"Zeppelin, a realeza do Rock", diz Nuno Bettencourt

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Daniel Faria, Fonte: Blabbermouth, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 

O guitarrista do EXTREME, Nuno Bettencourt, escreveu em dezembro de 2007 uma longa resposta para a crítica da reunião do LED ZEPPELIN na O2 Arena feita pelo comentarista da indústria musical Bob Lefsetz, que escreveu "o LED ZEPPELIN está morto. E um dos motivos que o grupo é tão adorado é que eles não continuaram depois que Bonham morreu, o que totalmente nos chocou. Não tem como continuar agora. Dê um tempo. Venda o DVD. Permita a todos os presentes que tenham seus troféus de honra e suas memórias. Por favor não manchem a imagem, a lenda. Nós já prostituímos o Rock and Roll demais. É como se Jesus hoje fosse vendedor de Cadillacs".

1738 acessosVlog Rock: o significado dos símbolos do Led Zeppelin5000 acessosThe Wall - Uma obra de arte conceitual

A carta na integra de Bettencourt segue abaixo (editada pela BLABBERMOUTH.NET para fins de clareza):

"Parem com isso! Parem! Chega! Todos vocês escrevendo essas cartas negativas sobre o LED ZEPPELIN deveriam estar envergonhados. Que !@*#^ são vocês para assumir ou fingir saber porque Robert Plant, Jimmy Page e John Paul Jones neste ponto na vida deles estão tocando juntos? Talvez fosse a hora... talvez eles quisessem fazer uma última vez antes que se fossem. Talvez nos ensaios tenha sido causada uma excitação com a mágica e a química que eles tinham esquecido e secretamente desejaram por muitos anos e agora percebem que não vão ficar mais jovens e eles deveriam deixar as diferenças de lado e se divertir. É uma especulação, mas possível. Talvez eles queiram fazer Rock. Talvez eles precisem fazer Rock. Talvez seja pelo dinheiro. Mas isso não á nada da nossa alçada. Nossa parte, como fãs, é de curtir com eles".

"Nervoso com o dinheiro? Se isso fosse realmente o caso, então você deveria punir todos eles pelas tour anteriores que eles fizeram no passado, porque eles estavam ganhando... aviões particulares, limousines, hotéis cinco estrelas, sem contar na mercadoria. O que vocês acham? Que eles não estavam pensando sobre dinheiro na época? Que eles estavam fazendo aquilo só para nós? E sem dúvida eles devem ser pagos. Eles são uma das maiores bandas de Rock que esta Terra já viu. Somente os BEATLES, que eram obviamente gigantes, poderiam criar todo este caos e emoção numa reunião. Eles merecem cada centavo. Isto é LED ZEPPELIN. Eles são a verdadeira realeza do rock and roll. E você tem o direito de NÃO ir vê-los. Mas não seja como esses cuzões arrogantes que boicotam os cinemas chamando um filme de blasfemoso e desrespeitoso enquanto que, se perguntarem a eles se eles viram o filme que estâo boicotando, eles dizem 'Não, eu não preciso vê-lo. Eu simplesmente sei.' Isso é a voz da ignorância falando".

"Seja qual for a razão para odiar esses caras, eu não acredito que li, 'Eu não quero eles fodendo com minhas memórias.' Eles te deram essas memórias. Por esse simples motivo, se você é um fã de ZEPPELIN de verdade, você deve a eles pelo menos o respeito de não criticá-los por querer fazer Rock and Roll de novo. O que tem de tão errado com isso? O ZEPPELIN sempre tocou pelas próprias regras deles. Em vez disso, nós, como fãs, deveríamos estar em êxtase por ter uma chance de celebrar com eles e lhes mostrar o quanto nós apreciamos o que eles deixaram para nós. Eles foram a trilha sonora mais tocada das nossas vidas... os tempos ruins que eles nos fizeram suportar, as festas que eles fizeram para nós, só de deixar descer a agulha (do toca-discos). Sem contar a quantidade de músicos que eles influenciaram".

"E o que há de tão errado em simplesmente se sentar numa audiência e compartilhar música bonita com eles talvez uma última vez antes que eles morram? Ou, antes de todos nós morrermos. Por quê há tantas regras? O Rock and Roll NÃO TEM REGRAS! De onde vieram essas regulamentações? Eles estão nos traindo? Será que Jimmy Page é mesmo Osama Bin Laden? LED ZEPPELIN ao contrário é mesmo Al Qaeda? Eles são uma banda de Rock and Roll. Não os crucifiquem só por querer tocar".

"Sim, eu sei que vai ser diferente. Sem brincadeira. Não tem Bonzo, nada de roupa brilhante de dragão, não tem meia estufada nas calças de Plant... Bem, eu não sei quanto a isto. Mas não vai ser tão insano como era quando eles vieram ao Boston Garden e carros e trens foram virados e destruídos, e ficamos tão chapados que não lembramos como chegamos em casa. E sim, nós não chegamos em casa; nós batemos de frente a outro carro fazendo 120 milhas por hora (192km/h) e fomos para o hospital com vidro na cara. Mas isso é história para outro dia".

"'Mas Plant está todo enrugado e...' E adivinha o que mais? Manchete! Eles estão muito, muito mais velhos. Robert Plant está com aparência de velho, e Page também. E nós temos que castigar eles por isso também? 'Como ousam eles fazer Rock nesta idade?!?!?!?!?!?` Oh, merda. Se esse fosse o caso, eu estou nos meus 40 e estou fodido. Eu estava gravando umas músicas novas hoje. É melhor eu gardar minha guitarra e ficar no sótão para sempre, porque é certeza, serei acusado de ganancioso se eu sair em turnê com minha banda".

"É nisso que nos tornamos? Nós procuramos qualquer razão para criticar os grandes. Mas ainda assim a maioria dos e-mails que vieram de Bob e seus leitores são sobre o quanto da nova geração de artistas que não tem alma ou qualidade musical e não conseguem compor uma música decente. Está vendo, mais importante, esses carinhas PRECISAM ver ZEPPELIN... até mesmo esta formação atual com esta idade."

"O rock está morrendo... se já não morreu."

"Será que precisamos ver mais uma cerimônia de prêmios para saber que a música está numa crise profunda? Tão deprimente. Não tem um só sequer por aí inspirando garotos a pegar uma guitarra. Por que você acha que tem milhões de cópias do jogo Guitar Hero sendo vendidas? Porque eles estão precisando disso. Estamos fodidos se tivermos que contar com um video game para salvar o Rock and roll".

"E eu tenho que dizer que partiu meu coração ouvir Bob dizer que ele estava sentado ao lado do legendário Jimmy Page e não se incomodou nem em dizer alô ou de apertar a mão dele, por razões egoístas e baseadas na memória. Você perdeu, Bob. Aquilo poderia ter se tornado uma das maiores memórias da sua vida. Você é tâo velho e inflexíxel no seu jeito de ser que não é capaz de permitir algumas memórias novas de entrarem no coração? Você pode ter perdido a oportunidade de uma conversa que poderia ter mudado sua vida e que poderíamos ter lido em suas cartas. Sabe, eu fiz um show na Alemanha no começo dos anos noventa, um festival. PAGE/PLANT também estavam para tocar. Quando eu os vi andando na área externa do backstage, minha infância passou pelos meus olhos! Sheryl Crow estava do meu lado. Ela disse 'Vá dizer olá!' Eu disse 'Não tem como! Aquele é Jimmy Page! Como você pode falar para Jimmy Page 'Alô, cara. Eu curti sua música!` Então eu não fiz nada. Que bobo eu fui! Então eu me virei para ir embora, e senti uma mão no meu ombro e alguém me chamou pelo nome. Eu virei e era...ELE. Tudo que posso dizer, Bob, é que logo depois eu desmaiei e ele me levantou do chão, e conversamos por duas horas sobre um dos lugares favoritos dele, meu país de nascimento, Portugal - sobre como ele passa tempo lá, as guitarras tradicionais que ele compra por lá, minha família de lá. Sem contar na música das nossas bandas - só um detalhezinho à parte".

"Então da próxima vez que você o ver, Bob, não o esnobe ou o castigue por estar no LED ZEPPELIN - simplesmente diga 'olá, Jimmy.' Aperte a mão e sorria. Eu juro, a mágica e a sinceridade nas mãos dele vão ficar com você para sempre, e você ficará feliz por saber que essa nova memória não apagou nenhuma das outras antigas".

"Eu acho que o principal é, será que podemos por favor, por favor parar de falar sobre o lado de negócios da coisa só um pouquinho? Eu te imploro... Tudo que ouço e leio de você é sobre como não existe mais grande música, de que tudo é uma armação... marketing, marketing, dinheiro, dinheiro, dinheiro. Clive [Davis] é o império do mal que arruinou tudo..."

"Você está tão certo... É por isso que eu imploro para não boicotarem o THE POLICE ou LED ZEPPELIN meramente porque vocês estão irritados que eles estão sendo compensados. Adicionaram mais shows... Eles planejaram isso? Talvez. Foda-se! Quem se importa? A música é importante demais. Tem um deserto musical seco lá fora, e a vida é curta demais para ficarmos julgando e desconfiando e perdendo as bandas que moldaram sua vida porque tudo que queremos de verdade e tudo que precisamos de verdade é uma noite de ROCK and ROLL... Nada mais, nada menos. Só uma nova memória para levarmos para casa conosco... para guardarmos até morrermos".

"E para aqueles de vocês que tem medo de se arriscar por causa do velho ZEPPELIN? Você devia estar chapado demais para se lembrar ou para perceber que 7 de cada 10 shows do ZEPPELIN eram ruins. Aquelas eram noites nas quais eles estavam tão drogados e bêbados que eles mal podiam ficar de pé, quanto mais tocar um instrumento. Bonham vomitando em um balde no palco. Mas aquele era o perigo e aquele era o risco. Eu vi Steven Tyler desmaiar em duas noites seguidas em Worcester (Massachusetts) na segunda música, para não voltar mais".

"Eu daria qualquer coisa para testemunhar um desses caras grandes, legendários em um estado frágil ou nos últimos anos de vida do que escutar ou ir ver a maioria dessa merda pretenciosa que tem no rádio. Este tipo atual de música vale tão a pena ver que levou a MTV à extinção. Mas isso pode ter um lado positivo".

"E aquele cara que fez brincadeira sobre Plant tomar chá antes do show? Você não deve ser um cantor. E dá um tempo para o homem... ele tem quase 100 anos de idade."

"Mas acredite em mim como testemunha visual quando eu digo para vocês e para Bob que estes caras estão velhos, mas eles ainda sabem curtir. Page? Está brincando? E você também questiona se havia groupies no backstage do VAN HALEN e se David Lee Roth ainda estava fodendo elas. SIM! O Rock ainda está vivo e bem, meu amigo.

"Eu sei que você costuma voltar aos velhos e bons tempos. Eu também. Isso me deixa nervoso. As formações eram ridículas. Nós fomos mimados. Duas ou três bandas grandes no show de qualquer tour. Aquilo era a norma. Nós considerávamos aquilo algo garantido. Era como água de torneira. Nós íamos para a pia toda vez acreditando que a água era pura e que a qualidade iria sempre estar ali. Hoje o que recebemos é água engarrafada. Água com sabor. Água com vitaminas. Com rótulos coloridos, cada uma dizendo ser a mais pura. A verdade é, assim como no Rock and Roll, água de torneira nunca foi limpa. Sempre foi suja. Mas isso não importa - matava nossa sede sem problema".

"Traga de volta aquela água suja. Traga de volta aquele Rock and roll."

"Perdoe minha ortografia e escrita. Eu sou apenas um músico".

"E Bob, só mais um pedido. A todos aqueles que escrevem e pedem para esconder a identidade: cresçam culhões. Tenham orgulho de suas opiniões. E digam-nos quem vocês são. Isto é AMERICA. Nós somos livres."

A resenha de Bob pode ser lida (em inglês) neste link.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Led ZeppelinLed Zeppelin
Robert Plant acha horríveis seus vocais no começo da carreira

1738 acessosVlog Rock: o significado dos símbolos do Led Zeppelin212 acessosEm 24/02/1975: Led Zeppelin lança o álbum Physical Graffiti478 acessosRobert Plant: unboxing do novo álbum, "Carry Fire"0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Led Zeppelin"

Rock and RollRock and Roll
Brigas internas que serviram como inspiração para clássicos

Led ZeppelinLed Zeppelin
As 10 melhores músicas da banda segundo o WatchMojo

Black SabbathBlack Sabbath
Bill Ward lembra jam com Led Zeppelin

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Led Zeppelin"0 acessosTodas as matérias sobre "Extreme"


Pink FloydPink Floyd
The Wall: uma obra de arte conceitual

Bon JoviBon Jovi
O mistério de Tommy e Gina em "Livin' On A Prayer"

Dave MustaineDave Mustaine
"Kiko é o primeiro que me intimida desde Friedman"

5000 acessosTotal Guitar: os 20 melhores riffs de guitarra da história5000 acessosGuns N' Roses: Axl Rose conversa com fãs e abre o jogo!5000 acessosMarcelo Maiden: Uma impressionante coleção de ítens do Iron Maiden5000 acessosTen Masked Men: versões Death Metal para hits pop5000 acessosFelizes para sempre?: casal fazia fotos de noivado e de repente...5000 acessosMax Cavalera: as drogas e desatinos do período com o Sepultura

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 11 de janeiro de 2015


Sobre Daniel Faria

Nascido em 1977, cresceu em um lar onde rock progressivo dominava as ondas do ar. Aos 12 anos, com a compra de "Paranoid" (Black Sabbath) tudo mudou e o metal gradualmente passou a ser o som predominante em casa. Estudou Computer Science / Applied Science pela Concordia University (Montreal, Québec, Canada) e hoje vive em um vilarejo rural em Simcoe County, centro-sul de Ontario, Canada.

Mais matérias de Daniel Faria no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online