Dark Avenger
Postado em 06 de abril de 2006
Por Mario Henrique
A banda foi formada no início de 1993, quando Mário Linhares se uniu a Leonel Valdez e Wagner Marcelo, para formarem o Atena, uma banda de Brasília que fazia um rock 'n roll meio ao estilo "Rock Brasil" (Legião Urbana, Plebe Rude, etc), cantando todas as músicas em português.
Insatisfeito com o estilo do Atena, Mário Linhares decide dedicar-se ao estilo musical que realmente gostava que era o Heavy Metal oitentista feito por bandas tipo Manowar, Helloween, Iron Maiden, Metal Church, etc. e, contando com o apoio de Leonel Valdez, começam as mudanças dentro da banda, iniciando pelo nome, que muda de Atena para Rat White, nome este dado pelo ex-guitarrista Marcelo, não tendo tal nome perdurado por muito tempo, visto que os integrantes não concordaram com tal título. Por sugestão dada pelo ex-baixista Wagner Marcelo, o Rat White passa a se chamar Dark Avenger, visto que as novas composições já começavam a tomar um rumo para o power metal e metal tradicional. A banda resolve então compor todas as suas músicas em inglês e batalharem por shows (vale ressaltar que o grupo nunca fez apresentações com outro nome que não o Dark Avenger).
Em fevereiro de 1994 gravam sua primeira e única demo-tape chamada "Choose Your Side... Heaven or Hell", contendo quatro músicas "Die Mermaid!", "Half Dead Eyes", "Madelayne" e "Ghost Divinity" e começa a divulgar a mesma em todo o Brasil, batalhando por shows e espaços onde pudessem mostrar o seu trabalho. Enviam então tal demo-tape para a revista "Rock Brigade" onde obtêm uma excelente repercussão e, com isso começam a receber milhares de cartas de todo o Brasil, além de contarem com o apoio dos inúmeros fãs que, por iniciativa própria enviam cópias da demo-tape para todo o Brasil e pelo mundo inteiro, fazendo com que o nome Dark Avenger seja conhecido por toda parte.
Começam a fazer show em diversos estados por todo o Brasil e a participar de eventos e festivais, tendo sido vencedores em diversos deles, tais como: 1º e 2º lugares no IV FECA, em Americana - SP (1995), 1-º lugar no Festival Metal World, no Aeroanta - SP (1994) , Melhor Vocalista no Festival Banda Revelação, em Brasília - DF (1994), Banda do Ano, em Brasília - DF (1997), Banda Revelação pela Rock Brigade (1996), Melhor Vocalista (5º na lista de 1997 da Rock Brigade), etc.
Em 1995, com Mário Linhares (vocal), Leonel Valdez e Osiris di Castro (guitarras), Gustavo Vieira (baixo), Luciano Toledo (bateria) e Rafael Galvão (teclados), resolvem gravar seu primeiro álbum, patrocinados pelo Zen Studio de Brasília, contendo 11 músicas que foi muito bem recebido pela mídia especializada e pelos fãs de Heavy Metal, tendo este recebido nota 9 na Rock Brigade e sendo considerado "um dos melhores discos de heavy Metal já lançado nos últimos cinco anos", além de terem sido matéria de diversas revistas e fanzines do Brasil e de diversos países tais como Argentina (Metallica), Grécia (Singing Swords) , Japão (Burrn! e Silent Noise) , Estados Unidos, Alemanha etc.
Depois de dois anos excursionando pelo Brasil para divulgar seu primeiro álbum, o Dark Avenger resolve parar para compor sua obra-prima; o ábum "Tales of Avalon", um álbum temático, dividido em: "Tales of Avalon - The Terror" e "Tales of Avalon - The Lament", que contam as histórias épicas do reino mágico de Avalon e Camelot, as paixões e intrigas, magias e fanatismo, traições e guerras que levaram o reino de Avalon ao esquecimento e o triunfo da religião cristã nas ilhas britânicas no começo da era cristã. São vinte e duas músicas divididas em dois álbuns, que com uma densidade singular, desenham, sempre na 1ª pessoa, todos os quadros e ações vividas naquele período, fazendo com que o interlocutor viva e sinta, diante dos seus olhos e a cada música, a atmosfera da época.
O Dark Avenger, hoje formado por Mário Linhares (vocal), Leonel e Júlio (guitarras), FábioPoles (baixo), Rafael Galvão (teclados) e Kayo John (bateria), procura mostrar que o Heavy Metal, com todas sua magia primordial., continua forte e vivo como nunca, e com uma identidade própria, mostra uma faceta inusitada e ousada para uma banda de metal do Brasil.
O "Tales of Avalon" deverá ser lançado no início de 1999 por um consórcio ítalo-brasileiro entre a DragonHeart italiana e o Zen Records do Brasil, fazendo com isso, que a divulgação e distribuição do mesmo seja em escala mundial.
Recentemente a banda recebeu a proposta de licenciamento do seu 1º trabalho por toda a Europa e Ásia, pelo selo Diamond Records de propriedade de Ole Bang, Tour Manager do King Diamond e Mercyful Fate. Além disto, vale ressaltar a boa vendagem que o 1º álbum está tendo no Japão, pelas companhias Blue Bell Records e Heaven Records.
Para os fãs do verdadeiro Heavy Metal e para todos aqueles que curtem o trabalho do Dark Avenger os álbuns "Tales of Avalon" significam a solidificação do nome Dark Avenger nos anais do heavy metal brasileiro e mundial além da afirmação da dedicação do Dark Avenger ao mais puro e fiel Heavy Metal.
Para aqueles que ainda tinham alguma dúvida: "Dark Avenger - Tales of Avalon". Hoje a banda já esta em estúdio e quase terminando a gravação do CD
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
O álbum de Lennon & McCartney que Neil Young se recusou a ouvir; "Isso não são os Beatles"
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
O disco do Kiss feito a partir de "quase lixo inutilizável", segundo Paul Stanley
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
Helloween cancela shows na Ásia devido a problemas de saúde de Michael Kiske
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
Rockstadt Extreme Fest terá 5 dias de shows com cerca de 100 bandas; veja as primeiras
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Fernanda Lira desabafa sobre ódio online e autenticidade: "não sou essa pessoa horrível"
Alcest - Discografia comentada
Eles abriram caminho para bandas como o Guns N' Roses, mas muita gente nunca ouviu falar deles
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"
Bandas de Heavy Metal esquecidas (ou desconhecidas) do público brasileiro


