Andreas Kisser: anticristo foi inspiração do Heavy Metal

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Emanuel Seagal, Fonte: Yahoo Música
Enviar correções  |  Comentários  | 

Andreas Kisser, guitarrista do SEPULTURA, escreveu em sua edição do final de abril de 2009 da coluna no Yahoo! a respeito de um dos temas mais comuns no metal, o "anticristo". Confira um trecho do artigo.

1772 acessosCavalera Conspiracy: veja o vídeo de "Spectral War", do novo álbum5000 acessosGuns N' Roses: A crítica de Portnoy ao trabalho de Matt Sorum

"O anticristo foi a inspiração suprema do heavy metal, praticamente o único estilo musical a abordar o tema. Claro que o blues, com suas histórias das encruzilhadas e contratos assinados com o demo e os Rolling Stones com a música 'Sympathy for the Devil', já falavam um pouco do assunto, mas não com a força e a dedicação do metal.

E tudo começou com o Black Sabbath, banda inglesa da cidade industrial de Birmingham, que definiu os novos padrões de se fazer música pesada. A influência do tema veio do cinema. O baixista Geezer Butler ficou fascinado quando viu pessoas numa fila de cinema pagando ingresso para ficarem com medo, assustadas com um filme de terror. O nome do filme? Black Sabbath.

Então ele quiz fazer o mesmo, mas em vez de usar os filmes, usou a música. A letra da primeira música que dá nome à banda e o primeiro disco mostram todo o mal que o grupo queria expressar nas suas histórias.

Black Sabbath - Black Sabbath, 1970 - Big black shape with eyes of fire / Telling people their desire / Satan's sitting there, he's smiling / Watches those flames get higher and higher / Oh no, no, please God help me! (Uma forma grande e negra com olhos de fogo / Falando às pessoas os seus desejos / Satanás se senta ali e ele sorri / Olhando aquelas chamas que crescem e crescem / Oh não, Deus me ajude por favor!)

Com o sucesso do Black Sabbath, muitas bandas começaram a escrever sobre o ocultismo, inclusive o guitarrista Jimmy Page, do Led Zeppelin, que até comprou o castelo onde morou o mago Aleister Crowley. Do qual, dizem as histórias, Page e Ozzy Osbourne eram discípulos.

Depois, veio o Iron Maiden, que escreveu o disco "The Number of the Beast" baseado no livro do Apocalipse, da Bíblia. Ozzy Osbourne também continuou com o tema em sua carreira solo e até bandas como Deep Purple, Blue Oster Cult e Uriah Heep beberam da água "benta" do metal negro.

Mas foi no começo da década de 80, que o ocultismo veio com força total e várias bandas passaram a utilizaram a magia negra como tema para suas letras. São vários os exemplos, mas vou citar apenas algumas bandas que me influenciaram. Creio que a mais "maléfica" que surgiu foi o Venom. Esta banda, também inglesa da cidade de Newcastle, surgiu com letras explícitas e blasfêmias por todo o lado. Em 1981, eles lançaram o disco "Welcome to Hell" e no ano seguinte o disco "Black Metal" que deu nome a um novo movimento musical.

A matéria completa - incluindo fotos - pode ser lida aqui.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Cavalera ConspiracyCavalera Conspiracy
Veja o vídeo de "Spectral War", do novo álbum

319 acessosSepultura: com Face of Death e Ego Kill Talent em São Paulo532 acessosOverdose: relançando o disco "Conscience"0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Sepultura"

Max CavaleraMax Cavalera
Ele calçou a cara e pediu autógrafo pro Justin Timberlake

SepulturaSepultura
Ouça "Groots Bloody Groots"

Igor CavaleraIgor Cavalera
Drumcam de clássicos do Sepultura em Chicago

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Satanismo e Ocultismo"0 acessosTodas as matérias sobre "Sepultura"


Guns N RosesGuns N' Roses
A crítica de Portnoy ao trabalho de Matt Sorum

As novas caras do metalAs novas caras do metal
Mais 40 bandas que você deve conhecer

Marilyn MansonMarilyn Manson
"Acho que sou muito pior fora do palco do que nele!"

5000 acessosGrammy: "Master Of Puppets" é tocada após Megadeth ser anunciado vencedor5000 acessosAstros do rock: o patrimônio líquido de cada um5000 acessosDebandados: saíram de uma banda e formaram outras de igual pra melhor5000 acessosOzzy Osbourne: madman previu a morte da Princesa Diana5000 acessosRiffs Heavy Metal: 50 dos mais famosos em 18 minutos4775 acessosHeavy Metal: as palavras mais usadas em nomes de bandas

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.


Sobre Emanuel Seagal

Descobriu o metal com clássicos como Iron Maiden e Black Sabbath. Hoje em dia, entre outros gêneros musicais, e sem se limitar a rótulos, ouve principalmente doom, viking e folk metal. Sempre que possível está em busca de novas bandas que tenham algo a transmitir alem de clichês, e mesmo em meio a tantas novidades não dispensa pérolas como o bom e velho Candlemass. Acompanha o Whiplash! desde os primórdios, tendo iniciado sua vida de internauta no mesmo ano de criação do site (1996). Há algum tempo está envolvido com metal, seja trabalhando com eventos, bandas, gravadoras ou imprensa, na tentativa de contribuir de alguma forma para o crescimento desse que é um dos segmentos mais apaixonantes da música, o metal.

Mais informações sobre Emanuel Seagal

Mais matérias de Emanuel Seagal no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online