considerada pela própria banda como um grande passo na sua carreira!) o álbum alcança mais uma vez sucesso entre os fãs e a crítica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Como participantes especiais o cd traz os tecladistas Don Airey (Rainbow, Ozzy Osbourne, Whitesnake, Black Sabbath, Deep Purple), o Ken Hensley (Uriah Heep) e a fantástica soprano alemã Carolin Fortenbacher que faz um dueto com o Henning na tocante balada 'Infinite Love' ambos no papel do Romeo e da Julieta. Como cover os fãs têm 'Heart Of A Tiger' que foi gravada a convite para um lutador de boxe alemão que é uma verdadeira lenda naquele país.

O álbum ainda traz um cd bônus com 2 músicas ao vivo 'Dream of Doom' e 'Smoke on the Water' (Deep Purple) e como faixa multimídia um vídeo extraído de dvd 'Metalian Attack' para a já clássica 'Fight', entre muitos papéis de paredes e algo muito interessante para os fãs. Clicando na foto dos músicos e dos demais participantes você pode ouvir um áudio deles tocando seus instrumentos individualmente!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | Alex Juarez Muller | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |

Durante esse período o Lars Ratz foi considerado pela revista KEERANG como o 4º melhor baixista internacional de 2002, ficando atrás apenas do Steve Harris (Iron Maiden), do Joey Demaio (Manowar) e do Jason Newsted (Metallica).

Desta forma a banda sai em turnê pela Europa novamente, desta vez com os austríacos do Edenbridge e os italianos do Domine e mais uma vez tem sua participação garantida nos grandes festivais do verão europeu.

O Metalium também é uma banda bastante lembrada para concepção de tributos a grandes bandas. Fora o já citado tributo ao Accept com 'Burning' a banda participou dos tributos ao Helloween com 'Ride the Sky', ao Scorpions com 'Another Piece of Meat', ao Abba com 'Thank You For The Music' e ao Uriah Heep em uma versão ao vivo de 'Gypsy' que conta inclusive com a participação do tecladista da banda Ken Hensley.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No início de 2003 a banda avisa que estava trabalhando no seu próximo álbum, que se chamaria "As One - Chapter IV" e que seria lançado até o final do mesmo ano. Com a promessa de trazer um Metalium melhor do que nunca, o álbum seria o primeiro que contaria com o mesmo line-up do cd anterior e a maior canção já composta pelo conjunto que possuiria 13 minutos e até um solo de baixo. As partes de teclado seriam mais uma vez tocadas pelo experiente Don Airey.

Sobre o nome do álbum existe uma explicação interessante. Os fãs mais atentos perceberam que na música 'Hero Nation' no álbum anterior existe um verso escondido que diz: "There is more to come! The next stage will make us As One!", traduzindo para o Português: "Há mais por vir! A próxima etapa nos fará Como Um!", vindo daí o título do álbum. E segundo o próprio Lars Ratz, esse que vos escreve foi o PRIMEIRO fã a perceber isso e a colocar no Fórum do site oficial do conjunto www.metalium.de.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Durante todo o processo de gravação os fãs acompanharam tudo o que estava acontecendo por pequenos vídeos que a banda disponibilizava no seu site oficial. Esse novo álbum prometia umas coisas diferentes em relação aos seus cds anteriores: pela primeira vez a banda não iria incluir um cover no cd. O motivo explicado pelo Lars Ratz foi que bandas começaram a tocar Steel Avenger na Espanha (!). E outra mudança seria no conceito do álbum, que ao invés do já famoso Metalian a banda resolveu adicionar um personagem feminino, batizada Metaliana. Assim como no álbum anterior o espírito do(a) guerreiro(a) iria encarnar em personagens históricos e mitológicos e que desta vez seriam apenas mulheres malévolas. Desta forma nós temos músicas sobre a Medusa, a Pandora, a cobra de 9 cabeças Hydra e as deusas mitológicas Athena e Afrodite e outras sobre a Metaliana individualmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Por causa desta adição a banda resolveu convocar uma vocalista para interpretar o personagem da nova guerreira. Vindo com uma escolha totalmente inusitada, eles chamaram a então desconhecida vocalista de metal japonesa Saeko. Oriunda da cidade japonesa de Osaka, ela se mudou para cidade natal da banda Hamburgo, Alemanha para dedicar-se totalmente ao metal. Além disso, o próprio Lars estava produzindo o primeiro cd da sua banda e o seu professor particular de técnica vocal era ninguém menos que o próprio Henning Basse, fazendo ela cair como uma verdadeira luva no personagem da Metaliana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O álbum é sem dúvida alguma o melhor do Metalium até agora! Tudo o que fez a banda ser conhecida e, acima de tudo, respeitada na cena metálica mundial continua lá, mas de forma altamente desenvolvida e aperfeiçoada! Algo também incontestável foi a evolução dos músicos: o Henning Basse realmente superou-se e está no rol dos grandes vocalistas de metal de todos os tempos! Sua voz altamente técnica e versátil viaja da melodia à linhas muito agressivas, assim como aos tons realmente altos, tudo isso de forma arrepiante e muito energética. Ele canta como todo vocalista de heavy metal deve cantar e é um vocalista metal por excelência. O guitarrista Matthias Lange compôs realmente os melhores riffs de sua carreira e é impressionante como ele é capaz de segurar as pontas das guitarras sozinho! É pesado, agressivo, melódico e altamente técnico. Já o baterista Michael Ehré, que teve a difícil tarefa de substituir 2 bateristas de grande qualidade como o Mike Terrana e o Mark Cross, surpreendeu a todos com uma performance matadora no novo álbum. E sobre o grande Lars Ratz realmente não se tem palavras. Não apenas ele é um baixista monstruoso, com linhas de baixo destruidoras, mas também se mostra um compositor de mão cheia e um fantástico produtor!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Músicas como Warrior, Pain Crawls In The Night, Illuminated, Athena e As One cairam de imediato no gosto dos fãs!

Dessa forma a banda começa a nova turnê chamada Wacken Road Show 2004 com os também alemãs do Primal Fear, Freedom Call e Dark Age. O primeira perna da turnê seria pela Suécia, Alemanha, Itália e Áustria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps




publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | Alex Juarez Muller | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS