Michael Angelo: "Pra tocar rápido, é preciso saber tocar devagar"
Por Alexandre Israel
Fonte: BraveWords
Postado em 27 de dezembro de 2008
O guitarrista Michael Angelo Batio (ex-NITRO), concedeu em dezembro de 2008 entrevista ao Ultimate-Guitar.com. Leia abaixo um trecho da conversa, onde ele fala sobre questões técnicas.
Quando se trata de tocar rápido, quais os fundamentos que um guitarrista precisa conhecer?
Batio: "Diria que, para conseguir tocar rápido, primeiro é necessário saber tocar devagar. Tudo se resume a coordenar as duas mãos para que elas se movam em conjunto. Costumava dizer para meus alunos que tocassem assim no início. Aprendi essa técnica quando estudei piano, e a aplicava no ensino de guitarra".
"Quando você diminui a velocidade da execução, força o aluno a se concentrar física e mentalmente e a fixar melhor o que quer passar para ele. Somente mais tarde eu ensinava outros exercícios. Então, tudo se resume a ficar concentrado no que você está fazendo, tocando devagar e assimilando corretamente os movimentos. Além disso, eu movo a palheta de modo diferente, porque sou canhoto e apóio minha mão dessa forma (demonstrando)".
"Estudei a técnica de diversos guitarristas e descobri que, apesar de alguns palhetarem movendo os pulsos ou os cotovelos, isso não é tão importante. A maior parte deles, como Paul Gilbert, John Petrucci, Vinnie Moore e eu mesmo, ou qualquer pessoa que toque rápido e de maneira precisa, quando palhetam de média para alta velocidade nunca movem o dedo polegar e o indicador. Assim, não importa se você movimenta o pulso ou o cotovelo, o importante é deixar o polegar e o indicador parados, em repouso. É óbvio que toda regra tem sua exceção, mas 95% dos guitarristas utilizam essa técnica".
A entrevista na íntegra está disponível neste link.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
Left To Die retornará ao Brasil em setembro tocando clássicos do Death
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
O álbum do rock nacional dos anos 1980 que Prince adorou quando ouviu
A música subestimada do Metallica que Lars diz ser um enrosco pra tocar ao vivo
Masters of Voices, que reúne Edu Falaschi e Tim Ripper, anuncia tour sul-americana
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
A banda que Joey Ramone disse que mais o inspirava; "Uma experiência de corpo e mente"
O gênero musical que nunca será tão relevante quanto o rock, segundo Gene Simmons
Por que Kurt Cobain detestava Phil Collins, Axl Rose e o Grateful Dead
Graham Bonnet e Bruce Dickinson aparecem juntos gravando videoclipe; confira a foto
Behemoth comenta cancelamento de shows na Turquia e cita liberdade de expressão
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico


Hair Metal: Os maiores cabelos da história do rock pesado


