Pavement
Postado em 06 de abril de 2006
Biografia originalmente publicada no site Dying Days
Por Fabrício Boppré
O Pavement possui já um carreira sólida e bastante crédito entre os fãs de rock alternativo nos EUA e ao redor do mundo. Eles se destacam como uma das mais influentes e criativas bandas que surgiu no underground americano no início dos anos 90.
O grupo começou inicialmente como um projeto de estúdio dos amigos Stephen "SM" Malkmus (guitarrista e vocalista) e Scott "Spiral Stairs" Kannberg (guitarrista), no fim da década de 80, mas acabou se tornando uma banda de verdade nos primeiros anos da década seguinte. Stephen se formou no curso de História da Universidade de Virginia, e depois de retornar à sua cidade natal, Stockton, na California, se juntou ao amigo de infância Scott e formou o Pavement, em 1989. Com 800 dólares, eles conseguiram gravar um EP chamado "Slay Tracks: (1933-1969)" durante o verão desse mesmo ano, em um desconhecido estúdio local chamado Louder Than You Think. O dono desse estúdio, Gary Young, ficou amigo de Stephen e Scott, e tocou bateria nesse primeiro trabalho do Pavement. "Slay Tracks" foi lançado pelo selo que a dupla havia fundado algum tempo antes, chamado Treble Kicker, e mostra que as principais influências do Pavement eram nomes consagrados do rock alternativo americano, como REM, Sonic Youth e Pixies. Ainda que apenas algumas centenas de cópias foram impressas e distribuídas, o trabalho virou cult no meio underground, passando pelas mãos de muitas pesosas influentes (como o famoso DJ inglês John Peel) que se interessaram pelo trabalho da banda. E o engraçado é que este EP para muitos era um enigma, uma vez que não possui pouca ou nenhuma informação sobre a banda, sendo que nos créditos lia-se apenas "SM" e "Spiral Stairs". Hoje em dia, cópias desse EP são encontradas apenas nas mãos de grandes fãs do Pavement, tendo virado item de colecionador.
Em outubro de 1989 o Pavement volta gravar um novo EP, chamado "Demolition Plot J-7". Este foi gravado novamente nos pequenos estúdios de Gary Young, e lançado no começo de 1990. Nesse meio tempo, a banda havia acertado com Gary para ser seu baterista permanente e havia conseguido um contrato com a Drag City Records. No ano seguinte, lançam mais um EP, chamado "Perfect Sound Forever".
Foi também em 1991 que o Pavement apareceu pela primeira vez ao vivo. Para isso, o grupo recrutou o baixista Mark Ibold e também um segundo baterista, chamado Bob Nastanovich (amigo de Stephen nos tempos de colégio), uma vez que Gary Young continuava a gerenciar seu pequeno estúdio em Stockton, e sobrava-lhe pouco tempo livre para estar com o Pavement. Foi com esse line-up que o Pavement saiu para uma pequena turnê pela costa leste americana.
A essa altura, o conjunto já possuia um certo prestígio no circuito underground americano, e conseguiu por isso um bom contrato com a Matador Records, chegando assim a hora de a banda lançar seu primeiro LP. "Slanted and Enchanted" foi lançado em 20 de abril de 1992, e teve ótima receptividade, tanto por parte do público quanto por parte da imprensa, que não se cansou de elogiar o disco e transformar o Pavement na nova grande revelação do rock alternativo americano. A banda então parte para sua primeira turnê nacional, para divulgação de "Slanted and Enchanted". As melodias inusitadas, a parte instrumental simples e cativante e as letras bem sacadas e ecléticas logo se tornaram a marca da banda e aos poucos o Pavement foi ganhando prestígio, apesar deste ser apenas seu primeiro LP.
Seguiram ao sucesso de "Slanted and Enchanted" o tradicional lançamento de singles. "Trigger Cut" saiu em 14 de agosto de 1992 e "Watery Domestic" (25 de setembro desse mesmo ano) foi a última gravação de Gary com a banda, que também não pode mais contar com Nastanovich para as baquetas. Steve West, indicado por Nastanovich, logo se juntou ao grupo.
Em 1993 a ex-gravadora do Pavement, Drag City, aproveitando o inesperado sucesso do conjunto, lança um disco chamado "Westing (By Musket and Sextant)". Nesse álbum encontramos músicas dos primeiros EPs do Pavement, "Slay Tracks", "Demolition Plot J-7", "Perfect Sound Forever" e "Summer Babe". A música "My First Mine" foi tirada de uma compilação feita pela revista Ablaze!, e "My Radio" é de uma outra compilação organizada por uma revista, a Chemical Imbalance.
Na metade de 1993, a banda entra em um estúdio em Nova Yorque com os produtores Bryce Goggin e Mark Veneniza para a gravação de um novo disco. "Crooked Rain, Crooked Rain" é lançado em 14 de fevereiro de 1994, e faz tanto sucesso quanto o seu antecessor, além de fazer o Pavement ficar ainda mais conhecido nos EUA. Outro fator responsável pela maior exposição do Pavement na mídia foi a música "Cut Your Hair", amplamente divulgada pelas rádios e MTV. Isso não significa que a banda tenha mudado sua sonoridade ou de alguma forma transformado seu som em algo mais acessível: "Crooked Rain, Crooked Rain" possui boas doses de experimentalismo e é tão alternativo quanto "Slanted and Enchanted", tornando o sucesso do conjunto ainda mais digno de aplausos, uma vez que esse tipo de som costuma ter um público bem restrito. Alguns dos singles desse disco são "Cut Your Hair" (que possui uma versão de "Camera" do REM), "Gold Soundz" e "Range Life".
Em 1994, Stephen e Nastanovich voltam a se encontrar para participarem da gravação do segundo disco do Silver Jews, chamado "Starlight Walker". Essa banda é liderada por um antigo colega de escola de ambos, Davida Berman. Também em 1994, o Pavement participa com a música "Nail Clinic" em uma compilação chamada "Hey Drag City", ao lado de bandas como Red Red Meat, Silver Jews e Mantis. No final desse ano, o grupo volta aos estúdios (Easly Studios, em Memphis) para trabalhar no terceiro disco.
Em 11 de abril de 1995, o Pavement lança então "Wowee Zowee", para muitos, o melhor disco do grupo. Mais eclético e experimental que os anteriores, o disco ganhou alguns review negativos na época do seu lançamento, mas os fãs adoraram as canções deste trabalho, que foi novamente mixado por Bryce Goggin. Dois singles foram lançados no mercado para sua divulgação, "Father to a Sister of Thought" e "Rattled by the Rush". É nessa época que a banda participa da quinta edição do festival de rock alternativo Lollapalooza.
Em fevereiro de 1997, a banda lança um EP de edição limitada (apenas 5 mil cópias) chamado "Pacific Trim", e passa o resto do ano trabalhando na gravação de um novo álbum, junto com o produtor Mitch Easter. Lançado em 11 de fevereiro de 1997, "Brighten the Corners" voltou a ganhar reviews positivos por parte da imprensa, e estreou na 70ª posição no ranking de mais vendidos dos EUA. "Stereo" e "Shady Lane" foram os singles desse disco. Ainda em 1997, o Pavement participa do Tibetan Freedom Concert, ao lado de grandes nomes da música mundial.
Em 1998, o Pavement volta a trabalhar em um novo disco, o 5º de uma carreira já consolidada. "Terror Twilight" é lançado em 8 de junho de 1999, e possui a produção de Nigel Godrich, que trabalhou com o Radiohead no disco "Ok Computer" e com Beck em "Mutation". A exemplo dos discos anteriores, "Terror Twilight" também é bem sucedido, provando de vez que o Pavement é uma das mais importantes bandas de rock alternativo da atualizadade. Esse disco foi escolhido em fevereiro de 2000 como um dos 30 melhores de 1999, e um dos seus singles, "Spit on a Stranger", ficou na 57ª posiçao de sua categoria.
Em 1998, o Pavement volta a trabalhar em um novo disco, o 5º de uma carreira já consolidada. "Terror Twilight" é lançado em 8 de junho de 1999, e possui a produção de Nigel Godrich, que trabalhou com o Radiohead no disco "Ok Computer" e com Beck em "Mutation". A exemplo dos discos anteriores, "Terror Twilight" também é bem sucedido, mas a história do Pavement não iria mais muito longe. Ainda em 1999, Stephen Malkmuns começa a dar os primeiros passos para iniciar uma carreira solo, e em novembro do ano seguinte, a banda anuncia oficialmente seu fim (os motivos ninguém sabe ao certo), deixando como legado uma discografia das mais marcantes na história do rock alternativo.
Atualmente a carreira solo de Stephen Malkmus vai muito bem, já tendo dois discos lançados. O guitarrista e co-fundador da banda Scott Kannberg formou o Preston School of Industry, cujo disco "All This Sound Gas" também foi muito bem recebido por crítica e público.
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