Matt Heafy: "Se não fosse pelo James Hetfield..."
Por Karina Detrigiachi
Fonte: Blabbermouth.net
Postado em 14 de maio de 2010
Morre Phil Campbell, guitarrista que integrou o Motörhead por mais de 30 anos
O guitarrista e vocalista do TRIVIUM, Matt Heafy concedeu em maio de 2010 uma entrevista na qual falou sobre suas influências. Abaixo podem ser conferidos alguns trechos da conversa.
Quem foi sua maior inspiração? Quem você mais admirava quando começou?
Heafy: "Se não fosse pelo James Hetfield (METALLICA) eu literalmente não estaria aqui. O que eu quero dizer é que, eu sei que existem vários outros artistas, assim como existem várias outras bandas, especialmente na época do ‘Black Album’ (álbum do METALLICA lançado em 1991), mas foi Hetfield quem realmente me inseriu no metal. Ver seus shows ao vivo e ver o que realmente é uma presença de palco dominante, ver o quão bom ele é como guitarrista. Então, ele me inseriu nisto e a partir daí eu me desenvolvi."
Quais outras músicas você acha que influenciaram a sua música?
Heafy: "Tantas. As primeiras bandas que eu realmente curti, quando eu me inseri no mundo do metal foram obviamente o METALLICA, PANTERA, MEGADETH, TESTAMENT, SLAYER, IRON MAIDEN, BLACK SABBATH, JUDAS PRIEST... Estas foram as primeiras bandas que eu curti. Então eu me aprofundei mais no melodic death metal, com bandas como IN FLAMES e CHILDREN OF BODOM, ARCH ENEMY, DARK TRANQUILITY... a lista continua e passa por OPETH..."
Heafy: "Quais mais? Há tantas bandas de melodic death metal, praticamente todas como o DUSKFALL, MERCENARY mesmo sendo bandas dinamarquesas... por toda a Escandinávia. Curto um pouco de death metal, nunca fui de escutar muito. A banda que mais me influenciou na forma de tocar foi o KRISIUN, que é uma banda de death heavy metal brasileira, eu comecei a fazer meu tremolo (efeitos eletrônicos rápidos utilizados em amplificadores e pedais de guitarra) por causa deles, que são muito rápidos, eu comecei a fazer isto por causa desta banda."
Heafy: Hm, eu comecei a escutar black metal por meio de bandas como EMPEROR, DIMMU BORGIR e MÖRK GRYNING, um banda sueca, DARK FUNERAL, e ANOREXIA NERVOSA que é uma banda de black metal francesa — ‘New Obscurantis Order’ (2001) é um dos meus álbum de black metal favoritos. Quando eu tinha 16 anos eu fiz parte de uma banda de black metal, estávamos na Flórida usando corpse paint, armaduras perfurantes e toda essa merda. Eles me chutaram da banda, porque eu estava no TRIVIUM e não deixaria a banda."
Heafy: "Aos 16, 17 anos eu fiz parte da CAPHARNAUM, que é uma banda de death metal técnico, com o [produtor] Jason Suecof. Então eu passei por todos os estilos extremos do metal, no meu último ano da escola, acho que eu tinha por volta de 17 anos, foi quando eu comecei a ouvir hardcore, era a época do hardcore com bandas como POISON THE WELL e HATEBREED. Os álbuns ‘Tear From The Red’ (do POISON THE WELL lançado em 2002) e ‘Perseverance’ (do HATEBREED lançado em 2002) realmente me influenciaram muito e eu ouvia coisas como ‘They're Only Chasing Safety’ (lançado em 2004) do UNDEROATH e ‘Failure On’ (2003) do BELOVED. Curiosamente, depois de ter escutado muito black metal satânico eu escutei um monte de bandas de metalcore e hardcore cristãs, um monte de bandas emo cristãs e eu estava curtindo. Ainda escuto bandas como FURTHER SEEMS FOREVER e DASHBOARD CONFESSIONAL, pequenas coisas que eu nunca falo, mas eram realmente grandes influências no meu som, incorporadas com bandas grandes como DEATH e IN FLAMES e KILLSWITCH (ENGAGE). Acho que tudo se fundiu e me ajudou a criar alguns dos meus estilos e algumas das coisas interessantes que aconteceram no ‘Ascendency’ (2005) e no ‘Ember...’ (2003). Então, eu estive dentro e fora das coisas por um tempo, não tanto como black metal e death metal melódico ou qualquer outra coisa."
Para ler a matéria completa (em inglês) acesse o link abaixo.
http://www.roadrunnerrecords.com/news/Gear-NerdTriviums-Matt-Heafy-Part-1-21357.aspx
Comente: James Hetfield e o Metallica também mudaram a sua vida?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Morre Phil Campbell, guitarrista que integrou o Motörhead por mais de 30 anos
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
Ghost se despede do Cardinal Copia/Papa Emeritus IV/Frater Imperator
Mikkey Dee homenageia Phil Campbell; "O melhor guitarrista de rock com quem já toquei"
Regis Tadeu e os cinco discos mais ridículos de heavy metal
Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
A melhor faixa de "Powerslave", clássico do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A opinião de vocal do Depeche Mode sobre versão do Lacuna Coil para "Enjoy the Silence"
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
Organização do Monsters of Rock divulga horários dos shows
O álbum do Metallica que James Hetfield diz ainda não ter sido apreciado: "Vai ter sua hora"
"Se Michael Kiske entrasse no Iron Maiden, Bruce Dickinson não teria voltado", diz Regis
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 80, segundo o Loudwire
Quinze bandas brasileiras de Rock e Metal com mulheres na formação que merecem sua atenção

5 bandas de metalcore se tornaram "rock de pai", segundo a Loudwire
31 discos de rock e metal que completam 20 anos em 2026
A importância do In Flames na formação musical de Matt Heafy, vocalista do Trivium
Guitarrista do Trivium relembra como Ozzfest ajudou a catapultar a carreira da banda
Cinco vezes que bandas de metal se juntaram a artistas de outros estilos musicais
Cinco músicas totalmente excelentes lançadas em 2025


