Black Sabbath: encerrando Download Festival para 100 mil
Por Marcos Bragatto
Fonte: Rock em Geral
Postado em 10 de junho de 2012
Publicado originalmente no Rock em Geral.
Terminou na noite deste domingo, em Donington Park, na Inglaterra, o show que marcou a volta do Black Sabbath aos grandes festivais. O grupo foi a atração principal da noite de encerramento do Download Festival, e tocou 16 músicas - fora citações e riffs "incidentais" - em cerca de uma hora e meia de show, para um público estimado em 100 mil pessoas.
Black Sabbath - Mais Novidades
Foi a segunda apresentação desde o anúncio do retorno da formação original, em novembro de 2011. Antes, o grupo fez um show de aquecimento em Birmingham, no dia 19 de maio (veja como foi). Conforme noticiado antes, o baterista Tommy Clufetos, da banda solo de Ozzy Osbourne, substitui Bill Ward, que não chegou a um acordo com demais integrantes - além de Ozzy, Tony Iommi e Geezer Butler (leia aqui).
Agora, o Black Sabbath toca em agosto, no Lollapalooza, em Chicago, nos Estados Unidos. As demais datas marcadas na Europa serão preenchidas pelo projeto "Ozzy & Friends", por causa do tratamento de Tony Iommi, que luta contra um câncer. O show tem a participação de Ozzy Osbourne, do baixista Geezer Butler, de Slash e Zakk Wylde, entre outros. Já as gravações do álbum de inéditas, o primeiro em 33 anos, não foram interrompidas.
Além do Black Sabbath, tocaram no domingo em que o sol apareceu e os problemas de infra-estrutura foram definitivamente superados, Soundgarden, Megadeth, Refused e Periphery, entre outros. Durante a tarde, integrantes do Sabbath e do Soundgarden foram fotografados juntos nos bastidores do festival; veja:
O Download Festival acontece há dez anos em Donington Park, no mesmo local onde era realizado o consagrado "Monsters Of Rock" original, entre 1980 e 1996. O festival ganhou fama por mostrar as grandes bandas do rcok pesado para o mundo, e chegou a ter edições brasileiras, em São Paulo, entre 1995 e 1998. Abaixo, o set list completo do show:
1- Black Sabbath
2- The Wizard
3- Behind The Wall Of Sleep
4- N.I.B.
5- Into The Void
6- Under The Sun
7- Snowblind
8- War Pigs
9- Sweet Leaf
10- Solo de bateria
11- Iron Man
12- Fairies Wear Boots
13- Tomorrow’s Dream
14- Dirty Women
15- Children Of the Grave
Bis
16- Paranoid
A reunião da formação original do Black Sabbath foi anunciada em novembro do ano passado, mas Bill Ward reclamou, em fevereiro desse ano, que precisava de "acordo justo" para participar, e que não poderia continuar "a menos que um contrato ‘assinável’ fosse redigido" (leia matéria aqui). Antes, em janeiro, Tony Iommi foi diagnosticado com um câncer.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
Richie Faulkner recusou 16 tentativas de contato do Judas Priest
Angra posta mensagem enigmática no Instagram; "Foi bom enquanto durou"
A sincera opinião de Bon Jovi sobre a turnê de reunião do Oasis
A bizarra teoria que aponta cantora do Calcinha Preta no Angra após post enigmático
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
Para alguns, ver o AC/DC é um sonho. E sonhos não têm preço
Rob Halford fala sobre a importância de estar há quase quatro décadas sóbrio
Roxette anuncia dois shows no Brasil em 2026
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
Bandas de Heavy Metal esquecidas (ou desconhecidas) do público brasileiro
João Gordo: o incidente com Wanessa Camargo que motivou postura de Dado Dolabella na TV

Os 25 melhores álbuns do metal britânico, segundo o RYM
A maior lenda do rock de todos os tempos, segundo Geezer Butler do Black Sabbath
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
Viúva de Ronnie James Dio afirma que ficou feliz com último show de Ozzy Osbourne
A reação de Ozzy Osbourne ao cover de "War Pigs" gravado pelo Judas Priest, segundo Rob Halford
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio
Black Sabbath posta foto de membros da banda com Linda Blair, protagonista de "O Exorcista"
Paul McCartney: a banda de Metal que o levou ao lado negro da força



