Andreas Kisser: anticristo foi inspiração do Heavy Metal
Por Emanuel Seagal
Fonte: Yahoo Música
Postado em 14 de junho de 2009
Andreas Kisser, guitarrista do SEPULTURA, escreveu em sua edição do final de abril de 2009 da coluna no Yahoo! a respeito de um dos temas mais comuns no metal, o "anticristo". Confira um trecho do artigo.
"O anticristo foi a inspiração suprema do heavy metal, praticamente o único estilo musical a abordar o tema. Claro que o blues, com suas histórias das encruzilhadas e contratos assinados com o demo e os Rolling Stones com a música 'Sympathy for the Devil', já falavam um pouco do assunto, mas não com a força e a dedicação do metal.
E tudo começou com o Black Sabbath, banda inglesa da cidade industrial de Birmingham, que definiu os novos padrões de se fazer música pesada. A influência do tema veio do cinema. O baixista Geezer Butler ficou fascinado quando viu pessoas numa fila de cinema pagando ingresso para ficarem com medo, assustadas com um filme de terror. O nome do filme? Black Sabbath.
Então ele quiz fazer o mesmo, mas em vez de usar os filmes, usou a música. A letra da primeira música que dá nome à banda e o primeiro disco mostram todo o mal que o grupo queria expressar nas suas histórias.
Black Sabbath - Black Sabbath, 1970 - Big black shape with eyes of fire / Telling people their desire / Satan's sitting there, he's smiling / Watches those flames get higher and higher / Oh no, no, please God help me! (Uma forma grande e negra com olhos de fogo / Falando às pessoas os seus desejos / Satanás se senta ali e ele sorri / Olhando aquelas chamas que crescem e crescem / Oh não, Deus me ajude por favor!)
Com o sucesso do Black Sabbath, muitas bandas começaram a escrever sobre o ocultismo, inclusive o guitarrista Jimmy Page, do Led Zeppelin, que até comprou o castelo onde morou o mago Aleister Crowley. Do qual, dizem as histórias, Page e Ozzy Osbourne eram discípulos.
Depois, veio o Iron Maiden, que escreveu o disco "The Number of the Beast" baseado no livro do Apocalipse, da Bíblia. Ozzy Osbourne também continuou com o tema em sua carreira solo e até bandas como Deep Purple, Blue Oster Cult e Uriah Heep beberam da água "benta" do metal negro.
Mas foi no começo da década de 80, que o ocultismo veio com força total e várias bandas passaram a utilizaram a magia negra como tema para suas letras. São vários os exemplos, mas vou citar apenas algumas bandas que me influenciaram. Creio que a mais "maléfica" que surgiu foi o Venom. Esta banda, também inglesa da cidade de Newcastle, surgiu com letras explícitas e blasfêmias por todo o lado. Em 1981, eles lançaram o disco "Welcome to Hell" e no ano seguinte o disco "Black Metal" que deu nome a um novo movimento musical.
A matéria completa - incluindo fotos - pode ser lida aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
Como foi gravar músicas do Rainbow com o Dio, segundo James Hetfield do Metallica
Slash elege os 10 maiores riffs de guitarra de todos os tempos
Slipknot confirma produtor com o qual está trabalhando em novas músicas
Guitarrista do Kiss, Tommy Thayer lança nova banda, Shogun Mojo
O truque de Paul Stanley em shows do Kiss que Bruce Dickinson queria levar ao Iron Maiden
Mick Jagger relembra onde estava em 1966, quando a Inglaterra venceu sua única Copa do Mundo
System of a Down puxa coro contra o Oasis durante show em Londres
O melhor timbre de guitarra de todos os tempos para Slash; "pesado pra caramba"
A melhor música de todos os tempos, na opinião de Tarja Turunen
Show do Megadeth no Hellfest 2026 é disponibilizado no YouTube
O conselho de John Lennon que até hoje Mick Jagger lamenta ter seguido
A música de Bruce Dickinson que imagina Jesus na era dos influenciadores digitais
Mick Jagger revela quem deveria interpretá-lo em um filme sobre os Rolling Stones
A música "numero 1" do AC/DC, na opinião de Angus Young

5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
A opinião de Luis Mariutti sobre a turnê de despedida do Sepultura
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
A melhor música do Alice in Chains, na opinião de Max Cavalera
Como foi o último show do Sepultura com Max Cavalera, segundo os membros da banda
O que poderia ter mudado a história do Sepultura, na visão de Max Cavalera
Derrick Green abre o jogo sobre motivos para o fim do Sepultura
A música do Anthrax que Andreas Kisser considera "quase prog"
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"
Max Cavalera explica o que fez o Sepultura mudar o som em "Chaos A.D."
Dave Grohl teve prejuízo de 50 mil dólares devido a sua paixão pelo Sepultura


