SWU: uma análise sobre o futuro do festival
Por Leonardo Nascimento
Fonte: Minas Music
Postado em 03 de agosto de 2012
Muitas pessoas têm me perguntado sobre o SWU desse ano, por isso, para aqueles que tiverem paciência para entender o que se passa, eis um "breve" resumo.
Uma vez que a produção do evento não respeita o público se esquivando das perguntas, temos que recorrer às fontes que estão nos "bastidores" do festival. Em suma, tudo que você ouviu falar do SWU 2012 partiu deles.
Segundo essas fontes não-oficiais, houve a tentativa de trazer grandes nomes para o festival, mas alguns disseram "não", como o BLACK SABBATH e METALLICA. Outros foram "arrancados" do SWU por outras produtoras, como o LINKIN PARK e agora, o PEARL JAM. Juntando o fato de que o público rejeitou a escolha do Anhembi para o festival, está cada vez mais difícil que ele aconteça, afinal, Agosto chegou, faltam apenas 3 meses e poucos dias para a data prevista. Para a complexidade de um festival, isso é pouco.
Sobre as fontes, a melhor delas, o jornalista José Norberto Flesch, do jornal Destak, mestre em dar furos sobre shows no Brasil, hoje de madrugada confirmou o cancelamento do SWU 2012 como festival de música, talvez seguindo apenas com o fórum que poucos puderam acompanhar.
Mas vamos ainda mais próximos da fonte. Para quem não sabe, o festival Maquinaria, se originou no Brasil, mas aqui se fundiu com o Grupo Totalcom para tentar trazer o Woodstock ao Brasil, tentativa frustrada que acabou se tornando o SWU, uma vez que já tinham patrocinadores.
O Maquinaria continuou no Chile e esse ano ganha a versão no Paraguai, ambos com datas anunciadas. Hoje pela manhã eles soltaram a nota na fan page do festival: "Tenemos el mejor line up en la historia de Maquinaria...el rock hará temblar Latinoamérica". Uma forma de não deixar o que se passa aqui interferir por lá.
Enquanto isso, na versão SWU os estagiários criaram uma enquete perguntando se o público prefere assistir bandas internacionais ou nacionais. Pergunta no mínimo desnecessária. Essa diferença de postura é um forte indício de que realmente o festival não ocorrerá esse ano.
O cenário não está favorável, mas se não conseguirem fazer o festival acontecer esse ano, a tendência é piorar. Com dois festivais de grande porte com força total em 2013 (LOLLAPALOOZA no primeiro semestre e ROCK IN RIO no segundo), será que o SWU conseguirá se firmar? Não custa lembrar que outros shows e festivais pouco menores estão cada vez mais frequentes no Brasil.
Para quem ainda quer um festival esse ano, ainda há ingressos para o PLANETA TERRA FESTIVAL. Vários outros shows estão anunciados e com ingressos esgotando.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores músicas da fase progressiva do Genesis segundo leitores da revista Prog
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Rick Rubin elege o maior guitarrista de todos os tempos; "ele encontrou uma nova linguagem"
Produtor brasileiro que vive nos EUA critica novo tributo a Andre Matos
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
As 15 bandas mais influentes do metal de todos os tempos, segundo o Metalverse
A canção que o baixista achava "meio brega" mas levou o Metallica ao estrelato
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
Megadeth terá uma música com "Puppet" no título em seu último álbum
O disco do Queen que Régis Tadeu considera constrangedor - mesmo tendo um hit atemporal
Novo disco do Megadeth pode ter cover do Metallica - e a pista veio de Mustaine
Bangers Open Air dá pistas sobre as próximas bandas do line-up


Alice in Chains: William DuVall só soube de transmissão do SWU na TV após o show


