Matt Heafy: "Se não fosse pelo James Hetfield..."
Por Karina Detrigiachi
Fonte: Blabbermouth.net
Postado em 14 de maio de 2010
O guitarrista e vocalista do TRIVIUM, Matt Heafy concedeu em maio de 2010 uma entrevista na qual falou sobre suas influências. Abaixo podem ser conferidos alguns trechos da conversa.
Quem foi sua maior inspiração? Quem você mais admirava quando começou?
Heafy: "Se não fosse pelo James Hetfield (METALLICA) eu literalmente não estaria aqui. O que eu quero dizer é que, eu sei que existem vários outros artistas, assim como existem várias outras bandas, especialmente na época do ‘Black Album’ (álbum do METALLICA lançado em 1991), mas foi Hetfield quem realmente me inseriu no metal. Ver seus shows ao vivo e ver o que realmente é uma presença de palco dominante, ver o quão bom ele é como guitarrista. Então, ele me inseriu nisto e a partir daí eu me desenvolvi."
Quais outras músicas você acha que influenciaram a sua música?
Heafy: "Tantas. As primeiras bandas que eu realmente curti, quando eu me inseri no mundo do metal foram obviamente o METALLICA, PANTERA, MEGADETH, TESTAMENT, SLAYER, IRON MAIDEN, BLACK SABBATH, JUDAS PRIEST... Estas foram as primeiras bandas que eu curti. Então eu me aprofundei mais no melodic death metal, com bandas como IN FLAMES e CHILDREN OF BODOM, ARCH ENEMY, DARK TRANQUILITY... a lista continua e passa por OPETH..."
Heafy: "Quais mais? Há tantas bandas de melodic death metal, praticamente todas como o DUSKFALL, MERCENARY mesmo sendo bandas dinamarquesas... por toda a Escandinávia. Curto um pouco de death metal, nunca fui de escutar muito. A banda que mais me influenciou na forma de tocar foi o KRISIUN, que é uma banda de death heavy metal brasileira, eu comecei a fazer meu tremolo (efeitos eletrônicos rápidos utilizados em amplificadores e pedais de guitarra) por causa deles, que são muito rápidos, eu comecei a fazer isto por causa desta banda."
Heafy: Hm, eu comecei a escutar black metal por meio de bandas como EMPEROR, DIMMU BORGIR e MÖRK GRYNING, um banda sueca, DARK FUNERAL, e ANOREXIA NERVOSA que é uma banda de black metal francesa — ‘New Obscurantis Order’ (2001) é um dos meus álbum de black metal favoritos. Quando eu tinha 16 anos eu fiz parte de uma banda de black metal, estávamos na Flórida usando corpse paint, armaduras perfurantes e toda essa merda. Eles me chutaram da banda, porque eu estava no TRIVIUM e não deixaria a banda."
Heafy: "Aos 16, 17 anos eu fiz parte da CAPHARNAUM, que é uma banda de death metal técnico, com o [produtor] Jason Suecof. Então eu passei por todos os estilos extremos do metal, no meu último ano da escola, acho que eu tinha por volta de 17 anos, foi quando eu comecei a ouvir hardcore, era a época do hardcore com bandas como POISON THE WELL e HATEBREED. Os álbuns ‘Tear From The Red’ (do POISON THE WELL lançado em 2002) e ‘Perseverance’ (do HATEBREED lançado em 2002) realmente me influenciaram muito e eu ouvia coisas como ‘They're Only Chasing Safety’ (lançado em 2004) do UNDEROATH e ‘Failure On’ (2003) do BELOVED. Curiosamente, depois de ter escutado muito black metal satânico eu escutei um monte de bandas de metalcore e hardcore cristãs, um monte de bandas emo cristãs e eu estava curtindo. Ainda escuto bandas como FURTHER SEEMS FOREVER e DASHBOARD CONFESSIONAL, pequenas coisas que eu nunca falo, mas eram realmente grandes influências no meu som, incorporadas com bandas grandes como DEATH e IN FLAMES e KILLSWITCH (ENGAGE). Acho que tudo se fundiu e me ajudou a criar alguns dos meus estilos e algumas das coisas interessantes que aconteceram no ‘Ascendency’ (2005) e no ‘Ember...’ (2003). Então, eu estive dentro e fora das coisas por um tempo, não tanto como black metal e death metal melódico ou qualquer outra coisa."
Para ler a matéria completa (em inglês) acesse o link abaixo.
http://www.roadrunnerrecords.com/news/Gear-NerdTriviums-Matt-Heafy-Part-1-21357.aspx
Comente: James Hetfield e o Metallica também mudaram a sua vida?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Metal Hammer lista discos achincalhados que merecem uma segunda chance
Twisted Sister faz primeiro show com Sebastian Bach nos vocais
O segredo revelado por Ronnie James Dio que deixou James Hetfield irritado
Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
A banda que foi um fiasco abrindo para o Van Halen, mas Eddie achava genial
O dia que James Hetfield quis saber mais sobre a guitarra do Nightwish
O disco em que Ritchie Blackmore encontrou o Rainbow que queria fazer
O riff do Black Sabbath que Eddie Van Halen vivia pedindo para Tony Iommi tocar
A banda que Robert Plant definiu como "clinicamente morta" após ir a show deles
Keith Richards relembra a crítica que fazia a John Lennon pelo jeito como ele tocava guitarra
A música dos Beatles que Lennon compôs no fundo do poço: "Suicida e tentando alcançar Deus"
O álbum de 1987 que Noel Gallagher vai te chamar de nome feio se você não gostar
A música de Neil Young que George Harrison detonou: "Não sou fã, odeio sim, não suporto"
O hit que transformou Phil Collins em saco de pancadas: "Eu não merecia isso"
O assassino que matou um homem e recitou letra do Metallica em seguida

A música do Trivium que Matt Heafy compôs para uma empresa de treinamento físico
Metallica mudou a vida de Matt Heafy, vocalista do Trivium
As 20 melhores músicas do metal moderno, segundo o WatchMojo
Matt Heafy acredita que próximo disco pode ser o melhor do Trivium
Metalcore: os dez trabalhos essenciais do estilo
As dez melhores bandas de heavy metal dos EUA, na opinião de Mateus Ribeiro


