Tobias Sammet fala sobre Avantasia e Edguy
Por Natália Marques
Fonte: Blabbermouth
Postado em 16 de abril de 2007
O líder do EDGUY, Tobias Sammet, recentemente deu uma entrevista a seu webmaster sobre "The Scarecrow", o terceiro álbum do projeto AVANTASIA. O disco está sendo produzido por Sascha Paeth, que também tocou guitarra no CD. A bateria ficou a cargo de Eric Singer, baterista do KISS/ALICE COOPER, e o baixo ficou por conta do própio Tobias. Segue a entrevista completa:
Como está indo a produção do novo álbum do AVANTASIA?
"Ótima. Eu estou com muito trabalho agora, mas fazer outra aventura no AVANTASIA é um sonho realizado. Ainda assim, tem muito trabalho por vir e eu não vejo um EP pronto antes do verão".
Então você fará um EP antes do álbum "The Scarecrow"?
"Se eu assinar com um selo que concorde em lançar a um custo baixo, sim. O álbum completo vai demorar muito até ficar pronto, nós temos muitas músicas. Mas todas elas estão ótimas, então não é um problema. Eu acho que seria um incrível começo com um EP cheio de músicas de primeira por um preço justo. Músicas que pertencem ao álbum, mas que não estarão nele. Nós fizemos isso com o EDGUY em 'King of Fools' e 'Superheroes' e nossos fãs amaram. Não ganhamos nenhum dinheiro, mas a reação foi incrível porque as músicas não eram 'B-sides' embora de alta qualidade. Os fãs nos pagam com sua lealdade e mostram ainda mais interesse nos próximos lançamentos da banda. E o AVANTASIA está fora do mapa por tanto tempo, seria perfeito voltar com um EP matador. Bom, eu acho que eu vou ter que falar com os selos sobre isso, mas esse projeto merece uma 'ressurreição' especial para os fãs, não acha?"
Mas você disse que não queria mais trabalhar com o AVANTASIA, por qual motivo mudou de idéia?
"Não, eu disse que não imaginava fazer algo naquela época. E sempre que as pessoas perguntavam eu fui honesto. 'The Metal Opera 1 e 2' foi tão trabalhoso e eles fizeram muito sucesso. Até agora é o maior número de vendas que essa gravadora já teve. Para algumas pessoas eles viraram clássicos. O que quer que seja, é uma honra. Por outro lado, é um grande projeto para se comparar. Eu não quero parecer convencido mas eu não estou tão mal para fazer um álbum só por dinheiro e acabar com um CD 'legal'. Eu sei que, como um artista eu tenho uma dívida moral comigo e com os fãs, certo? O que quer que você faça, faça com o seu coração, faça num bom momento e faça como se fosse a última coisa que você vai fazer! Então eu cheguei num ponto em que eu tinha que dizer: 'eu tenho ambição, a visão e as idéias para fazer a melhor música que eu já fiz'. É o momento certo e eu entrei nesse negócio para ser meu próprio chefe, então porque não fazer algo que eu estou louco para fazer? Esse novo álbum com certeza não vai ser uma cópia dos outros, muito menos um álbum do EDGUY. Mas é definitivamente AVANTASIA. AVANTASIA 2007. Grande, épico e definitivamente não brega".
Então, como vai soar o AVANTASIA 2007?
"Diversificado, 'pomp metal' com umas coisas do rock clássico, momentos orquestrados e coisas célticas, uma grande produção e por aí vai. Ela consiste de vários elementos. Música bombástica com muito sentimento. Você vai saber que o compositor é o mesmo de 'Avantasia' e 'Seven Angels' e coisas pop como 'Holy Water' ou 'King of Fools' ou 'Save Me', haha. Espere e você terá um grande sorriso no rosto quando ouví-lo! Claro que eu sei que algumas pessoas vão dizer que eu me vendi porque terá um Rock mais 'comercial', o que seria ótimo como um single, por sinal. E até uma balada. Nojento, não é? Eu deveria me sentir culpado. E eu não vou vestir casaco feminino. Mas e daí? Eu estou nessa há 15 anos, Eu cheguei ao ponto de me sentir confortável aonde eu posso fazer o que eu quero, do jeito que eu quero e sem compromisso. Nós vamos mostrar como fazer um álbum de Metal Clássico conceitual sem dragões. Sem 'Spinal Tap'! Vai ser interessante para todos os fãs de Rock e Metal, e para os fãs de 14 anos de idade também!"
Muita gente pergunta sobre os convidados que estarão no álbum. Você pode nos dar alguns nomes?
"Ah, vão ter alguns. Eu posso excluir o Papa e o Elvis, mas todos os outros podem eventualmente estar presentes. Eu não quero que os nomes pareçam muito importantes, as pessoas devem amar o álbum pela música, não pelos nomes. A estrela é o time, que é a música e o resultado final. Não me entenda mal, vão ter ótimos músicos e vocês saberão seus nomes. Por exemplo, eu estive na Inglaterra para trabalhar com meu amigo Bob Catley, que vai ser um dos primeiros convidados do álbum. Falando nisso, a banda dele, MAGNUM, vai fazer uma turnê pela Europa em maio, diga as pessoas para vê-los, eu acho que eles são a melhor banda de art-rock de todos os tempos. As pessoas vivem me perguntando qual minha inspiração musical: vejam o MAGNUM! Vão ter vários outros convidados e eu manterei vocês informados no meu website".
Outros detalhes interessantes em AVANTASIA? Qual a história conceitual dessa vez?
"Bom, terão bilhões de novidades e detalhes mas vocês terão que esperar para ver. Vai ser grande e eu sou o homem mais feliz do mundo por ser capaz de fazâ-lo. Mas agora vamos falar sobre outra coisa".
Ok, você vai fazer uma turnê com o EDGUY nos Estados Unidos e serão a atração principal no festival Bang Your Head alemão. Não é uma honra, especialmente por causa da lista de bandas que foram atração principal nos anos passados como SCORPIONS, ALICE COOPER, MOTÖRHEAD, DEEP PURPLE, WHITESNAKE, entre outros...
"Não é ótimo? Os promotores parecem confiar em nós e vamos dar ao público um grande show em troca. Nós tocamos em tantas turnês agora, eu acho que nós sabemos como agitar um show no palco. Nós já estivemos nos Estados Unidos antes, e eu discordo sobre qualquer coisa ruim que digam sobre o mercado do Metal por lá. Vamos encarar. A grande mídia não apóia o metal tradicional, e daí? Para mim parece que a indústria e as bandas novas sempre estão choramingando. Mas o que eles esperavam? Sair e tocar em estádios? Acordem, crianças! Claro que são só clubes, nós tocamos em seis turnês européias e só uma turnê real de costa a costa do E.U.A. até agora. Nós vamos e arrebentamos. Eu tenho muitos amigos nos Estados Unidos, eu não gosto da ignorância do mercado de entretenimento americano, mas isso não me impede de gostar de lá. Eu não gosto do pedantismo alemão, da máfia italiana e nem dos mosquitos australianos. Mas eu nunca odiei esses países. Eu quero ir pra América, tocar para nossos fãs, encontrar amigos, e mostrar a mídia americana o que a máquina de entretenimento alemã chamada EDGUY é capaz. Eu adoro voltar aos E.U.A., e se outras bandas odeiam, então... não vão!"
OK, última pergunta: Nós estamos falando de grandes planos com o AVANTASIA, mas quando vai sair algo novo do EDGUY?
"Nós temos um DVD filmado no Brasil alguns meses atrás, nós vamos editá-lo e achar uma data para lançar. Eu estarei muito ocupado nos próximos meses, porém mais tarde nesse ano nós voltaremos ao estúdio com o EDGUY. Eu não sei quando, nunca ande com o segundo na frente do primeiro, você pode torcer o tornozelo. Agora é a vez do AVANTASIA!"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
O que Max Cavalera não gostava sobre os mineiros, segundo ex-roadie do Sepultura
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
A melhor música do AC/DC de todos os tempos, segundo o ator Jack Black
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Clemente segue no CTI, informa novo boletim médico
Cinco bandas que, sem querer, deram origem a subgêneros do rock e do metal
O padrão que une todos os solos da história do Iron Maiden, segundo Adrian Smith
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025
Novo álbum do Violator é eleito um dos melhores discos de thrash metal de 2025 pelo Loudwire
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Corey Taylor e a banda que consegue ser pior que o Nickelback; "Eles são horríveis"
Eagles: o significado da clássica "Hotel California"
Assessor dos Ramones relembra o bizarro ritual alimentar pré-show da banda

O surpreendente Top 5 de álbuns do Iron Maiden para Tobias Sammet, do Avantasia
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
Rob Rock conta como foi interpretar fanático religioso no "Metal Opera" do Avantasia
Tobias Sammet: "Eu sempre quis ter Bruce Dickinson no Avantasia"



