David Gilmour, do Pink Floyd, toca canção rara em lembrança a Wright
Por Fernando Fortes
Fonte: BBC.co.uk
Postado em 25 de setembro de 2008
O guitarrista do PINK FLOYD, David Gilmour, tocou uma das primeiras canções do grupo em homenagem ao tecladista Richard Wright, que faleceu na semana passada.
Gilmour realizou uma pungente performance de "Remember a Day", escrita por Wright, que morreu de câncer aos 65 anos. A canção é do segundo álbum do PINK FLOYD, de 1968, "Saucerful of Secrets".
"Ele criou um som que unia todo o Pink Floyd", disse Gilmour no programa de Jools Holland na BBC Two. "Ele era bastante pretensioso, mas muito talentoso e adorável. Estamos incrivelmente tristes por tê-lo perdido."
Wright acompanharia Gilmour na mesma apresentação, mas havia enviado uma mensagem de texto ao guitarrista há três semanas dizendo que não poderia tocar. Após sua morte, Gilmour decidiu tocar "Remember a Day". Essa canção não era tocada ao vivo há muitos anos.
Wright gravou os vocais na versão original, pouco antes de Gilmour se unir à banda. Gilmour se lembra de ter conhecido Wright em 1965, quando seu primeiro grupo fazia a abertura para o PINK FLOYD em "escolas e clubes de jovens". Wright era "muito tímido e quieto", disse ao apresentador Jools Holland.
Quando perguntado sobre a contribuição de Wright ao PINK FLOYD, respondeu: "ele trouxe um elemento meio jazzístico, mais etéreo a tudo. Ele tinha um talento um tanto esquivo, vamos chamá-lo de alma, que unia a coisa toda. É algo que se nota quando está faltando."
Uma edição do programa foi exibida terça-feira e uma versão mais longa irá ao ar na BBC Two na sexta-feira. No episódio de sexta-feira haverá outra performance de Gilmour, a música "The Blue", de seu álbum solo "On an Island", de 2006.
A versão de estúdio dessa faixa conta com Wright nos backing vocals, que havia acompanhado Gilmour em turnê. O tecladista estava "se realizando com o que fazia" nos últimos anos, disse Gilmour. "Havia muita alegria nele".
Morte de Rick Wright
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
Marcelo Barbosa rebate crítica sobre Angra: Alguém pagou pelo hiato?
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
O músico que detestou abrir shows do Guns N' Roses no início dos anos 1990
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
A conversa franca entre Angra e Fabio Lione que levou à saída do italiano, segundo Barbosa
O disco de Bruce Dickinson considerado um dos melhores de metal dos anos 90 pela Metal Hammer
Fita com registro de ensaio de Ozzy Osbourne em 1979 é encontrada
Para Ice-T, discos do Slayer despertam vontade de agredir as pessoas
Rock in Rio confirma Avenged Sevenfold e Bring Me the Horizon
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
Caetano Veloso e o astro que seria "novo Bob Dylan" , mas "nunca estourou no Brasil"
O rolê de Slash com ex-empresário do Guns N' Roses que durou dois dias
A surpreendente banda que vocalista do Offspring considera a "número 1" do Punk Rock

Rick Wright, tecladista do Pink Floyd, morre aos 65 anos de idade
Roger Waters, ex-Pink Floyd, fala sobre Rick Wright
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Nick Mason do Pink Floyd
Roger Waters explicou porque seu primeiro álbum solo traz uma mulher nua na capa
Regis Tadeu explica por que Roger Waters continua um imbecil
O integrante do Dream Theater que quase participou de um álbum seminal do Pink Floyd
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
O solo de guitarra ligado ao Pink Floyd que David Gilmour disse não fazer sentido algum
Roger Waters admite medo de ser morto a mando de Donald Trump
O grande problema das músicas do "Dark Side of the Moon", segundo David Gilmour
Por que o Pink Floyd recusou proposta de US$ 250 milhões por reunião?



