Michael Angelo: "Pra tocar rápido, é preciso saber tocar devagar"
Por Alexandre Israel
Fonte: BraveWords
Postado em 27 de dezembro de 2008
O guitarrista Michael Angelo Batio (ex-NITRO), concedeu em dezembro de 2008 entrevista ao Ultimate-Guitar.com. Leia abaixo um trecho da conversa, onde ele fala sobre questões técnicas.
Quando se trata de tocar rápido, quais os fundamentos que um guitarrista precisa conhecer?
Batio: "Diria que, para conseguir tocar rápido, primeiro é necessário saber tocar devagar. Tudo se resume a coordenar as duas mãos para que elas se movam em conjunto. Costumava dizer para meus alunos que tocassem assim no início. Aprendi essa técnica quando estudei piano, e a aplicava no ensino de guitarra".
"Quando você diminui a velocidade da execução, força o aluno a se concentrar física e mentalmente e a fixar melhor o que quer passar para ele. Somente mais tarde eu ensinava outros exercícios. Então, tudo se resume a ficar concentrado no que você está fazendo, tocando devagar e assimilando corretamente os movimentos. Além disso, eu movo a palheta de modo diferente, porque sou canhoto e apóio minha mão dessa forma (demonstrando)".
"Estudei a técnica de diversos guitarristas e descobri que, apesar de alguns palhetarem movendo os pulsos ou os cotovelos, isso não é tão importante. A maior parte deles, como Paul Gilbert, John Petrucci, Vinnie Moore e eu mesmo, ou qualquer pessoa que toque rápido e de maneira precisa, quando palhetam de média para alta velocidade nunca movem o dedo polegar e o indicador. Assim, não importa se você movimenta o pulso ou o cotovelo, o importante é deixar o polegar e o indicador parados, em repouso. É óbvio que toda regra tem sua exceção, mas 95% dos guitarristas utilizam essa técnica".
A entrevista na íntegra está disponível neste link.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air anuncia primeiras atrações nacionais para a edição 2027
Summer Breeze vende todos os ingressos para a edição 2027 em tempo recorde
Gene Simmons volta a atacar os ex-colegas Peter Criss e Ace Frehley
A icônica banda que Regis Tadeu não recomenda nenhum álbum sequer: "Todos horrorosos"
O álbum que talvez seja a definição mais perfeita do rock progressivo
As 5 músicas mais subestimadas do Whitesnake, segundo a Loudwire
Vocalista original do AC/DC, Dave Evans lança novo single "Loup Garou"
Os 59 anos de idade de Gene Hoglan, um dos maiores bateristas do heavy metal de todos os tempos
Irmãos Gallagher descontentes com leilão de gravações raras do Oasis
A banda famosa que Kurt Cobain dizia ter uma música que "era uma porcaria"
Guitarrista Tommy Thayer confirma que o Kiss gravou uma nova música
A fase do Deep Purple que Ritchie Blackmore não suporta
Vozes eternas do Heavy Metal brasileiro
Joe Lynn Turner opina sobre reencontro de Ritchie Blackmore com o Deep Purple
Lars Ulrich relembra como foi o primeiro encontro do Metallica com o Iron Maiden

Hair Metal: Os maiores cabelos da história do rock pesado


