X Japan: detalhes sobre o trágico suicídio de Taiji Sawada
Por Henrique Soares
Fonte: Radio Blast
Postado em 18 de julho de 2011
Taiji Sawada, 45, ex-baixista das bandas japonesas X JAPAN e LOUDNESS, morreu na noite de 17 de julho após causar tumulto em um vôo para os Estados Unidos, ser preso e se enforcar em sua cela.
Taiji era um passageiro de um vôo de Narita, Japão, para Saipã, ilha dos Estados Unidos, em 11 de julho. Pouco antes do pouso, uma aeromoça ouviu um tumulto na classe executiva. Ao verificar, encontrou Taiji se debatendo com uma mulher. O ex-baixista foi mudado de lugar, mas logo voltou a atrapalhar o vôo chutando o assento a sua frente e esmurrando uma janela do avião.
Após a aterrissagem, o japonês foi preso pelas autoridades locais. Enquanto aguardava julgamento, Taiji se enforcou com os lençóis de sua cela no dia 14. Ao ser levado para um hospital, foi internado na UTI com suas funções vitais sendo mantidas através de aparelhos, diagnosticado com morte cerebral. Sua noiva e sua mãe autorizaram o desligamento dos aparelhos na noite do dia 17.
A banda X Japan atingiu sucesso milionário em seu país ainda com Taiji, em 1989, não apenas se consagrando, mas também criando um novo mercado com um novo movimento musical: o visual kei. Após vários desentendimentos com Yoshiki Hayashi -- baterista, pianista, líder e compositor do grupo -- foi demitido, dando lugar ao novo baixista Heath.
Depois da dissolução em 1997, os membros da banda continuaram a chamar atenção por trabalhos solo e escândalos. O guitarrista Hideto Matsumoto cometeu suicídio em 1998, aos 33 anos. No mesmo ano, o vocalista Toshimitsu Deyama abriu um processo contra seu próprio irmão, que tentou impedir o cantor de doar grandes somas de dinheiro para a seita de um músico conhecido apenas como Masaya -- por sua vez, acusado e inocentado do crime de pedofilia em 2004. Em 2010, Toshimitsu se divorciou de sua esposa após descobrir um caso entre Masaya e ela, declarou falência e processou a Home of Heart, gravadora de Masaya, por se apropriar indevidamentede sua renda pessoal por 12 anos.
X Japan se reuniu novamente em 2007, iniciando uma campanha internacional. Lançou músicas novas em serviços legais de download, incluindo ¨I.V.¨, trilha do filme ¨Jogos Mortais IV¨, e, em 2010 e 2011, realizou shows nos Estados Unidos, Inglaterra, França e Alemanha. Sua atual turnê mundial tem shows marcados na América Latina em setembro, incluindo Brasil, Chile, Peru e México.
A banda ainda não se manifestou sobre a morte de Taiji.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Andreas Kisser diz que não tem a "mínima vontade" de voltar a tocar com irmãos Cavalera
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
Robert Plant confirma show em Porto Alegre para 2026

Metal no Japão: 10 bandas japonesas que você precisa conhecer além do Babymetal


