DragonHeart
Postado em 06 de abril de 2006
Release Oficial
O verdadeiro Dragonheart teve início em 10 de julho 1997 em Curitiba/Paraná/Brasil, enquanto seus membros se reuniam para ir a um show da banda alemã Gammaray. A formação original contava com os irmãos Marco e Marcelo Caporasso, Eduardo Marques e Mauricio Taborda, todos já tinham experiência em outras bandas, porém tinham um objetivo em comum, tocar profissionalmente em uma banda de Heavy Metal. Para isso juntaram algumas das suas influências e gostos pessoais: Heavy Metal dos anos 80, música clássica, medieval e celta. Então começaram a compor suas primeiras músicas explorando além de suas influências e bandas preferidas, as principais características musicais de cada integrante, como a extrema força e precisão da bateria de Marcelo Caporasso, a habilidade do guitarrista e vocalista Eduardo Marques, as palhetadas marcantes e velocidade na guitarra de Marco Caporasso e a agressividade nos vocais do baixista Mauricio Taborda. Com pouco mais de seis meses de ensaios e cinco músicas prontas, já entraram em estúdio para a gravação do primeiro demo-cd entitulado "The Gods Of Ice". Estão nesse Cd as músicas "Gods Of Ice" (primeira composição da banda), "Night Corsaries", "Tied In Time", "Dinasty and Destiny" e "Mists Of Avalon".
Gravado em Curitiba, entre Março e Agosto/1998, com recursos limitados, esse demo-cd teve um número também limitado de cópias (tudo foi pago pela banda), porém foi conseguido o principal objetivo traçado até aquele momento, que era atrair o interesse de alguma gravadora. Além disso, devido à distribuição estratégica das cópias da demo, já começaram a surgir na mídia especializada as primeiras críticas positivas relativas à banda.
Depois de algumas negociações, em Maio de 1999 foi assinado o contrato com a gravadora paulista Megahard para o lançamento do primeiro álbum. As gravações também foram feitas em Curitiba, no Estúdio Clínica, entre Junho e Agosto/1999, contando com a Produção de Murilo da Rós e o próprio Dragonheart e com a participação do tecladista Rodrigo Canetti. O Cd entitulado "Underdark" trazia todas as músicas da demo (regravadas) e mais cinco novas músicas. Foi então lançado oficialmente em Fevereiro/2000, trazendo um Heavy Metal veloz e marcante, com o que se tornou uma das marcas do Dragonheart, os backing vocals, presentes em quase todas as músicas. Sem dúvidas o álbum teve uma excelente aceitação por parte de público e imprensa, tanto nacional quanto internacional, recebendo críticas altamente positivas e elogiosas. Com isso a partir de Abril/2000, o Dragonheart foi convidado para vários shows, alguns deles merecendo um especial destaque, como a abertura do show da banda Nightwish em Curitiba/PR (14/Jul/2000), um Festival em Presidente Prudente/SP com um público de cerca de 3.000 pessoas (18/Nov/2000) e o 1º Brasil Metal Union em São Paulo (09/Dez/2000).
No início de 2001 a banda reuniu-se e estabeleceu um plano de trabalho, onde foram definidos vários passos da carreira do Dragonheart, sendo os principais, a definição de uma trilogia (composta por Marco Caporasso) para os próximos cd's da banda, a busca por uma nova gravadora e a intensificação das composições das músicas que fariam parte do segundo Cd, que se chamaria "Throne Of The Alliance". Já em Fevereiro/2001, a banda foi contatada por um empresário, trazendo uma proposta séria e extremamente compatível com o que estava nos planos, foi então fechado contrato com a HTR Records, que surgiria para tratar exclusivamente dos assuntos do Dragonheart. Junto com a gravadora foi feita uma extensão do projeto inicial do Cd, sendo estabelecido que a capa do Cd ficaria a cargo do renomado artista alemão Andreas Marschall e a mixagem e masterização seriam feitas no Estúdio Finnvoxx (Finlândia). As gravações ocorreram novamente no Estúdio Clínica em Curitiba/PR, entre Junho e Agosto/2001. Nesse período o único intervalo da banda foi para o primeiro show do Dragonheart no Rio de Janeiro, no dia 28/Julho/2001. Devido a diversos problemas externos à banda (economia interna e externa), o lançamento do Cd que seria feito em Novembro/2001 foi adiado para Abril/2002, porém do projeto inicial com a HTR, a capa e a masterização do Cd foram realizados. Foi lançado então o esperado álbum "Throne of The Alliance", primeiro capítulo de uma estória fantasiosa que conta sobre a união de dois reinos destruídos (Claymor e Fhalkior), que buscam forças para pedir ajuda de amigos, lutar pela reconstrução dos dois reinos. Mais uma vez a banda recebe em absoluta maioria elogios pelo Cd, recebendo nota 9 da Revista Rock Brigade e 9 da Revista Roadie Crew, o que também motivou as duas revistas a publicarem matérias sobre o Dragonheart em suas edições 194 (Setembro/2002) da Rock Brigade e 41 (Junho/2002) da Roadie Crew. O "Throne Of The Alliance" também recebeu destaque no site alemão Metal Reviews que o elegeu como destaque do mês de Julho/2002.
Devido às dificuldades enfrentadas pela gravadora (além do atraso no lançamento) o Dragonheart não conseguiu fazer todos os shows que desejava em 2002, realizando alguns grandes shows, com destaque para o Festival da Tribo em São Paulo (04/Maio/2002), o primeiro show em Santa Catarina, na cidade de Blumenau (11/Maio/2002) e o mais recente show realizado pela banda em Barueri/SP (24/Agosto/2002). Nesse último show o Dragonheart fez sua única apresentação como um trio, devido à saída de Eduardo Marques, comunicada oficialmente à banda em 20/Agosto/2002, apesar da alteração de última hora tudo ocorreu perfeitamente, sendo considerado pelo público presente e pelos integrantes como um dos melhores shows realizados até hoje. No início de Setembro/2002 foi anunciada a entrada de André Mendes (guitarra e vocal), segundo os integrantes da banda André foi escolhido por ter todas as características que a banda precisava para completar e melhorar sua formação. André Mendes é um músico bastante experiente (já tocou em algumas bandas em Curitiba) e trará ainda mais qualidade ao Dragonheart, ele possui um timbre de vocal mais agudo e agressivo e também é um amante declarado do Heavy Metal oitentista. A estréia de André Mendes aconteceu em Curitiba/PR, no dia 06/Dezembro/2002 no Moinho São Roque, fazendo a abertura para a banda alemã Primal Fear.
Após isso, mais dois shows já foram realizados com a presença de André, sendo um deles no dia 01/Fevereiro/2003, na terceira edição do Brasil Metal Union (BMU), contando com um público de 2.500 pessoas. Os fãs do Dragonheart podem ficar tranqüilos, pois a banda continuará seguindo seus planos, com a continuação da estória contada no cd "Throne Of The Alliance" e a manutenção do estilo do som, Heavy Metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps