Andreas Kisser: "Qual língua a sua música fala?"
Por Emanuel Seagal
Fonte: Yahoo!
Postado em 26 de junho de 2010
Andreas Kisser, guitarrista do SEPULTURA, escreveu em sua coluna no Yahoo! sobre os idiomas na música pesada. Confira abaixo alguns trechos do artigo.
Neste último mês tive a oportunidade de tocar em dois festivais diferentes. O primeiro, com o Hail, foi o Rock in Rio Madri e o segundo, com o Sepultura, foi o Interlaken, na Suíça. Nas duas oportunidades estava presente a banda alemã Rammstein, um fenômeno da música pesada dos últimos anos. Os caras fazem um show espetacular, com fogos, explosões, luzes e lasers, fazendo os efeitos pirotécnicos do show do Kiss parecerem brincadeira de criança. O Rammstein é um exemplo de banda que canta na sua língua nativa e é mundialmente conhecida, pode lotar arenas em qualquer parte do mundo, não precisou "apelar" para o inglês para conseguir tocar fora da Alemanha. É muito raro ver isso acontecer, normalmente o mundo do rock torce o nariz para as bandas que cantam em outra língua que não o inglês.
Só para dar o exemplo, outras bandas alemãs de rock optaram por cantar inglês, como o Scorpions, o Helloween, o Accept, Sodom, Kreator e Destruction. É fato que alguns artistas, antes mesmo do Rammstein, conseguiram destaque internacional cantando em alemão, como a Nina Hagen, o Falco e o Die Toten Hosen, mas em geral, seja qual for a língua, os grupos sempre escolhem o inglês. É o caso do Celtic Frost – que também escreve em inglês, apesar de ser da Suíça, onde se fala alemão, italiano e francês -, do Mercyful Fate, da Dinamarca, o Abattoir, da França, a Lacuna Coil, da Itália, e até o ABBA, que surgiu na Suécia.
Leia a matéria na íntegra no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
Deep Purple lança "Splat!", seu disco mais pesado em muitos anos
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler
O vocalista contestado que mudou os rumos de uma das maiores bandas da história do metal
As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
O filme com a melhor trilha sonora de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
As 25 melhores músicas do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
A música boa escondida no pior disco do Metallica, segundo a Louder
A música de guitarra que Brian May chamou de uma das mais bonitas já gravadas
As três capas que enganaram Gastão: "Achei que era metal, mas era outra coisa"
Headhunter D.C. supera todas as adversidades e ressurge de forma triunfante
O grande problema do Bon Jovi que irritava Taylor Hawkins, segundo o próprio
O guitarrista que faria Eric Clapton ficar apenas na guitarra base, se dividissem o palco
O clássico do prog setentista apontado pelo Hall da Fama como essencial ao rock moderno
"O Rio de Janeiro é uma porra duma merda!", diz Ozzy Osbourne
Quanto tem de patrimônio cada um dos integrantes do Iron Maiden?
Bruce Dickinson: por que ele nunca usou cocaína, mas experimentou metanfetamina


A música do Anthrax que Andreas Kisser considera "quase prog"
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"
Greyson Nekrutman motivou Andreas Kisser a compor novas músicas para o Sepultura
Andreas Kisser não compreende a maneira como Eloy Casagrande deixou o Sepultura
Eminence lança "Silent March" com participação de Andreas Kisser
A música do Slayer que "embaralhou" a cabeça de Andreas Kisser, do Sepultura



