Inxs

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Enviar correções  |  Ver Acessos

Por Karina Andrade de Gouveia

A banda australiana INXS (a pronuncia é "inecsses", abreviação de "in excess" que significa "em excesso"), teve seu início em 1977. Michael Hutchence conheceu Andrew em uma briga na escola, e descobriram um gosto em comum: a música. Daí em diante estava formada a banda: The Farris Brothers (a maioria de seus integrantes eram irmãos). A formação que duraria 20 anos contava com Jon Farris (bateria), Andrew Farris (teclado), Tim Farris (guitarra), Kirk Pengilly (Guitarra, sax e vocal), Garry Gary Beers (baixo) e Michael Hutchence (vocal). Fizeram vários shows com este primeiro nome por diversos pubs (barzinhos) em Sydney e em Perth.

Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric ClaptonVitão Bonesso: A imensa coleção do apresentador do Backstage

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em 1979 adotaram definitivamente o nome INXS e gravaram seu primeiro LP auto-intitulado em 1980. Faziam um som diferente que misturava Rock e Funk, principalmente. O álbum tinha o hit "Just keep walking" que foi sucesso local. No ano seguinte lançaram o segundo álbum, "Underneath the colours", também sucesso na Austrália.

Mas é "Shabooh Shoobah" lançado em 1982 que apresenta o INXS ao restante do mundo, quando ocorreram shows nos E.U.A e na Inglaterra e as rádios começaram a tocar INXS. A banda retorna à Austrália para lançar o próximo álbum, "The Swing", e chamam o produtor Nile Rogers (o mesmo de David Bowie) para elaborar uma faixa, "The Original Sin", uma letra política, abordando o racismo e embalada por um funk irresistível. A música foi vetada em algumas rádios conservadoras e Michael deu o seguinte depoimento: " A canção incomodou as pessoas de direita. Não creio que uns versos possam consertar o mundo mas podem mudar um pouco as coisas. Fico contente que a música tenha saído".

Em 1985 sai "Listen like Thieves" que logo ultrapassa um milhão de cópias nos Estados Unidos, e o single "What you Need" chega ao topo das paradas junto com músicas como "This time" e "Kiss the Dirt".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Paralelo a tudo isso, Michael surpreende ao atuar no filme "Dogs in Space", que trouxe um hit produzido pela banda para a trilha sonora do filme, "Rooms of the memory". Ainda neste ano INXS faz uma apresentação demolidora no Live Aid e prova que vieram pra ficar.

O ano de 1987 viu o INXS explodir entre as maiores bandas do mundo. "Kick" vendeu mais de 10 milhões de cópias em pouco tempo e é considerado por muitos fãs até hoje como o melhor álbum da banda em toda carreira. Este trouxe hits como "Devil Inside", "New Sensation", "Never tear us apart" e a número um das paradas em diversos países, "Need you tonight", ganhando inclusive premiações do MTV Vídeo Music Awards.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Após essa agitação a banda decidiu se afastar por pelo menos dois anos afim de recuperar energias. Os membros se separaram para realizar projetos solos, mas em 1990 estavam de volta com "X", em comemoração aos 10 anos de banda, que teve várias músicas de sucesso como "Suicide Blonde", "Disappear", "Bitter Tears" e "By My Side", constantemente tocada nas rádios brasileiras.

Continuaram com suas enormes turnês pelo mundo, aliás uma de suas principais características. Fizeram um grande show em Julho de 1991 no Estádio de Wembley conhecido por ser palco das bandas mais famosas do mundo. Performance perfeita para uma platéia enlouquecida de 80 mil pessoas. A partir deste show lançaram "Live Baby Live", com os maiores sucessos da banda ao vivo! Estiveram no Rock in Rio no dia 19 de Janeiro de 1991, onde a banda arrasou.

Em "Welcome to Wherever You Are" de 1992 eles inovaram e mostraram-se mais diferentes e criativos, como em "Not Enough time", "Heaven Sent" e "Beautiful Girl". Surpreendem mais uma vez no ano seguinte quando é lançado "Full Moon And Dirty Hearts", pois trata-se de um álbum muito mais pesado e com letras fortes, descrito por Michael como "Profundo e não pesado". O CD conta com a participação do lendário Ray Charles na música "Please ( You've Got That...)", e com Chrissy Hyndes do Pretenders na música que dá nome ao álbum. Destaque para "The Gift" que veio acompanhado de um excelente vídeo-clipe.

No ano de 1994 a banda lançou (já estava na hora) um "Greatest Hits" contendo os maiores sucessos do INXS até então. Excelente para quem quer conhecer o som diversificado da banda. Após este CD a banda tira longas férias e só decide reaparecer em 1997, quando iriam lançar "Elegantly Wasted" e preparavam uma turnê mundial em comemoração de 20 anos de existência da banda, que não chegou a acontecer.

Em novembro daquele ano acontece uma tragédia: o vocalista Michael Hutchence é encontrado enforcado em um quarto de hotel em Sydney com apenas 37 anos de idade. Muitas histórias especulam sobre sua morte, mas a mais provável é o suicídio. Hutchence vinha tendo problemas particulares, sofria de depressão e tomava muitos anti-depressivos fortes, dentre eles Prozac. O mundo ficou abalado e os integrantes e fãs da banda chocados com a morte do ídolo.

O CD foi lançado mesmo assim, sendo o último com Michael, que ainda teve seu álbum solo lançado, no qual Bono Vox do U2 faz participação na faixa "Slide Away". "Don't Lose Your Head" de "Elegantly Wasted" foi trilha sonora para o filme "A outra Face".

A banda ainda abalada, demorou a decidir se continuariam ou não. Tocavam somente em eventos e com vocalistas convidados. Até que surge uma esperança na abertura dos Jogos Olímpicos em Sydney. Convidam Jon Stevens, vocalista da banda Noiseworks. Ele se saiu muito bem sendo inclusive aprovado pelos antigos fãs da banda, e acabou fixando-se no lugar do ex-vocalista. A banda, com novo fôlego, recomeçou uma grande turnê, "Just For Kicks", que teve início no Brasil, em Maio de 2002. É lançado então o CD duplo contendo o nome da turnê.

Segundo o baixista Garry Beers, eles pretendem lançar um CD com músicas inéditas em breve. Ficamos no aguardo.

Bom pra quem vê, melhor pra quem ouve: INXS, excesso de talento e maturidade!




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Inxs"


Rock in Rio: Os cachês e exigências dos artistas na edição de 1991Rock in Rio
Os cachês e exigências dos artistas na edição de 1991

Gibson: escolhendo as 10 melhores bandas da AustráliaGibson
Escolhendo as 10 melhores bandas da Austrália


Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric ClaptonPattie Boyd
O infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton

Vitão Bonesso: A imensa coleção do apresentador do BackstageVitão Bonesso
A imensa coleção do apresentador do Backstage


Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280