Matérias Mais Lidas

Raimundos: Digão revela que recebeu proposta astronômica para reunião com RodolfoRaimundos
Digão revela que recebeu proposta "astronômica" para reunião com Rodolfo

Amon Amarth: Thor é flagrado em revista da Marvel com camiseta da bandaAmon Amarth
Thor é flagrado em revista da Marvel com camiseta da banda

Aquiles Priester: baterista se junta a Chitãozinho e Xororó em versão de EvidênciasAquiles Priester
Baterista "se junta" a Chitãozinho e Xororó em versão de "Evidências"

Metallica: a canção famosa da banda que James Hetfield acha uma porcariaMetallica
A canção famosa da banda que James Hetfield acha "uma porcaria"

Megadeth: David Ellefson se manifesta após ser acusado de enviar nudes a menor de idadeMegadeth
David Ellefson se manifesta após ser acusado de enviar nudes a menor de idade

KK's Priest: banda de ex-membros do Judas Priest anuncia título do primeiro álbumKK's Priest
Banda de ex-membros do Judas Priest anuncia título do primeiro álbum

Eloy Casagrande: o meio metal perdeu espaço por anos e hoje respira por aparelhosEloy Casagrande
"o meio metal perdeu espaço por anos e hoje respira por aparelhos"

Guns N' Roses: falta de planejamento fez Gilby ter que aprender a tocar tudo rapidinhoGuns N' Roses
Falta de planejamento fez Gilby ter que aprender a tocar tudo rapidinho

Iron Maiden: Adrian Smith revela quando a banda pretende voltar a tocar ao vivoIron Maiden
Adrian Smith revela quando a banda pretende voltar a tocar ao vivo

Lista: 20 músicas de bandas de rock e metal que são mais antigas do que parecemLista
20 músicas de bandas de rock e metal que são mais antigas do que parecem

Iron Maiden: cerveja Hellcat, produzida pela Brewdog, será lançada em breveIron Maiden
Cerveja "Hellcat", produzida pela Brewdog, será lançada em breve

Slash: Myles Kennedy conta por que não se intimidou ao trabalhar com o guitarristaSlash
Myles Kennedy conta por que não se intimidou ao trabalhar com o guitarrista

Whitesnake: David Coverdale se manifesta sobre a morte de Tawny KitaenWhitesnake
David Coverdale se manifesta sobre a morte de Tawny Kitaen

Adrian Smith: preocupado com o futuro, ele acha que a Internet pode matar a músicaAdrian Smith
Preocupado com o futuro, ele acha que a Internet pode matar a música

King Crimson: com visual excêntrico, Robert Fripp e Toyah homenageiam The ProdigyKing Crimson
Com visual "excêntrico", Robert Fripp e Toyah homenageiam The Prodigy


Stamp
Korzus
Edu Falaschi - Vera Cruz

Folk Rock Inglês - Os Avós do Folk Metal

Por Tiago Lucas Garcia
Em 23/03/03

Podemos considerar as bandas de folk-rock do final dos 60, tais como o Fairport Convention, Steeleye Span, Albion Band como os avós do folk metal, pois foram eles os primeiros a colocarem guitarras, baixo e bateria, enfim colocar certo peso na música folk, porém somente vinte anos após foi que o folk-metal surgiu.

Como escrevi na matéria "Folk Metal e música celta" as bandas da cena inglesa de folk rock dos anos setenta (deveriam inventar uma sigla para isso!) foram os avós do folk metal.Não que essas bandas tenham influenciado as bandas de folk metal, mas como descrito no trecho acima, eles foram os primeiros a incluir a sonoridade rock na música genuinamente folclórica.

Para remontar a origem do estilo temos que nos transportar para Londres no fim da década de 60 quando artistas americanos como Bob Dylan, Joni Mitchell e The Byrds tinham muito prestigio na terra de Jack o Estripador. Um contraponto a essa invasão americana era o "revival" da música celta na Irlanda e Escócia, alavancado por companhias como o The Chieftains. Isso acabou afetando também os Ingleses, que além de assimilarem a música de seus vizinhos, procuraram resgatar suas próprias canções. Foi com essa junção de folk americano, música folclórica e logicamente o rock inglês da época (que no final dos 60 já havia adquirido um tom mais psicodélico/progressivo) que o folk-rock se delineou.

Vou colocar aqui uma lista de bandas do estilo, lembrando que essa matéria trata especificamente da cena folk-rock inglesa dos setenta, assim como dos artistas que perambulavam nesse meio na época... Mas enfim,vamos ao que interessa:

Fairport Convention

Os pioneiros do estilo, que contavam no inicio com o arroz de festa do folk-rock (no bom sentido) Ashley Hutchings, e através de sua historia contou com músicos que construíram o cenário do folk-rock da época tais como a cantora Sandy Denny, Simon Nicol, Richard Thompson e muitos (acreditem são realmente muitos) outros. No inicio a banda mostrava mais influencias de artistas americanos como Joni Mitchell e Bob Dylan (ambos "coverizados" no debut auto-intitulado), porem já no segundo álbum com a entrada de Sandy Denny a banda começou a mostrar seus intentos folk. O Fairport Convention lançou em 1969 o que é considerado por alguns a obra-prima do folk-rock, o álbum "Liege & Lief". Depois do lançamento desse álbum ocorre um "racha" na banda que resolveu utilizar os vocais do então guitarrista Simon Nicol e do violinista "doido" Dave Swarbrick no álbum "Full House", talvez o seu mais "elétrico". Depois de vários ótimos álbuns com diferentes formações (que quase dão para competir com o "Made in Brazil") em 2002 a banda lançou seu ultimo álbum de estúdio chamado "XXV" em comemoração ao seu trigésimo quinto (!) aniversário, com a participação do vocalista/flautista do Jethro Tull, Ian Anderson.

Clique aqui para mais informações.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Steeleye Span

Outro ícone do folk-rock inglês foi formado quando Ashley Hutchings saiu do Fairport Convention no intuito de formar uma banda ainda mais voltada para a música celta, e assim foi o primeiro álbum. Contando com a ótima cantora Maddy Prior, a banda tocava músicas tradicionais (medievais, celta e inglesas) com mínimas passagens "eletrificadas". Porem com a entrada de Martin Carthy, que resolveu trocar seu violão por uma guitarra elétrica, o Steeleye adquiriu um caráter mais "rocker" (porem ainda sem bateria) no álbum "Please To See The King" (1971). Foi com a saída do próprio Martin e de Ashley Hutchings, que mais tarde o Steeleye enveredou de vez pelos caminhos do folk-rock contratando um baterista e investindo num relativo peso. Depois de ótimos álbuns seguindo sempre um ótimo padrão de qualidade, a banda lançou em 2000 seu ultimo álbum de estúdio (já sem a participação de Maddy Prior), "Badlam Born", talvez um dos melhores álbuns da banda mostrando uma sonoridade mais "hard".

Clique aqui para mais informações.

Albion Band

Fundado por (adivinhe quem??) Ashley Hutchings, a banda lançou por diferentes nomes como Albion Country Band (nada a ver com o estilo americano), Albion Dance Band e Albion Band (sem nada no meio) clássicos do estilo folk-rock, porém mais voltados para danças folclóricas inglesas, celtas e afins. A banda existe até hoje.

Clique aqui para mais informações.

Nick Drake

O cantor mais conhecido hoje em dia pela música da propaganda do Volkswagen Cabriole que foi ao ar nos EUA, também teve sua carreira entrelaçada pelo cenário musical do folk-rock de Londres. O cantor começou sua carreira apenas cantando em bares na tradicional fórmula voz e violão quando em uma dessas apresentações a pessoa de (pensaram que iriam se livrar dele?) Ashley Hutchings notou o grande talento do rapaz e rapidamente repassou a notícia para o produtor Joe Boyd. Em 1968 Drake lançou o álbum "Five Leaves Left" mostrando uma música soturna com arranjos de corda e o estilo quase meditativo de cantar de Mr.Drake. Em 1970 é lançado Bryter Layter álbum que soa mais diversificado, e de certa forma mais próximo ao folk-rock. Drake utilizou-se nesse álbum da cozinha do Fairport Convention que contava na época com o baixista Dave Pegg (que mais tarde deixaria o F.C. para integrar o Jethro Tull) e Dave Mattacks (que tocaria mais tarde com nomes como Paul McCartney e de novo o Jethro Tull). Porém nem tudo corria bem, pois o álbum foi um fracasso de vendas, o que fez Drake ficar (ainda mais) depressivo, o que resultou no álbum Pink Moon (título, aliás, da música do comercial) que mostra um Drake mais introspectivo compondo faixas curtas , cantando acompanhado apenas por piano e seu violão. Após o lançamento desse álbum o humor de Nick levantou um pouco e o cantor nesse período chegou a pensar em morar na França e escrever músicas para outros artistas. Em 27 de novembro de 1974 Drake foi encontrado morto em sua cama vítima de uma overdose do antidepressivo Tryptizol, num suposto suicídio contestado até hoje pela família e fãs.

Clique aqui para mais informações.

Pentangle

A banda foi formada quando dois violonistas conhecidos do cenário folk-rock, Bret Jansch e John Renbourn recrutaram a vocalista Jacqui McShee, o baixista Denny Thompson (que havia tocado com Nick Drake) e o baterista Terry Cox para formar uma banda que tocasse uma mistura entre jazz, rock, blues e folk. Depois de dois bons álbuns a banda lança seu maior clássico, Basket Light. A banda lançou mais alguns álbuns, porém encerrou atividades em 1973 e acabou voltando apenas em 1980. Nos dias de hoje se tornou Jacqui McShee´s Pentangle, sendo a cantora o único membro da formação original.

Clique aqui para mais informações.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Curved Air

O "ar curvado" era outra banda do cenário londrino, porém assim como o Pantangle investia em alguns experimentos extra folclóricos, com influências de jazz, música clássica, além de ser mais orientado ao "hard rock". O primeiro álbum da banda, "Airconditioning"(que foi o primeiro picture disc da história do rock) já contava com clássicos do grupo como "Vivaldi", uma variação maluca de um tema composto por Antonio Vivaldi. No segundo álbum se encontra o seu maior sucesso comercial, a faixa "Back Street Luv", que chegou ao quinto lugar na parada de singles da época. Depois do excelente álbum "Phantasmagoria" (1972), a formação original da banda, que contava com os virtuosos Darryl Way e Francis Monkman, se desmanchou. Assim, capitaneados pela cantora Sonja Kristina a banda lançou bons álbuns como "Air Cut", sempre mantendo o estilo experimental.Depois dos álbuns "Midnight Wire" e "Airborne", na metade da década de setenta, a banda acabou. Durante os anos 80 e 90 aconteceram algumas reuniões, o que culminou no lançamento do álbum "Alive 1990", mas um retorno definitivo ficou só na imaginação dos fãs.

Clique aqui para mais informações.

Strawbs

O Strawbs foi (e ainda é) uma das melhores bandas do folk-rock londrino, a banda que chegou a contar no inicio com a vocalista Sandy Denny, que foi mais tarde substituída em alguns shows pela cantora do Curved Air Sonja Kristina. A banda lançou nos anos 70 clássicos do estilo como "Grave New World" e "Dragonfly" (esse com a participação de Rick Wakeman). Na sessão de bandas do Whiplash! se encontra a biografia do Strawbs.

Clique aqui para mais informações.

Amazing Blondel

Não sei ao certo se folk-rock seria o termo exato para descrever o som dessa banda (que foi descoberta pelo baixista do Free, Andy Fraser). O trio inglês soa como uma companhia de menestréis visitando a Londres dos anos 60. O grupo não conta com nenhum instrumento elétrico e investe em reconstruir as canções renascentistas pseudo-elizabeteanas (como eles auto-denominam sua música). Após um período "na geladeira" a banda voltou à ativa em 1997 com o álbum "Restoration".

Clique aqui para mais informações.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Gryphon

A banda iniciou como uma companhia de música renascentista, medieval e de música elisabetana (referente à época da antiga rainha Elizabete) com um toque de humor pitoresco. A banda utilizava somente instrumentos acústicos da época retratada no álbum auto-intitulado de 1973. Já no segundo álbum, "Midnight Mushrooms" a banda resolveu apostar em um maior experimentalismo, incluindo instrumentos elétricos. No terceiro álbum, "Red Queen yo Gryphon Three", a influencia "progressiva" cresceu ainda mais. Após esses três clássicos a banda foi meio que esquecendo a influência de música antiga e se concentrando num estilo mais próximo de um prog-pop como no álbum "Treason" (que marcou a saída do guitarrista Greame Taylor, que havia se juntado ao Albion Band). "Treason" (de 1977) foi também o ultimo álbum da banda. Em entrevista, o baterista da banda, David Oberlé, comentou que os ex-membros da banda estão pensando seriamente em uma reunião. So resta torcer!

Clique aqui para mais informações.

Jethro Tull

Apesar de mundialmente famosos e longe de se restringirem ao cenário Londrino, o Jethro Tull (nome do inventor da máquina de semear) sempre se utilizou dos músicos do cenario Londrino, como Dave Pegg (do Fairport), Ed Jobson (do Curved Air) e Dave Mattacks (Fairport, Nick Drake, etc). O som do Jethro Tull sempre mostrou algo da sonoridade folk-rock, porém a banda passou por varias fases, umas mais folk e acústicas, outras mais sintetizadas. Os álbuns de maior interesse para ouvir a sonoridade folk do Tull talvez seriam "Songs From The Wood" e o "Heavy Horses".

Clique aqui para mais informações.

Apesar de a cena do folk-rock inglês ser bem restrita a Londres na época, muitas outras bandas fora de Londres (e até fora da Inglaterra) surgiram influenciadas pelo antigo folk-rock. Podemos citar bandas que adquiriram um certo sucesso como o "Oyster Band", ou outras conhecidas apenas dos folk-rockers como o Tempest (membro da gravadora de rock progressivo Magna Carta).

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em caso de dúvidas ou sugestões, por favor mande um e-mail para esse que vos escreve, ou deixe uma mensagem no mural, que com certeza irei responder.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

💬 Ler e postar comentários


Pentral
MOPD
Arte Musical
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Folk Rock Inglês: Os Avós do Folk MetalFolk Rock Inglês
Os Avós do Folk Metal


Metallica: por que 9 entre 10 fãs odeiam Load e Reload?Metallica
Por que 9 entre 10 fãs odeiam "Load" e "Reload"?

Out: os 100 álbuns mais gays de todos os tempos segundo a revistaOut
Os 100 álbuns mais gays de todos os tempos segundo a revista