Mad Season
Postado em 06 de abril de 2006
Biografia originalmente publicada no site Dying Days
Por Fabrício Boppré
O Mad Season é um projeto paralelo levado a cabo por algumas figuras importantes da cena grunge de Seattle. Inicialmente, eram eles o guitarrista Mike McCready do Pearl Jam, o vocalista Layne Staley do Alice in Chains, o baterista Martin Barret do Screaming Trees e o baixista John Baker Saunders.
A primeira apresentação ao vivo da banda foi em um clube de Seattle, chamado "Crocodilo Café", em outubro de 1994. Eram ainda um grupo de amigos, e não uma banda efetiva, mas logo chamaram a atenção pois as bandas as quais os integrantes pertenciam já eram muito conhecidas ao redor do mundo, assim como a cena grunge em geral o era. O som que o conjunto fazia não era tão pesado e agressivo como o Alice in Chains ou o Pearl Jam em inicio de carreira: era algo mais como uma mistura de hard rock e blues, com algumas obrigatórias pitadas de grunge. Logo depois de começarem a tocar juntos, adotaram o nome Gacy Bunch, e perto da gravação do primeiro disco, mudaram-no para Mad Season.
Assim, no começo de 1995, o Mad Season entrou nos estúdios Bad Animals (que também fica em Seattle) para gravar seu primeiro trabalho, e o resultado ficou pronto apenas 10 dias depois, sob o título "Above". O disco foi produzido pela banda e pelo "sound engineer" Brett Eliason (que já trabalhara anteriormente com o Pearl Jam), tendo sido lançado em março de 1995.
Temos algumas participações especiais em "Above", como a do vocalista do Screaming Trees, Mark Lanegan, nas faixas "Long Gone Day" e "I'm Above" , e do saxofonista Nalgas Sin Carne em "I Don't Want to be a Soldier" e novamente "Long Gone Day". O disco foi bem sucedido comercialmente, gerando alguns hits como "River of Deceit" e "I Don't Know Anything".
Em 1997, vários rumores davam conta que, apesar dos grupos originais dos integrantes estarem bastante ocupados (principalmente o Pearl Jam e o Screaming Trees), o Mad Season estaria se preparando para lançar um novo álbum. Em uma entrevista, o baterista Barret Martin chegou a dizer que várias músicas já estariam gravadas, e que o álbum seria duplo, novamente com a participação de Mark Lanegan. Mas ainda em 1997 Layne Staley afasta a possibilidade de lançamento de qualquer coisa do Mad Season, dizendo também que não seria mais vocalista do grupo. Mike McCready, por sua vez, falou que o Mad Season continuava vivo, e que caso Layne não quisesse mais participar do conjunto, ele procuraria um novo vocalista.
Cogitou-se que Brian Wood, irmão do falecido Andrew Wood (que foi vocalista do Mother Love Bone), poderia assumir o cargo que foi de Staley. Também falou-se na possibilidade de o próprio Staley retornar ao grupo, mas eram apenas boatos e banda passou a estar desativada oficialmente.
Em 1999, apesar da morte do baixista John Baker Saunders em fevereiro deste ano por overdose, muito se falou novamente na possibilidade do Mad Season se reunir e gravar um novo álbum. Mas nada aconteceu e aparentemente seus ex-integrantes não pensam em reativar a banda tão cedo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
O disco em que Ritchie Blackmore encontrou o Rainbow que queria fazer
O dia que James Hetfield quis saber mais sobre a guitarra do Nightwish
Twisted Sister faz primeiro show com Sebastian Bach nos vocais
A banda que foi um fiasco abrindo para o Van Halen, mas Eddie achava genial
5 riffs do metal nacional que valem mais que disco gringo inteiro dos anos 1980
As 5 bandas que Slash detonou, incluindo duas onde ele mesmo tocou
Bruce Dickinson alfineta Trump durante show do Iron Maiden no Canadá
O guitarrista que Brian May lamenta nunca ter conhecido e chamou de monstro elemental
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
A música do Metallica que fez James Hetfield perceber que a banda havia virado profissional
A música do AC/DC que Angus Young considera melhor que "Satisfaction"
O álbum de 1987 que Noel Gallagher vai te chamar de nome feio se você não gostar
Ex-vocalista do Slipknot revela se considera "Mate. Feed. Kill. Repeat." um disco ou demo
Guitarrista do Accept diz que quem sai da banda "geralmente desaparece"

Téléphone: A banda que revolucionou a música francesa
Presença de Palco: dicas para iniciantes
George Harrison: O Beatle calado, sempre à sombra de Lennon e McCartney


