"Último show foi em 1990", diz ex-empresário do Guns N' Roses
Por Nacho Belgrande
Fonte: LoKaos Rock Show
Postado em 31 de maio de 2011
Se você já ouviu falar na banda GREAT WHITE ou no GUNS N’ ROSES, você já deve ter ouvido falar de ALAN NIVEN. Ele foi tudo deles (empresário, produtor, compositor, amigo) em seus anos de formação. Hoje em dia, Alan vive uma vida quieta nas colinas do Arizona onde do drama de dos podres do rock n’ roll esquemão, mas sua paixão por música não acabou uma vez que ele agora advoga em prol dos artistas em ascensão COLD FUSION e o TOM HOLLISTER TRIO através de seu novo selo o Tru-B-Dor.
Guns N' Roses - Mais Novidades
A revista canadense BraveWords.com sentou-se com Alan no fim de 2010 para descobrir mais sobre sua nova empreitada assim como especular em volta de duas das mais duradouras franquias da história do rock, o Great White e o Guns N’ Roses.
BraveWords.com: Chegamos ao fim da música ‘física’ (CDs, vinil, etc.)?
Alan Niven: "Não, eu não acredito nisso. As vendas de discos estão caindo, mas eu acredito que se o seu material é bom, seu pacote é apropriado e seu preço é justo, as pessoas ainda irão comprá-lo. Antigamente, achávamos que 75% das vendas no varejo eram espontâneas. Você precisa apoiar e manter essa oportunidade. Perdemos muito nas lojas de varejo, mas por outro lado, quando eu estava crescendo, eu comprava meus discos do LED ZEPPELIN e do JETHRO TULL nos fundos de uma loja de ferragens. Então sempre haverá um meio."
BraveWords.com: Você recebe muito material de bandas que acham "Oh, ele é o cara do Guns N’ Roses e nós somos o próximo Guns N’ Roses"?
Alan Niven: "Sim, tivemos nossa cota de pessoas que acham que são o próximo Guns N’ Roses, exceto que elas não percebem que não há ‘próximo Guns N’ Roses’, mas pode haver uma excelente banda com sua própria personalidade com seu próprio estilo. Ainda assim, recebemos algumas coisas muito boas. Há uma deliciosa capacidade de descobrir coisas interessantes por acaso na maneira que você se conecta a músicos e bandas."
BraveWords.com: Permita que eu pergunte a você sobre o GUNS N’ ROSES. Todo mundo critica a nova versão da banda porque Slash não está lá... porque Duff não está lá... Mas daí você tem uma banda como o WHITESNAKE que é essencialmente DAVID COVERDALE com uma porta giratória de músicos. Você tem o FOREIGNER que é MICK JONES e uma nova gama de pessoas. Você tem mudanças na formação do THIN LIZZY todo ano. Minhas perguntas são, por que você acha que essas bandas se livram da brinca, mas o AXL e o GUNS N’ ROSES recebe mídia negativa?
Alan Niven: "Eu acho que é uma questão de percepção por parte do público. Você mencionou o THIN LIZZY (Vivian Campbell estava tanto no Thin Lizzy como no DEF LEPPARD na época da entrevista), há um grau de aceitação no público de que existe uma ordem natural de reviravoltas. Vivian é um cara muito legal e um grande músico e eles acomodarão Vivian na posição de tocar com o Thin Lizzy. Entretanto, quando você tem uma situação onde muito obviamente um sujeito afastou os outros, e ainda falou que ele ‘é o último resistente’ e que ele sozinho representa a idéia de GUNS N’ ROSES e, a propósito, o Guns N’ Roses não existe até onde eu entenda. O Guns N’ Roses até onde eu concebo tocou seu último show no dia 7 de abril de 1990 em Indianápolis que foi o último show do (evento beneficente para fazendeiros dos EUA) FARM AID que a formação original tocou. Esse é meu ponto de vista pessoal e particular. Mas nesse caso, nós temos uma situação na qual a primeira coisa que Axl fez após me demitir foi fazer com que o resto da banda cedesse os direitos do nome exclusivamente pra ele. Eu acho que estamos olhando pra um caso de coerção e desagravo e maldade de espírito que demonstra uma resposta negativa quando eles vêem uma bandeira do Guns N’ Roses por cima de uma plateia em Leeds (Inglaterra) que é exacerbada por um clone de Slash que está fazendo os mesmos trejeitos e usando uma cartola. Quando tem um cara que parece muito em corte de cabelo e maneirismos que Izzy e toca uma guitarra como a dele e você olha pro baixista e pensa "bem, isso é o mais perto que eles acharam de parecido com o Duff". Eu acho que é uma baita sacanagem da parte de Axl. Eu acho que é um tremendo insulto às pessoas que fizeram o Guns N’ Roses o que a banda era… para Izzy, Steven, Slash, Duff e eu acho que é muito insensível e arrogante. Eu acho bobo Axl fazer isso e acho que é idiotice uma plateia aceitar isso. Deixe que eu esclareça, Axl tem todo o direito como pessoa de tocar seja lá qual música ele quiser tocar com quem ele bem desejar. Esse é um direito que é absolutamente incontestado, mas eu não consigo digerir que ele afirme ser o Guns N’ Roses por si próprio – ele não é."
Essa matéria pode ser lida na íntegra no site do LoKaos Rock Show.
http://lokaos.net/o-guns-n-roses-fez-seu-ultimo-show-em-1990-diz-ex-empresario/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
As duas músicas do Iron Maiden que nunca foram tocadas no Brasil - e podem estrear em 2026
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
Titãs anuncia primeiras datas da turnê que celebra os 40 anos de "Cabeça Dinossauro"
Os ícones do heavy metal que são os heróis de Chuck Billy, vocalista do Testament
Jimmy Page faz post e comenta atual opinião sobre show do Led Zeppelin em 2007
6 álbuns de rock/metal nacional lançados em 2025 que merecem ser conferidos
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Como foi o último show do Sepultura com Max Cavalera, segundo integrantes da banda
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
O álbum do AC/DC que era o preferido de Malcolm Young, e também de Phil Rudd
O hit do Led Zeppelin que Jimmy Page fez para provocar um Beatle - e citou a canção dele
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações


Os 20 álbuns de classic rock mais vendidos em 2025, segundo a Billboard
A nostalgia está à venda… mas quem está comprando? Muita gente, ao menos no Brasil
Guns N' Roses confirma novo local para show em Porto Alegre
O músico que Slash considerava "herói da guitarra", mas tocava em uma banda que ele detestava
O clássico do Guns N' Roses que Regis Tadeu detesta: "Muito legal, nota três"
O clássico do Guns N' Roses que Slash quis descartar: "Nunca fui fã porque é muito leve"
A banda que o Metallica odiou fazer turnê: "Não é algo que gostaríamos de fazer de novo"


