Predatory: Mais pesado e agressivo em nova demo
Resenha - Contesting the Truth of Death - Predatory
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 03 de janeiro de 2011
Embora muitas bandas que surgiram em nosso país dez anos atrás já tenham encerrado as suas atividades, uma série de representantes mantém acesa a chama do underground brasileiro. Em sua terceira demo, os paulistas do PREDATORY mostram que é possível – com muita determinação – construir uma sólida carreira apesar das adversidades habituais. O recente "Contesting the Truth of Death" deixa claro o amadurecimento da banda desde "Walking to the Trap" (2000).

Em atividade desde 1997, o PREDATORY conta hoje com Marco Politi (vocal), Thiago Pacheco (guitarra), Ricardo Lima (guitarra), Anderson Casarini (baixo) e Luiz Carlos Louzada (bateria – e vocalista da banda HIERARCHICAL PUNISHMENT) e mantém ainda a sua sonoridade baseada no thrash metal. De qualquer forma, a banda conta atualmente com influências mais pesadas e agressivas, certamente mais próximas ao death metal, que distanciam "Contesting the Truth of Death" do primeiro registro do quarteto (na época com apenas um guitarrista), que possuía raízes old school. O novo encaminhamento musical do PREDATORY salienta o amadurecimento adquirido em mais de dez anos de carreira.
Com um nível de gravação até que razoável, o quinteto paulista apresenta em "Contesting the Truth of Death" três novas composições. O trabalho em estúdio, que está um passo à frente da demo "Visions World Apart" (2005), ainda precisa de um melhor acabamento para se tornar verdadeiramente impactante. De qualquer modo, o thrash metal nitidamente mais moderno executado pelo PREDATORY, evidencia duas novas características sonoras da banda: riffs agressivos – mesmo sem muita velocidade – e um vocalista ainda mais intenso.
Desde a abertura com "Sickly Psychological Profile" até o encerramento com "Dirty Scum Arise", essas duas tendências sonoras se repetem e se reinventam dentro da demo. De modo acertado, a escolha por guitarras mais sujas em "Sickly Psychological Profile" deu uma cara verdadeiramente interessante à nova proposta do PREDATORY, assim como a voz quase desesperada de Politi em "Message of Death". Embora possa parecer extremamente reto, o instrumental do quinteto paulista mostra muito bem a ambição agressiva da banda.
No entanto, "Dirty Scum Arise" possui características que a distingue das suas duas antecessoras. Com um instrumental muito mais rápido, essa faixa possui uma série de variações de ritmo, referência incomum no restante de "Contesting the Truth of Death". A música, que é a mais agressiva e enérgica da demo, mostra como o PREDATORY se move com naturalidade entre riffs mais cadenciados e guitarras mais velozes. Como bônus, o videoclipe de "Dirty Scum Arise" e uma versão para a clássica "Mandatory of Suicide" (SLAYER) complementam o novo CD demonstrativo do grupo.
Não há dúvidas de que o PREDATORY amadureceu com o passar desses mais de dez anos, sobretudo em um exercício de comparação entre "Contesting the Truth of Death" e "Walking to the Trap" (2000) – demo que projetou pela primeira vez o grupo de Praia Grande (SP) dentro do território brasileiro e internacional. Entretanto, os caras precisam se dedicar ainda com mais vontade no processo de composição – para que consigam montar um repertório consistente, visando o primeiro CD – ainda relativamente distante. Com certeza, o PREDATORY vem dando, de modo certo, os primeiros passos dentro do nosso underground.
Por fim, "Contesting the Truth of Death" é uma excepcional demo e uma oportunidade única para quem busca conhecer a banda com certa amplitude. O CD ainda conta com uma faixa interativa, com informações sobre a trajetória da banda e que inclui as letras das três novas composições. O material bônus se estende mais um pouco: para o videoclipe de "Engrave" e as demos "Visions World Apart" (2005) e "Walking to the Trap" (2000) na íntegra em MP3.
Site: http://www.myspace.com/predatorythrashmetal
Track-list:
01. Sickly Psychological Profile
02. Message of Death
03. Dirty Scum Arise
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
Em número menor, Crypta fará apresentações simbólicas pelo Brasil em 2026
Filhos imploraram para que Dee Snider não fizesse mais shows com o Twisted Sister
O músico que zoou Bruce Dickinson por releitura de música dele feita pelo Iron Maiden
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
Alissa White-Gluz lança clipe de "Checkmate", novo single do projeto Blue Medusa
Os 79 músicos que dividiram palco com Metallica e deixaram James Hetfield "bem nervoso"
Os melhores álbuns de rock e metal lançados nesta década, segundo o Loudwire
Novo disco do Exodus conta com participação de Peter Tägtgren, do Hypocrisy
ShamAngra celebrará 30 anos do álbum "Holy Land" com 18 shows pelo Brasil
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O cara que fez audição pro Metallica com moicano loiro e errou "For Whom": "Niguém riu"
As três favelas citadas no clássico "Alagados" dos Paralamas do Sucesso
Hall Of Fame: 500 Músicas Que Marcaram o Rock and Roll
O hit de Cazuza feito durante internação e que seria indireta para affair Ney Matogrosso


"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia



