Michael Angelo: "Pra tocar rápido, é preciso saber tocar devagar"
Por Alexandre Israel
Fonte: BraveWords
Postado em 27 de dezembro de 2008
O guitarrista Michael Angelo Batio (ex-NITRO), concedeu em dezembro de 2008 entrevista ao Ultimate-Guitar.com. Leia abaixo um trecho da conversa, onde ele fala sobre questões técnicas.
Quando se trata de tocar rápido, quais os fundamentos que um guitarrista precisa conhecer?
Batio: "Diria que, para conseguir tocar rápido, primeiro é necessário saber tocar devagar. Tudo se resume a coordenar as duas mãos para que elas se movam em conjunto. Costumava dizer para meus alunos que tocassem assim no início. Aprendi essa técnica quando estudei piano, e a aplicava no ensino de guitarra".
"Quando você diminui a velocidade da execução, força o aluno a se concentrar física e mentalmente e a fixar melhor o que quer passar para ele. Somente mais tarde eu ensinava outros exercícios. Então, tudo se resume a ficar concentrado no que você está fazendo, tocando devagar e assimilando corretamente os movimentos. Além disso, eu movo a palheta de modo diferente, porque sou canhoto e apóio minha mão dessa forma (demonstrando)".
"Estudei a técnica de diversos guitarristas e descobri que, apesar de alguns palhetarem movendo os pulsos ou os cotovelos, isso não é tão importante. A maior parte deles, como Paul Gilbert, John Petrucci, Vinnie Moore e eu mesmo, ou qualquer pessoa que toque rápido e de maneira precisa, quando palhetam de média para alta velocidade nunca movem o dedo polegar e o indicador. Assim, não importa se você movimenta o pulso ou o cotovelo, o importante é deixar o polegar e o indicador parados, em repouso. É óbvio que toda regra tem sua exceção, mas 95% dos guitarristas utilizam essa técnica".
A entrevista na íntegra está disponível neste link.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
Alter Bridge, um novo recomeço
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
O critério do Angra para substituir Andre Matos por Edu Falaschi, segundo Rafael Bittencourt
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
Bangers Open Air anuncia 5 atrações para Pré-Party exclusiva em abril de 2026
"Cara, liga na CNN"; o dia em que Dave Grohl viu que o Nirvana estava no fim


Hair Metal: Os maiores cabelos da história do rock pesado


