Scars e dramaturga influenciados por Dante Alighieri
Por Jaime Amorim - Metalvox
Fonte: Scars - site oficial
Postado em 03 de novembro de 2005
Após sete séculos de sua escrita, O Inferno de Dante, que inspirou o Scars a fazer o MCD The Nether Hell (inteiramente baseado na obra), também levou a dramaturga Gloria Perez, escritora da novela América, da Globo, a colocar em seus capítulos finais passagens subliminares da obra do poeta italiano – escrita em 1310. Para quem não acompanha a novela, há nos capítulos finais referências claras ao Inferno de Dante, como o touro de três cabeças e 15 metros de altura como guardião da porta do inferno, que no livro e na mitologia se chama Cérbero - que na verdade é um cachorro de três cabeças. O limbo, a travessia de barco e o condutor com "olhos de brasa" são algumas das imagens que em Dante se fazem presente, entre outras.
O limbo, ou vestíbulo, é a imagem da capa do MCD "The Nether Hell", lançado pelo Scars em meados deste ano. Não só a capa, como a arte gráfica, as letras e a home-page, são inteiramente baseados na obra do poeta. Dante também é referência para o novo álbum do Sepultura que será baseado nas três etapas da Divina Comédia: o inferno, o purgatório e o paraíso.
Concluindo, a obra continua contemporânea já que aborda o mundo espiritual onde a idéia de inferno e paraíso (o conceito dual, bem e o mal que é encontrado nas mais diversas culturas em todos os continentes) é o cerne da questão. Tanto o Scars como Glória Perez souberam captar com bastante clareza este meandro que acompanha a humanidade desde seu primórdio.
Em relação ao Scars você pode conhecer mais visitando o web site da banda (link abaixo) e ouvindo algumas das suas músicas na seção de downloads.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps